Do prazer ao mal-estar do sexo: análise semiótica da publicidade de Ninfomaníaca de Lars Von Trier
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28217 |
Resumo: | Este artigo propõe analisar semioticamente o texto verbo-visual produzido para a publicidade do filme Ninfomaníaca de Lars Von Trier (2013). Tendo como aparato teórico pressupostos de Greimas e Floch concernentes à semiótica plástica, pretendemos analisar a relação entre os modos de expressão visual e verbal e, por conseguinte, depreender as categorias de sentido fundamentais do texto. Além disso, buscamos demonstrar a hipótese de que o objeto constitui um sistema semi-simbólico de significação, pois traços do plano do conteúdo recobrem traços do plano da expressão visual no processo de geração dos sentidos. Defendemos neste artigo, ainda, que o sujeito-produtor instaura na enunciação jogos de implícitos, que resultam em homologações de sentido com o ato sexual. Por fim, problematizamos a produção de sentidos de "prazer" e "mal-estar" do ponto de vista discursivo, a fim de compreender os efeitos da oposição de contrastes na leitura do texto verbo-visual. |
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Do prazer ao mal-estar do sexo: análise semiótica da publicidade de Ninfomaníaca de Lars Von TrierSemiótica plásticaVerbo-visualSemi-simbolismo.Este artigo propõe analisar semioticamente o texto verbo-visual produzido para a publicidade do filme Ninfomaníaca de Lars Von Trier (2013). Tendo como aparato teórico pressupostos de Greimas e Floch concernentes à semiótica plástica, pretendemos analisar a relação entre os modos de expressão visual e verbal e, por conseguinte, depreender as categorias de sentido fundamentais do texto. Além disso, buscamos demonstrar a hipótese de que o objeto constitui um sistema semi-simbólico de significação, pois traços do plano do conteúdo recobrem traços do plano da expressão visual no processo de geração dos sentidos. Defendemos neste artigo, ainda, que o sujeito-produtor instaura na enunciação jogos de implícitos, que resultam em homologações de sentido com o ato sexual. Por fim, problematizamos a produção de sentidos de "prazer" e "mal-estar" do ponto de vista discursivo, a fim de compreender os efeitos da oposição de contrastes na leitura do texto verbo-visual.PP/UFU2015-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2821710.14393/DL17-v9n1a2015-6Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 1 (2015): Número atemático; 105-126Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 1 (2015): Número atemático; 105-126Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 1 (2015): Número atemático; 105-1261980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28217/16863Copyright (c) 2015 Juliane de Araujo Gonzagainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araujo Gonzaga, Juliane2016-07-12T18:38:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28217Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:38:54Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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Este artigo propõe analisar semioticamente o texto verbo-visual produzido para a publicidade do filme Ninfomaníaca de Lars Von Trier (2013). Tendo como aparato teórico pressupostos de Greimas e Floch concernentes à semiótica plástica, pretendemos analisar a relação entre os modos de expressão visual e verbal e, por conseguinte, depreender as categorias de sentido fundamentais do texto. Além disso, buscamos demonstrar a hipótese de que o objeto constitui um sistema semi-simbólico de significação, pois traços do plano do conteúdo recobrem traços do plano da expressão visual no processo de geração dos sentidos. Defendemos neste artigo, ainda, que o sujeito-produtor instaura na enunciação jogos de implícitos, que resultam em homologações de sentido com o ato sexual. Por fim, problematizamos a produção de sentidos de "prazer" e "mal-estar" do ponto de vista discursivo, a fim de compreender os efeitos da oposição de contrastes na leitura do texto verbo-visual. |
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