O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerônimo, Gislaine Machado
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Strey, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503
Resumo: A compreensão do sentido/significado é condiçãoessencial para uma comunicação efetiva. Sabemos, porém, que o compreender nãose trata de uma tarefa muito simples, pois envolve a intenção de quem comunica,a cooperação dos interlocutores, a relevância das considerações, as inferências,entre outros fatores. Partindo de tais considerações, este trabalho tem porobjetivo descrever e verificar os processos inferenciais dialógicos semânticose pragmáticos presentes no diálogo do bullying escolar. O referencial teóricose baseia na Teoria das Implicaturas Griceanas (1975), bem como na Teoria daRelevância de Sperber & Wilson (1995).
id UFU-12_ba1faa142cb6305bb11de75ebbd46c8b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23503
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmáticaInferênciasSignificadoSemânticaPragmáticaBullying Escolar.A compreensão do sentido/significado é condiçãoessencial para uma comunicação efetiva. Sabemos, porém, que o compreender nãose trata de uma tarefa muito simples, pois envolve a intenção de quem comunica,a cooperação dos interlocutores, a relevância das considerações, as inferências,entre outros fatores. Partindo de tais considerações, este trabalho tem porobjetivo descrever e verificar os processos inferenciais dialógicos semânticose pragmáticos presentes no diálogo do bullying escolar. O referencial teóricose baseia na Teoria das Implicaturas Griceanas (1975), bem como na Teoria daRelevância de Sperber & Wilson (1995).PP/UFU2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-1861980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503/1357610.14393/DL14-v7n2a2013-9Jerônimo, Gislaine MachadoStrey, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23503Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:36:51Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
title O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
spellingShingle O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
Jerônimo, Gislaine Machado
Inferências
Significado
Semântica
Pragmática
Bullying Escolar.
title_short O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
title_full O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
title_fullStr O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
title_full_unstemmed O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
title_sort O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
author Jerônimo, Gislaine Machado
author_facet Jerônimo, Gislaine Machado
Strey, Cláudia
author_role author
author2 Strey, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jerônimo, Gislaine Machado
Strey, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Inferências
Significado
Semântica
Pragmática
Bullying Escolar.
topic Inferências
Significado
Semântica
Pragmática
Bullying Escolar.
description A compreensão do sentido/significado é condiçãoessencial para uma comunicação efetiva. Sabemos, porém, que o compreender nãose trata de uma tarefa muito simples, pois envolve a intenção de quem comunica,a cooperação dos interlocutores, a relevância das considerações, as inferências,entre outros fatores. Partindo de tais considerações, este trabalho tem porobjetivo descrever e verificar os processos inferenciais dialógicos semânticose pragmáticos presentes no diálogo do bullying escolar. O referencial teóricose baseia na Teoria das Implicaturas Griceanas (1975), bem como na Teoria daRelevância de Sperber & Wilson (1995).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503/13576
10.14393/DL14-v7n2a2013-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186
Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186
Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714125103104