Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122 |
Resumo: | Nos últimos anos, os estudos relacionados aos gêneros discursivos têm apontado diversos caminhos para as atividades de leitura e expressão escrita tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Esses caminhos conduzem normalmente ao enfoque de alguns gêneros específicos, de modo a verificar como funcionam e estabelecer parâmetros que norteiem a compreensão e a produção. Se refletimos sobre a afirmação de Marcuschi (2006, p. 25): “[...] Quando ensinamos a operar com um gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual [...]”, parece necessário, antes de planejar qualquer atividade de leitura e escrita, realizar em aula um trabalho direcionado à compreensão do que são os gêneros discursivos, sua variedade e função na sociedade, já que se trata de uma abordagem relativamente recente e os alunos, em geral, ainda mantêm as concepções tradicionais de exercícios de interpretação de textos e redações. O propósito deste texto é apresentar e comentar uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, e apontar alguns desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. |
id |
GEL-1_9b2a685c042c1f5a142b637d51116437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/122 |
network_acronym_str |
GEL-1 |
network_name_str |
Revista do GEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeiraGêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras.Nos últimos anos, os estudos relacionados aos gêneros discursivos têm apontado diversos caminhos para as atividades de leitura e expressão escrita tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Esses caminhos conduzem normalmente ao enfoque de alguns gêneros específicos, de modo a verificar como funcionam e estabelecer parâmetros que norteiem a compreensão e a produção. Se refletimos sobre a afirmação de Marcuschi (2006, p. 25): “[...] Quando ensinamos a operar com um gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual [...]”, parece necessário, antes de planejar qualquer atividade de leitura e escrita, realizar em aula um trabalho direcionado à compreensão do que são os gêneros discursivos, sua variedade e função na sociedade, já que se trata de uma abordagem relativamente recente e os alunos, em geral, ainda mantêm as concepções tradicionais de exercícios de interpretação de textos e redações. O propósito deste texto é apresentar e comentar uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, e apontar alguns desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.Revista do Gel2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122Revista do GEL; v. 5 n. 2 (2008): Revista do GEL ; 181-1971984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122/102COSTA, Elzimar Goettenauer de Marinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:18:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/122Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:18:26Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira |
title |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira |
spellingShingle |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins Gêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras. |
title_short |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira |
title_full |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira |
title_fullStr |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira |
title_sort |
Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira |
author |
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins |
author_facet |
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras. |
topic |
Gêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras. |
description |
Nos últimos anos, os estudos relacionados aos gêneros discursivos têm apontado diversos caminhos para as atividades de leitura e expressão escrita tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Esses caminhos conduzem normalmente ao enfoque de alguns gêneros específicos, de modo a verificar como funcionam e estabelecer parâmetros que norteiem a compreensão e a produção. Se refletimos sobre a afirmação de Marcuschi (2006, p. 25): “[...] Quando ensinamos a operar com um gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual [...]”, parece necessário, antes de planejar qualquer atividade de leitura e escrita, realizar em aula um trabalho direcionado à compreensão do que são os gêneros discursivos, sua variedade e função na sociedade, já que se trata de uma abordagem relativamente recente e os alunos, em geral, ainda mantêm as concepções tradicionais de exercícios de interpretação de textos e redações. O propósito deste texto é apresentar e comentar uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, e apontar alguns desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122 |
url |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122/102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL; v. 5 n. 2 (2008): Revista do GEL ; 181-197 1984-591X 1806-4906 reponame:Revista do GEL instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL) instacron:GEL |
instname_str |
Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
instacron_str |
GEL |
institution |
GEL |
reponame_str |
Revista do GEL |
collection |
Revista do GEL |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadogel@gmail.com |
_version_ |
1798948113663131648 |