Reflexões sobre corpora de pesquisa discursiva e produção oral em aprendizagem de língua inglesa como LE na modalidade a distância
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29268 |
Resumo: | Este trabalho apresenta questionamentos e considerações teórico-metodológicas, em uma perspectiva discursiva, sobre processos de aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira na modalidade a distância e a partir de uma pesquisa em andamento. O objetivo é expor: (a) uma discussão do conceito de arquivo, expandindo os sentidos já existentes para o termo na teoria, e enfocando o caso dos dados que se referem à produção oral em língua inglesa, e (b) relatar como a pesquisa tem lidado, até o momento, com os dados coletados, de maneira geral, e que constituem um corpus híbrido. Â Em relação a (a), defende-se que a língua inglesa pode ser, ela mesma, considerada um arquivo que, no caso do curso analisado, é arquivo de si, em formato digital, um registro particular que pode ter efeitos particulares no processo de aprendizagem. Em relação a (b), expõe-se como os conceitos de regularidades enunciativas e funcionamento de paráfrase tem norteado a análise e possibilitado o que se propõe ser um mapeamento, unidade geral que mostre um funcionamento discursivo em acontecimento. O estudo pode contribuir tanto para a área da linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras quanto para a teoria de análise de discurso. |
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Reflexões sobre corpora de pesquisa discursiva e produção oral em aprendizagem de língua inglesa como LE na modalidade a distânciaLíngua InglesaEADArquivoMemóriaAnálise de discursoEste trabalho apresenta questionamentos e considerações teórico-metodológicas, em uma perspectiva discursiva, sobre processos de aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira na modalidade a distância e a partir de uma pesquisa em andamento. O objetivo é expor: (a) uma discussão do conceito de arquivo, expandindo os sentidos já existentes para o termo na teoria, e enfocando o caso dos dados que se referem à produção oral em língua inglesa, e (b) relatar como a pesquisa tem lidado, até o momento, com os dados coletados, de maneira geral, e que constituem um corpus híbrido. Â Em relação a (a), defende-se que a língua inglesa pode ser, ela mesma, considerada um arquivo que, no caso do curso analisado, é arquivo de si, em formato digital, um registro particular que pode ter efeitos particulares no processo de aprendizagem. Em relação a (b), expõe-se como os conceitos de regularidades enunciativas e funcionamento de paráfrase tem norteado a análise e possibilitado o que se propõe ser um mapeamento, unidade geral que mostre um funcionamento discursivo em acontecimento. O estudo pode contribuir tanto para a área da linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras quanto para a teoria de análise de discurso.PP/UFU2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2926810.14393/DLE-v9n5a2015-21Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 5 (2015): Número Especial; 410-423Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 5 (2015): Número Especial; 410-423Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 5 (2015): Número Especial; 410-4231980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29268/17095Copyright (c) 2015 Simone Tiemi Hashigutiinfo:eu-repo/semantics/openAccessHashiguti, Simone Tiemi2016-07-12T18:40:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29268Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:40:47Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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Este trabalho apresenta questionamentos e considerações teórico-metodológicas, em uma perspectiva discursiva, sobre processos de aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira na modalidade a distância e a partir de uma pesquisa em andamento. O objetivo é expor: (a) uma discussão do conceito de arquivo, expandindo os sentidos já existentes para o termo na teoria, e enfocando o caso dos dados que se referem à produção oral em língua inglesa, e (b) relatar como a pesquisa tem lidado, até o momento, com os dados coletados, de maneira geral, e que constituem um corpus híbrido. Â Em relação a (a), defende-se que a língua inglesa pode ser, ela mesma, considerada um arquivo que, no caso do curso analisado, é arquivo de si, em formato digital, um registro particular que pode ter efeitos particulares no processo de aprendizagem. Em relação a (b), expõe-se como os conceitos de regularidades enunciativas e funcionamento de paráfrase tem norteado a análise e possibilitado o que se propõe ser um mapeamento, unidade geral que mostre um funcionamento discursivo em acontecimento. O estudo pode contribuir tanto para a área da linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras quanto para a teoria de análise de discurso. |
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