O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos produzidos por um programa de treinamento (Reflective Teaching) de uma escola de inglês como língua estrangeira. Durante a pesquisa, baseada no quadro teórico-metodológico da AD de linha francesa, foi observado que tanto a instituição focal como o projeto de ensino reflexivo eram influenciados pelo discurso neoliberal de Qualidade Total. Assim, pretendemos mostrar como os ideais de Qualidade Total estão inseridos no contexto educacional. Primeiramente, faremos uma breve exposição de algumas ideias neoliberais e como elas se encaixam no campo educacional. A seguir, veremos como esses conceitos se refletem na instituição estudada. |
id |
UFU-12_7b7ce7112268e22b761b39149a632276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11521 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeiradiscursoensino de língua estrangeiraqualidade totalO objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos produzidos por um programa de treinamento (Reflective Teaching) de uma escola de inglês como língua estrangeira. Durante a pesquisa, baseada no quadro teórico-metodológico da AD de linha francesa, foi observado que tanto a instituição focal como o projeto de ensino reflexivo eram influenciados pelo discurso neoliberal de Qualidade Total. Assim, pretendemos mostrar como os ideais de Qualidade Total estão inseridos no contexto educacional. Primeiramente, faremos uma breve exposição de algumas ideias neoliberais e como elas se encaixam no campo educacional. A seguir, veremos como esses conceitos se refletem na instituição estudada.PP/UFU2011-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1152110.14393/DL7-v4n1a2010-2Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 1 (2010): Número atemático.; 6-20Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 1 (2010): Número atemático.; 6-20Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 1 (2010): Número atemático.; 6-201980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521/6801Copyright (c) 2011 Christiane Elany Britto de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Christiane Elany Britto de2022-09-15T17:04:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11521Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T17:04:42Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira |
title |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira |
spellingShingle |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira Araújo, Christiane Elany Britto de discurso ensino de língua estrangeira qualidade total |
title_short |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira |
title_full |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira |
title_fullStr |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira |
title_sort |
O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira |
author |
Araújo, Christiane Elany Britto de |
author_facet |
Araújo, Christiane Elany Britto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Christiane Elany Britto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso ensino de língua estrangeira qualidade total |
topic |
discurso ensino de língua estrangeira qualidade total |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos produzidos por um programa de treinamento (Reflective Teaching) de uma escola de inglês como língua estrangeira. Durante a pesquisa, baseada no quadro teórico-metodológico da AD de linha francesa, foi observado que tanto a instituição focal como o projeto de ensino reflexivo eram influenciados pelo discurso neoliberal de Qualidade Total. Assim, pretendemos mostrar como os ideais de Qualidade Total estão inseridos no contexto educacional. Primeiramente, faremos uma breve exposição de algumas ideias neoliberais e como elas se encaixam no campo educacional. A seguir, veremos como esses conceitos se refletem na instituição estudada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521 10.14393/DL7-v4n1a2010-2 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL7-v4n1a2010-2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521/6801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Christiane Elany Britto de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Christiane Elany Britto de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 1 (2010): Número atemático.; 6-20 Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 1 (2010): Número atemático.; 6-20 Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 1 (2010): Número atemático.; 6-20 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713132101632 |