Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva demonstrar alguns elementos linguísticos que exprimem a reconfiguração da característica Neoliberal presente no discurso sobre o ensino de língua inglesa nas realizações léxico-gramaticais em textos de estudantes do ensino fundamental. O estudo contou com o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica e do sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise foi realizada sobre as respostas de 402 estudantes do 9º ano do ensino fundamental público do sudoeste do Paraná. As respostas - obtidas mediante questionários - eram sobre a noção de ensino de língua inglesa dos estudantes. Os resultados apresentam que alguns elementos léxico-gramaticais marcam um "afastamento" discursivo dos estudantes/enunciadores, em relação ao ensino de língua inglesa, representado por eles; essa relação de "afastamento" é um elemento de reconfiguração do aspecto Neoliberal presente no discurso sobre ensino de língua inglesa que se ajusta ao contexto da atividade material dos estudantes investigados. |
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Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcionalDiscursoLéxico-gramática e Ensino de Língua InglesaO presente trabalho objetiva demonstrar alguns elementos linguísticos que exprimem a reconfiguração da característica Neoliberal presente no discurso sobre o ensino de língua inglesa nas realizações léxico-gramaticais em textos de estudantes do ensino fundamental. O estudo contou com o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica e do sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise foi realizada sobre as respostas de 402 estudantes do 9º ano do ensino fundamental público do sudoeste do Paraná. As respostas - obtidas mediante questionários - eram sobre a noção de ensino de língua inglesa dos estudantes. Os resultados apresentam que alguns elementos léxico-gramaticais marcam um "afastamento" discursivo dos estudantes/enunciadores, em relação ao ensino de língua inglesa, representado por eles; essa relação de "afastamento" é um elemento de reconfiguração do aspecto Neoliberal presente no discurso sobre ensino de língua inglesa que se ajusta ao contexto da atividade material dos estudantes investigados.PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2464710.14393/DL15-v8n1a2014-18Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 316-340Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 316-340Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 316-3401980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647/14644Machado, Ederson Henrique de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24647Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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