A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756 |
Resumo: | Este texto trata da prática de produção textual do gênero artigo de opinião, na disciplina Comunicação e Expressão em um curso de formação inicial do tecnólogo. O objeto de análise são textos produzidos por alunos do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise de Sistema e Tecnologia da Informação em uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O gênero escolhido para o desenvolvimento da atividade foi o artigo de opinião. Procurou-se associar a escrita de texto aos recursos da tecnologia, em especial os contidos no link "revisão" do Office 2007: "novo comentário" e "controlar alterações". A análise da atividade pautou-se, sobretudo, nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) e Dionísio, Machado & Bezerra (2005) e Garcia (2001), quanto ao gênero textual e no trabalho com novas tecnologias desenvolvido por Araújo & Biasi Rodrigues (2005), Ribeiro (2012) e Pinheiro (2012). Constatou-se que a utilização dessas ferramentas permite uma dialogicidade entre os pares na sala de aula, caracterizando um trabalho colaborativo em relação à produção textual. |
id |
UFU-12_7b4d5e2bb414ed91fbb31ae71c152ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21756 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiênciagênero textualoffice 2007produção textualEste texto trata da prática de produção textual do gênero artigo de opinião, na disciplina Comunicação e Expressão em um curso de formação inicial do tecnólogo. O objeto de análise são textos produzidos por alunos do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise de Sistema e Tecnologia da Informação em uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O gênero escolhido para o desenvolvimento da atividade foi o artigo de opinião. Procurou-se associar a escrita de texto aos recursos da tecnologia, em especial os contidos no link "revisão" do Office 2007: "novo comentário" e "controlar alterações". A análise da atividade pautou-se, sobretudo, nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) e Dionísio, Machado & Bezerra (2005) e Garcia (2001), quanto ao gênero textual e no trabalho com novas tecnologias desenvolvido por Araújo & Biasi Rodrigues (2005), Ribeiro (2012) e Pinheiro (2012). Constatou-se que a utilização dessas ferramentas permite uma dialogicidade entre os pares na sala de aula, caracterizando um trabalho colaborativo em relação à produção textual.PP/UFU2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2175610.14393/DL13-v7n1a2013-13Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 245-2621980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756/12566Copyright (c) 2013 Sandro Luis Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandro Luis2016-07-12T19:47:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21756Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T19:47:33Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência |
title |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência |
spellingShingle |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência Silva, Sandro Luis gênero textual office 2007 produção textual |
title_short |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência |
title_full |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência |
title_fullStr |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência |
title_sort |
A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência |
author |
Silva, Sandro Luis |
author_facet |
Silva, Sandro Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sandro Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero textual office 2007 produção textual |
topic |
gênero textual office 2007 produção textual |
description |
Este texto trata da prática de produção textual do gênero artigo de opinião, na disciplina Comunicação e Expressão em um curso de formação inicial do tecnólogo. O objeto de análise são textos produzidos por alunos do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise de Sistema e Tecnologia da Informação em uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O gênero escolhido para o desenvolvimento da atividade foi o artigo de opinião. Procurou-se associar a escrita de texto aos recursos da tecnologia, em especial os contidos no link "revisão" do Office 2007: "novo comentário" e "controlar alterações". A análise da atividade pautou-se, sobretudo, nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) e Dionísio, Machado & Bezerra (2005) e Garcia (2001), quanto ao gênero textual e no trabalho com novas tecnologias desenvolvido por Araújo & Biasi Rodrigues (2005), Ribeiro (2012) e Pinheiro (2012). Constatou-se que a utilização dessas ferramentas permite uma dialogicidade entre os pares na sala de aula, caracterizando um trabalho colaborativo em relação à produção textual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756 10.14393/DL13-v7n1a2013-13 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL13-v7n1a2013-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756/12566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Sandro Luis Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Sandro Luis Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262 Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262 Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713680506880 |