A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandro Luis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756
Resumo: Este texto trata da prática de produção textual do gênero artigo de opinião, na disciplina Comunicação e Expressão em um curso de formação inicial do tecnólogo. O objeto de análise são textos produzidos por alunos do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise de Sistema e Tecnologia da Informação em uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O gênero escolhido para o desenvolvimento da atividade foi o artigo de opinião. Procurou-se associar a escrita de texto aos recursos da tecnologia, em especial os contidos no link "revisão" do Office 2007: "novo comentário" e "controlar alterações". A análise da atividade pautou-se, sobretudo, nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) e Dionísio, Machado & Bezerra (2005) e Garcia (2001), quanto ao gênero textual e no trabalho com novas tecnologias desenvolvido por Araújo & Biasi Rodrigues (2005), Ribeiro (2012) e Pinheiro (2012). Constatou-se que a utilização dessas ferramentas permite uma dialogicidade entre os pares na sala de aula, caracterizando um trabalho colaborativo em relação à produção textual.
id UFU-12_7b4d5e2bb414ed91fbb31ae71c152ad5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21756
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiênciagênero textualoffice 2007produção textualEste texto trata da prática de produção textual do gênero artigo de opinião, na disciplina Comunicação e Expressão em um curso de formação inicial do tecnólogo. O objeto de análise são textos produzidos por alunos do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise de Sistema e Tecnologia da Informação em uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O gênero escolhido para o desenvolvimento da atividade foi o artigo de opinião. Procurou-se associar a escrita de texto aos recursos da tecnologia, em especial os contidos no link "revisão" do Office 2007: "novo comentário" e "controlar alterações". A análise da atividade pautou-se, sobretudo, nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) e Dionísio, Machado & Bezerra (2005) e Garcia (2001), quanto ao gênero textual e no trabalho com novas tecnologias desenvolvido por Araújo & Biasi Rodrigues (2005), Ribeiro (2012) e Pinheiro (2012). Constatou-se que a utilização dessas ferramentas permite uma dialogicidade entre os pares na sala de aula, caracterizando um trabalho colaborativo em relação à produção textual.PP/UFU2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2175610.14393/DL13-v7n1a2013-13Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 245-2621980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756/12566Copyright (c) 2013 Sandro Luis Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandro Luis2016-07-12T19:47:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21756Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T19:47:33Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
title A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
spellingShingle A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
Silva, Sandro Luis
gênero textual
office 2007
produção textual
title_short A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
title_full A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
title_fullStr A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
title_full_unstemmed A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
title_sort A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência
author Silva, Sandro Luis
author_facet Silva, Sandro Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandro Luis
dc.subject.por.fl_str_mv gênero textual
office 2007
produção textual
topic gênero textual
office 2007
produção textual
description Este texto trata da prática de produção textual do gênero artigo de opinião, na disciplina Comunicação e Expressão em um curso de formação inicial do tecnólogo. O objeto de análise são textos produzidos por alunos do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise de Sistema e Tecnologia da Informação em uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O gênero escolhido para o desenvolvimento da atividade foi o artigo de opinião. Procurou-se associar a escrita de texto aos recursos da tecnologia, em especial os contidos no link "revisão" do Office 2007: "novo comentário" e "controlar alterações". A análise da atividade pautou-se, sobretudo, nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) e Dionísio, Machado & Bezerra (2005) e Garcia (2001), quanto ao gênero textual e no trabalho com novas tecnologias desenvolvido por Araújo & Biasi Rodrigues (2005), Ribeiro (2012) e Pinheiro (2012). Constatou-se que a utilização dessas ferramentas permite uma dialogicidade entre os pares na sala de aula, caracterizando um trabalho colaborativo em relação à produção textual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756
10.14393/DL13-v7n1a2013-13
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v7n1a2013-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21756/12566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Sandro Luis Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Sandro Luis Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262
Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262
Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 245-262
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713680506880