Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hashiguti, Simone Tiemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365
Resumo: Resumo Este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e formação de professores, desenvolvida em um curso de graduação em língua e literatura inglesas, em uma universidade pública mineira. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos em Linguística Aplicada, propomo-nos a discutir: (i) o desenho do curso e materiais e seu possível impacto na formação dos licenciandos; (ii) as representações por eles construídas acerca dos processos de ensino-aprendizagem de LI a distância; e (iii) as práticas de aprendizagem que têm sido desenvolvidas no curso. As análises apontam que a relação dos sujeitos com a LI vai se delineando e se ressignificando ao longo do curso e que as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto das novas tecnologias se dão em processos de descontinuidade e não de uma suposta ruptura, trazendo à tona a relação singular que os sujeitos estabelecem com a língua que aprendem-ensinam. Palavras-chave: EaD, ensino-aprendizagem de língua inglesa, discurso, formação de professores.   Discursive aspects about/in English teaching-learning and teacher education in a distance course Abstract This paper presents partial results of a research on the teaching and learning of English language (EL) and teacher education, developed in an undergraduate course in English language and English language literature at a public university in the State of Minas Gerais, Brazil. In light of the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis in its interface with studies in Applied Linguistics, we propose to discuss: (i) the course design and materials and their possible impact on the development of the undergraduates; (ii) the representations of the processes of teaching and learning the EL at a distance as built by them; and (iii) the learning practices that have been developed in the course. The analyzes suggest that the relationship of the subjects with the EL is constituted and given new meanings throughout the course and that the language practices developed in the context of the new technologies happen in discontinuity and not as a possible rupture, revealing the singular relationship that subjects have with the language that they learn-teach. Keywords: distance education, teaching and learning of English, discourse, teacher education.
id UNB-30_9d18038275592bd7b788545765d1e6ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1365
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaDEaD;Ensino-aprendizagem de língua inglesa;Discurso;Formação de professores.Resumo Este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e formação de professores, desenvolvida em um curso de graduação em língua e literatura inglesas, em uma universidade pública mineira. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos em Linguística Aplicada, propomo-nos a discutir: (i) o desenho do curso e materiais e seu possível impacto na formação dos licenciandos; (ii) as representações por eles construídas acerca dos processos de ensino-aprendizagem de LI a distância; e (iii) as práticas de aprendizagem que têm sido desenvolvidas no curso. As análises apontam que a relação dos sujeitos com a LI vai se delineando e se ressignificando ao longo do curso e que as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto das novas tecnologias se dão em processos de descontinuidade e não de uma suposta ruptura, trazendo à tona a relação singular que os sujeitos estabelecem com a língua que aprendem-ensinam. Palavras-chave: EaD, ensino-aprendizagem de língua inglesa, discurso, formação de professores.   Discursive aspects about/in English teaching-learning and teacher education in a distance course Abstract This paper presents partial results of a research on the teaching and learning of English language (EL) and teacher education, developed in an undergraduate course in English language and English language literature at a public university in the State of Minas Gerais, Brazil. In light of the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis in its interface with studies in Applied Linguistics, we propose to discuss: (i) the course design and materials and their possible impact on the development of the undergraduates; (ii) the representations of the processes of teaching and learning the EL at a distance as built by them; and (iii) the learning practices that have been developed in the course. The analyzes suggest that the relationship of the subjects with the EL is constituted and given new meanings throughout the course and that the language practices developed in the context of the new technologies happen in discontinuity and not as a possible rupture, revealing the singular relationship that subjects have with the language that they learn-teach. Keywords: distance education, teaching and learning of English, discourse, teacher education.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/136510.26512/rhla.v13i2.1365Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 2 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 2 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365/1203Brito, Cristiane Carvalho de PaulaHashiguti, Simone Tiemiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:45:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1365Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.795322Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
title Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
spellingShingle Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
Brito, Cristiane Carvalho de Paula
EaD;
Ensino-aprendizagem de língua inglesa;
Discurso;
Formação de professores.
title_short Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
title_full Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
title_fullStr Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
title_full_unstemmed Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
title_sort Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
author Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_facet Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Hashiguti, Simone Tiemi
author_role author
author2 Hashiguti, Simone Tiemi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Hashiguti, Simone Tiemi
dc.subject.por.fl_str_mv EaD;
Ensino-aprendizagem de língua inglesa;
Discurso;
Formação de professores.
topic EaD;
Ensino-aprendizagem de língua inglesa;
Discurso;
Formação de professores.
description Resumo Este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e formação de professores, desenvolvida em um curso de graduação em língua e literatura inglesas, em uma universidade pública mineira. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos em Linguística Aplicada, propomo-nos a discutir: (i) o desenho do curso e materiais e seu possível impacto na formação dos licenciandos; (ii) as representações por eles construídas acerca dos processos de ensino-aprendizagem de LI a distância; e (iii) as práticas de aprendizagem que têm sido desenvolvidas no curso. As análises apontam que a relação dos sujeitos com a LI vai se delineando e se ressignificando ao longo do curso e que as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto das novas tecnologias se dão em processos de descontinuidade e não de uma suposta ruptura, trazendo à tona a relação singular que os sujeitos estabelecem com a língua que aprendem-ensinam. Palavras-chave: EaD, ensino-aprendizagem de língua inglesa, discurso, formação de professores.   Discursive aspects about/in English teaching-learning and teacher education in a distance course Abstract This paper presents partial results of a research on the teaching and learning of English language (EL) and teacher education, developed in an undergraduate course in English language and English language literature at a public university in the State of Minas Gerais, Brazil. In light of the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis in its interface with studies in Applied Linguistics, we propose to discuss: (i) the course design and materials and their possible impact on the development of the undergraduates; (ii) the representations of the processes of teaching and learning the EL at a distance as built by them; and (iii) the learning practices that have been developed in the course. The analyzes suggest that the relationship of the subjects with the EL is constituted and given new meanings throughout the course and that the language practices developed in the context of the new technologies happen in discontinuity and not as a possible rupture, revealing the singular relationship that subjects have with the language that they learn-teach. Keywords: distance education, teaching and learning of English, discourse, teacher education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365
10.26512/rhla.v13i2.1365
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v13i2.1365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1365/1203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 2 (2014)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 2 (2014)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345306386432