Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122
Resumo: Nos últimos anos, os estudos relacionados aos gêneros discursivos têm apontado diversos caminhos para as atividades de leitura e expressão escrita tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Esses caminhos conduzem normalmente ao enfoque de alguns gêneros específicos, de modo a verificar como funcionam e estabelecer parâmetros que norteiem a compreensão e a produção. Se refletimos sobre a afirmação de Marcuschi (2006, p. 25): “[...] Quando ensinamos a operar com um gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual [...]”, parece necessário, antes de planejar qualquer atividade de leitura e escrita, realizar em aula um trabalho direcionado à compreensão do que são os gêneros discursivos, sua variedade e função na sociedade, já que se trata de uma abordagem relativamente recente e os alunos, em geral, ainda mantêm as concepções tradicionais de exercícios de interpretação de textos e redações. O propósito deste texto é apresentar e comentar uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, e apontar alguns desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.
id GEL-1_9b2a685c042c1f5a142b637d51116437
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/122
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeiraGêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras.Nos últimos anos, os estudos relacionados aos gêneros discursivos têm apontado diversos caminhos para as atividades de leitura e expressão escrita tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Esses caminhos conduzem normalmente ao enfoque de alguns gêneros específicos, de modo a verificar como funcionam e estabelecer parâmetros que norteiem a compreensão e a produção. Se refletimos sobre a afirmação de Marcuschi (2006, p. 25): “[...] Quando ensinamos a operar com um gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual [...]”, parece necessário, antes de planejar qualquer atividade de leitura e escrita, realizar em aula um trabalho direcionado à compreensão do que são os gêneros discursivos, sua variedade e função na sociedade, já que se trata de uma abordagem relativamente recente e os alunos, em geral, ainda mantêm as concepções tradicionais de exercícios de interpretação de textos e redações. O propósito deste texto é apresentar e comentar uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, e apontar alguns desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.Revista do Gel2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122Revista do GEL; v. 5 n. 2 (2008): Revista do GEL ; 181-1971984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122/102COSTA, Elzimar Goettenauer de Marinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:18:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/122Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:18:26Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
title Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
spellingShingle Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins
Gêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras.
title_short Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
title_full Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
title_fullStr Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
title_full_unstemmed Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
title_sort Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
author COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins
author_facet COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras.
topic Gêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras.
description Nos últimos anos, os estudos relacionados aos gêneros discursivos têm apontado diversos caminhos para as atividades de leitura e expressão escrita tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Esses caminhos conduzem normalmente ao enfoque de alguns gêneros específicos, de modo a verificar como funcionam e estabelecer parâmetros que norteiem a compreensão e a produção. Se refletimos sobre a afirmação de Marcuschi (2006, p. 25): “[...] Quando ensinamos a operar com um gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual [...]”, parece necessário, antes de planejar qualquer atividade de leitura e escrita, realizar em aula um trabalho direcionado à compreensão do que são os gêneros discursivos, sua variedade e função na sociedade, já que se trata de uma abordagem relativamente recente e os alunos, em geral, ainda mantêm as concepções tradicionais de exercícios de interpretação de textos e redações. O propósito deste texto é apresentar e comentar uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, e apontar alguns desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122/102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 5 n. 2 (2008): Revista do GEL ; 181-197
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113663131648