A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabella de Gregório
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19588
Resumo: O advento da Internet significou não apenas tecnologia e atualização, mas também o surgimento de novas palavras e expressões características do meio digital (CRYSTAL, 2001). Hoje, as pessoas têm a necessidade de interagir com o computador, o que faz com que o netspeak - termo da língua inglesa para "internetês" - se difunda rapidamente entre aqueles que têm acesso à Internet. Para verificar a incidência dessa linguagem na escrita, foram aplicados questionários em língua inglesa aos aprendizes de uma escola de idiomas de Uberaba por meio da ferramenta Google docs. Nosso objetivo foi identificar se, mesmo em suporte digital, os alunos se sentiriam à vontade em utilizar a linguagem de rede na escrita desse questionário, que possuía fins acadêmicos. Foram coletadas informações de 14 alunos adolescentes e jovens adultos considerados "nativos digitais" (PRENSKY, 2001), e a análise dos dados apontou que, por se tratar de um contexto acadêmico, alguns entrevistados se intimidaram no uso da linguagem de rede, apesar do suporte pelo qual foi realizado o questionário. Após essa análise, foi agendado, ainda, um chat (situação mais informal que o questionário, porém acondicionado no mesmo suporte) para que pudéssemos embasar essa suposição.
id UFU-12_ad4cba91e0b519c959c7167df6b9d6ef
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19588
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeaknetspeakaprendiz de língua inglesaInternetO advento da Internet significou não apenas tecnologia e atualização, mas também o surgimento de novas palavras e expressões características do meio digital (CRYSTAL, 2001). Hoje, as pessoas têm a necessidade de interagir com o computador, o que faz com que o netspeak - termo da língua inglesa para "internetês" - se difunda rapidamente entre aqueles que têm acesso à Internet. Para verificar a incidência dessa linguagem na escrita, foram aplicados questionários em língua inglesa aos aprendizes de uma escola de idiomas de Uberaba por meio da ferramenta Google docs. Nosso objetivo foi identificar se, mesmo em suporte digital, os alunos se sentiriam à vontade em utilizar a linguagem de rede na escrita desse questionário, que possuía fins acadêmicos. Foram coletadas informações de 14 alunos adolescentes e jovens adultos considerados "nativos digitais" (PRENSKY, 2001), e a análise dos dados apontou que, por se tratar de um contexto acadêmico, alguns entrevistados se intimidaram no uso da linguagem de rede, apesar do suporte pelo qual foi realizado o questionário. Após essa análise, foi agendado, ainda, um chat (situação mais informal que o questionário, porém acondicionado no mesmo suporte) para que pudéssemos embasar essa suposição.PP/UFU2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1958810.14393/DL13-v6n2a2012-12Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 191-206Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 191-206Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 191-2061980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19588/11145Copyright (c) 2012 Isabella de Gregório Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isabella de Gregório2017-02-21T13:41:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19588Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-21T13:41:34Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
title A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
spellingShingle A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
Santos, Isabella de Gregório
netspeak
aprendiz de língua inglesa
Internet
title_short A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
title_full A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
title_fullStr A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
title_full_unstemmed A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
title_sort A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
author Santos, Isabella de Gregório
author_facet Santos, Isabella de Gregório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isabella de Gregório
dc.subject.por.fl_str_mv netspeak
aprendiz de língua inglesa
Internet
topic netspeak
aprendiz de língua inglesa
Internet
description O advento da Internet significou não apenas tecnologia e atualização, mas também o surgimento de novas palavras e expressões características do meio digital (CRYSTAL, 2001). Hoje, as pessoas têm a necessidade de interagir com o computador, o que faz com que o netspeak - termo da língua inglesa para "internetês" - se difunda rapidamente entre aqueles que têm acesso à Internet. Para verificar a incidência dessa linguagem na escrita, foram aplicados questionários em língua inglesa aos aprendizes de uma escola de idiomas de Uberaba por meio da ferramenta Google docs. Nosso objetivo foi identificar se, mesmo em suporte digital, os alunos se sentiriam à vontade em utilizar a linguagem de rede na escrita desse questionário, que possuía fins acadêmicos. Foram coletadas informações de 14 alunos adolescentes e jovens adultos considerados "nativos digitais" (PRENSKY, 2001), e a análise dos dados apontou que, por se tratar de um contexto acadêmico, alguns entrevistados se intimidaram no uso da linguagem de rede, apesar do suporte pelo qual foi realizado o questionário. Após essa análise, foi agendado, ainda, um chat (situação mais informal que o questionário, porém acondicionado no mesmo suporte) para que pudéssemos embasar essa suposição.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19588
10.14393/DL13-v6n2a2012-12
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19588
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v6n2a2012-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19588/11145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Isabella de Gregório Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Isabella de Gregório Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 191-206
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 191-206
Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 191-206
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713660583936