O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503 |
Resumo: | A compreensão do sentido/significado é condiçãoessencial para uma comunicação efetiva. Sabemos, porém, que o compreender nãose trata de uma tarefa muito simples, pois envolve a intenção de quem comunica,a cooperação dos interlocutores, a relevância das considerações, as inferências,entre outros fatores. Partindo de tais considerações, este trabalho tem porobjetivo descrever e verificar os processos inferenciais dialógicos semânticose pragmáticos presentes no diálogo do bullying escolar. O referencial teóricose baseia na Teoria das Implicaturas Griceanas (1975), bem como na Teoria daRelevância de Sperber & Wilson (1995). |
id |
UFU-12_ba1faa142cb6305bb11de75ebbd46c8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23503 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmáticaInferênciasSignificadoSemânticaPragmáticaBullying Escolar.A compreensão do sentido/significado é condiçãoessencial para uma comunicação efetiva. Sabemos, porém, que o compreender nãose trata de uma tarefa muito simples, pois envolve a intenção de quem comunica,a cooperação dos interlocutores, a relevância das considerações, as inferências,entre outros fatores. Partindo de tais considerações, este trabalho tem porobjetivo descrever e verificar os processos inferenciais dialógicos semânticose pragmáticos presentes no diálogo do bullying escolar. O referencial teóricose baseia na Teoria das Implicaturas Griceanas (1975), bem como na Teoria daRelevância de Sperber & Wilson (1995).PP/UFU2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-1861980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503/1357610.14393/DL14-v7n2a2013-9Jerônimo, Gislaine MachadoStrey, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23503Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:36:51Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática |
title |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática |
spellingShingle |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática Jerônimo, Gislaine Machado Inferências Significado Semântica Pragmática Bullying Escolar. |
title_short |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática |
title_full |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática |
title_fullStr |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática |
title_full_unstemmed |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática |
title_sort |
O diálogo do bullying escolar na interface semântico-pragmática |
author |
Jerônimo, Gislaine Machado |
author_facet |
Jerônimo, Gislaine Machado Strey, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Strey, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jerônimo, Gislaine Machado Strey, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inferências Significado Semântica Pragmática Bullying Escolar. |
topic |
Inferências Significado Semântica Pragmática Bullying Escolar. |
description |
A compreensão do sentido/significado é condiçãoessencial para uma comunicação efetiva. Sabemos, porém, que o compreender nãose trata de uma tarefa muito simples, pois envolve a intenção de quem comunica,a cooperação dos interlocutores, a relevância das considerações, as inferências,entre outros fatores. Partindo de tais considerações, este trabalho tem porobjetivo descrever e verificar os processos inferenciais dialógicos semânticose pragmáticos presentes no diálogo do bullying escolar. O referencial teóricose baseia na Teoria das Implicaturas Griceanas (1975), bem como na Teoria daRelevância de Sperber & Wilson (1995). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23503/13576 10.14393/DL14-v7n2a2013-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186 Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186 Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada; 165-186 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067714125103104 |