O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Christiane Elany Britto de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos produzidos por um programa de treinamento (Reflective Teaching) de uma escola de inglês como língua estrangeira. Durante a pesquisa, baseada no quadro teórico-metodológico da AD de linha francesa, foi observado que tanto a instituição focal como o projeto de ensino reflexivo eram influenciados pelo discurso neoliberal de Qualidade Total. Assim, pretendemos mostrar como os ideais de Qualidade Total estão inseridos no contexto educacional. Primeiramente, faremos uma breve exposição de algumas ideias neoliberais e como elas se encaixam no campo educacional. A seguir, veremos como esses conceitos se refletem na instituição estudada.
id UFU-12_7b7ce7112268e22b761b39149a632276
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11521
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeiradiscursoensino de língua estrangeiraqualidade totalO objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos produzidos por um programa de treinamento (Reflective Teaching) de uma escola de inglês como língua estrangeira. Durante a pesquisa, baseada no quadro teórico-metodológico da AD de linha francesa, foi observado que tanto a instituição focal como o projeto de ensino reflexivo eram influenciados pelo discurso neoliberal de Qualidade Total. Assim, pretendemos mostrar como os ideais de Qualidade Total estão inseridos no contexto educacional. Primeiramente, faremos uma breve exposição de algumas ideias neoliberais e como elas se encaixam no campo educacional. A seguir, veremos como esses conceitos se refletem na instituição estudada.PP/UFU2011-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1152110.14393/DL7-v4n1a2010-2Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 1 (2010): Número atemático.; 6-20Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 1 (2010): Número atemático.; 6-20Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 1 (2010): Número atemático.; 6-201980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521/6801Copyright (c) 2011 Christiane Elany Britto de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Christiane Elany Britto de2022-09-15T17:04:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11521Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T17:04:42Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
title O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
spellingShingle O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
Araújo, Christiane Elany Britto de
discurso
ensino de língua estrangeira
qualidade total
title_short O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
title_full O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
title_fullStr O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
title_full_unstemmed O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
title_sort O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
author Araújo, Christiane Elany Britto de
author_facet Araújo, Christiane Elany Britto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Christiane Elany Britto de
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
ensino de língua estrangeira
qualidade total
topic discurso
ensino de língua estrangeira
qualidade total
description O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos produzidos por um programa de treinamento (Reflective Teaching) de uma escola de inglês como língua estrangeira. Durante a pesquisa, baseada no quadro teórico-metodológico da AD de linha francesa, foi observado que tanto a instituição focal como o projeto de ensino reflexivo eram influenciados pelo discurso neoliberal de Qualidade Total. Assim, pretendemos mostrar como os ideais de Qualidade Total estão inseridos no contexto educacional. Primeiramente, faremos uma breve exposição de algumas ideias neoliberais e como elas se encaixam no campo educacional. A seguir, veremos como esses conceitos se refletem na instituição estudada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521
10.14393/DL7-v4n1a2010-2
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521
identifier_str_mv 10.14393/DL7-v4n1a2010-2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521/6801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Christiane Elany Britto de Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Christiane Elany Britto de Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 1 (2010): Número atemático.; 6-20
Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 1 (2010): Número atemático.; 6-20
Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 1 (2010): Número atemático.; 6-20
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713132101632