Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fabiana Claudia Viana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Marinheiro, Thaís Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11538
Resumo: Pretende-se, com este artigo, embasado pela teoria da Análise de Discurso francesa, apresentar análises de textos escritos produzidos por alunos em fase de preparação para o vestibular, focando na assunção e/ou interdição da autoria. Para isso, as condições de produção dadas foram relevantes para as análises, isto é, o “Curso Preparatório para o Vestibular”, trabalho de caráter voluntário, oferecido aos alunos de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Capitão Antônio Justino Falleiros, na cidade de Ituverava, espaço esse que permitiu observar como o trabalho com textos de diferentes tipologias e como as correções realizadas pelo professor, considerado como o corretor do texto, contribuem, ou não, para a produção de textos polissêmicos.
id UFU-12_952bcfe044c40cb50cbe135370616e50
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11538
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escolaLeituraEscritaParáfrasePolissemiaVestibularAutoriaPretende-se, com este artigo, embasado pela teoria da Análise de Discurso francesa, apresentar análises de textos escritos produzidos por alunos em fase de preparação para o vestibular, focando na assunção e/ou interdição da autoria. Para isso, as condições de produção dadas foram relevantes para as análises, isto é, o “Curso Preparatório para o Vestibular”, trabalho de caráter voluntário, oferecido aos alunos de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Capitão Antônio Justino Falleiros, na cidade de Ituverava, espaço esse que permitiu observar como o trabalho com textos de diferentes tipologias e como as correções realizadas pelo professor, considerado como o corretor do texto, contribuem, ou não, para a produção de textos polissêmicos. PP/UFU2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1153810.14393/DL8-v4n2a2010-6Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 2 (2010): Linguística e Ensino; 71-95Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 2 (2010): Linguística e Ensino; 71-95Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 2 (2010): Linguística e Ensino; 71-951980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11538/6821Copyright (c) 2011 Fabiana Claudia Viana Borges, Thaís Silva Marinheirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fabiana Claudia VianaMarinheiro, Thaís Silva2022-09-15T17:45:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11538Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T17:45:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola
title Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola
spellingShingle Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola
Borges, Fabiana Claudia Viana
Leitura
Escrita
Paráfrase
Polissemia
Vestibular
Autoria
title_short Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola
title_full Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola
title_fullStr Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola
title_full_unstemmed Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola
title_sort Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola
author Borges, Fabiana Claudia Viana
author_facet Borges, Fabiana Claudia Viana
Marinheiro, Thaís Silva
author_role author
author2 Marinheiro, Thaís Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Fabiana Claudia Viana
Marinheiro, Thaís Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Paráfrase
Polissemia
Vestibular
Autoria
topic Leitura
Escrita
Paráfrase
Polissemia
Vestibular
Autoria
description Pretende-se, com este artigo, embasado pela teoria da Análise de Discurso francesa, apresentar análises de textos escritos produzidos por alunos em fase de preparação para o vestibular, focando na assunção e/ou interdição da autoria. Para isso, as condições de produção dadas foram relevantes para as análises, isto é, o “Curso Preparatório para o Vestibular”, trabalho de caráter voluntário, oferecido aos alunos de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Capitão Antônio Justino Falleiros, na cidade de Ituverava, espaço esse que permitiu observar como o trabalho com textos de diferentes tipologias e como as correções realizadas pelo professor, considerado como o corretor do texto, contribuem, ou não, para a produção de textos polissêmicos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11538
10.14393/DL8-v4n2a2010-6
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11538
identifier_str_mv 10.14393/DL8-v4n2a2010-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11538/6821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Fabiana Claudia Viana Borges, Thaís Silva Marinheiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Fabiana Claudia Viana Borges, Thaís Silva Marinheiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 2 (2010): Linguística e Ensino; 71-95
Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 2 (2010): Linguística e Ensino; 71-95
Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 2 (2010): Linguística e Ensino; 71-95
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713153073152