Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365 |
Resumo: | Resumo Este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e formação de professores, desenvolvida em um curso de graduação em língua e literatura inglesas, em uma universidade pública mineira. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos em Linguística Aplicada, propomo-nos a discutir: (i) o desenho do curso e materiais e seu possível impacto na formação dos licenciandos; (ii) as representações por eles construídas acerca dos processos de ensino-aprendizagem de LI a distância; e (iii) as práticas de aprendizagem que têm sido desenvolvidas no curso. As análises apontam que a relação dos sujeitos com a LI vai se delineando e se ressignificando ao longo do curso e que as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto das novas tecnologias se dão em processos de descontinuidade e não de uma suposta ruptura, trazendo à tona a relação singular que os sujeitos estabelecem com a língua que aprendem-ensinam. Palavras-chave: EaD, ensino-aprendizagem de língua inglesa, discurso, formação de professores. Discursive aspects about/in English teaching-learning and teacher education in a distance course Abstract This paper presents partial results of a research on the teaching and learning of English language (EL) and teacher education, developed in an undergraduate course in English language and English language literature at a public university in the State of Minas Gerais, Brazil. In light of the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis in its interface with studies in Applied Linguistics, we propose to discuss: (i) the course design and materials and their possible impact on the development of the undergraduates; (ii) the representations of the processes of teaching and learning the EL at a distance as built by them; and (iii) the learning practices that have been developed in the course. The analyzes suggest that the relationship of the subjects with the EL is constituted and given new meanings throughout the course and that the language practices developed in the context of the new technologies happen in discontinuity and not as a possible rupture, revealing the singular relationship that subjects have with the language that they learn-teach. Keywords: distance education, teaching and learning of English, discourse, teacher education. |
id |
UNB-30_9d18038275592bd7b788545765d1e6ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1365 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaDEaD;Ensino-aprendizagem de língua inglesa;Discurso;Formação de professores.Resumo Este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e formação de professores, desenvolvida em um curso de graduação em língua e literatura inglesas, em uma universidade pública mineira. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos em Linguística Aplicada, propomo-nos a discutir: (i) o desenho do curso e materiais e seu possível impacto na formação dos licenciandos; (ii) as representações por eles construídas acerca dos processos de ensino-aprendizagem de LI a distância; e (iii) as práticas de aprendizagem que têm sido desenvolvidas no curso. As análises apontam que a relação dos sujeitos com a LI vai se delineando e se ressignificando ao longo do curso e que as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto das novas tecnologias se dão em processos de descontinuidade e não de uma suposta ruptura, trazendo à tona a relação singular que os sujeitos estabelecem com a língua que aprendem-ensinam. Palavras-chave: EaD, ensino-aprendizagem de língua inglesa, discurso, formação de professores. Discursive aspects about/in English teaching-learning and teacher education in a distance course Abstract This paper presents partial results of a research on the teaching and learning of English language (EL) and teacher education, developed in an undergraduate course in English language and English language literature at a public university in the State of Minas Gerais, Brazil. In light of the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis in its interface with studies in Applied Linguistics, we propose to discuss: (i) the course design and materials and their possible impact on the development of the undergraduates; (ii) the representations of the processes of teaching and learning the EL at a distance as built by them; and (iii) the learning practices that have been developed in the course. The analyzes suggest that the relationship of the subjects with the EL is constituted and given new meanings throughout the course and that the language practices developed in the context of the new technologies happen in discontinuity and not as a possible rupture, revealing the singular relationship that subjects have with the language that they learn-teach. Keywords: distance education, teaching and learning of English, discourse, teacher education.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/136510.26512/rhla.v13i2.1365Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 2 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 2 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365/1203Brito, Cristiane Carvalho de PaulaHashiguti, Simone Tiemiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:45:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1365Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.795322Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD |
title |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD |
spellingShingle |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD Brito, Cristiane Carvalho de Paula EaD; Ensino-aprendizagem de língua inglesa; Discurso; Formação de professores. |
title_short |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD |
title_full |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD |
title_fullStr |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD |
title_full_unstemmed |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD |
title_sort |
Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD |
author |
Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
author_facet |
Brito, Cristiane Carvalho de Paula Hashiguti, Simone Tiemi |
author_role |
author |
author2 |
Hashiguti, Simone Tiemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Cristiane Carvalho de Paula Hashiguti, Simone Tiemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EaD; Ensino-aprendizagem de língua inglesa; Discurso; Formação de professores. |
topic |
EaD; Ensino-aprendizagem de língua inglesa; Discurso; Formação de professores. |
description |
Resumo Este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e formação de professores, desenvolvida em um curso de graduação em língua e literatura inglesas, em uma universidade pública mineira. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos em Linguística Aplicada, propomo-nos a discutir: (i) o desenho do curso e materiais e seu possível impacto na formação dos licenciandos; (ii) as representações por eles construídas acerca dos processos de ensino-aprendizagem de LI a distância; e (iii) as práticas de aprendizagem que têm sido desenvolvidas no curso. As análises apontam que a relação dos sujeitos com a LI vai se delineando e se ressignificando ao longo do curso e que as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto das novas tecnologias se dão em processos de descontinuidade e não de uma suposta ruptura, trazendo à tona a relação singular que os sujeitos estabelecem com a língua que aprendem-ensinam. Palavras-chave: EaD, ensino-aprendizagem de língua inglesa, discurso, formação de professores. Discursive aspects about/in English teaching-learning and teacher education in a distance course Abstract This paper presents partial results of a research on the teaching and learning of English language (EL) and teacher education, developed in an undergraduate course in English language and English language literature at a public university in the State of Minas Gerais, Brazil. In light of the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis in its interface with studies in Applied Linguistics, we propose to discuss: (i) the course design and materials and their possible impact on the development of the undergraduates; (ii) the representations of the processes of teaching and learning the EL at a distance as built by them; and (iii) the learning practices that have been developed in the course. The analyzes suggest that the relationship of the subjects with the EL is constituted and given new meanings throughout the course and that the language practices developed in the context of the new technologies happen in discontinuity and not as a possible rupture, revealing the singular relationship that subjects have with the language that they learn-teach. Keywords: distance education, teaching and learning of English, discourse, teacher education. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365 10.26512/rhla.v13i2.1365 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v13i2.1365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365/1203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 2 (2014) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 2 (2014) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345306386432 |