Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ederson Henrique de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647
Resumo: O presente trabalho objetiva demonstrar alguns elementos linguísticos que exprimem a reconfiguração da característica Neoliberal presente no discurso sobre o ensino de língua inglesa nas realizações léxico-gramaticais em textos de estudantes do ensino fundamental. O estudo contou com o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica e do sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise foi realizada sobre as respostas de 402 estudantes do 9º ano do ensino fundamental público do sudoeste do Paraná. As respostas - obtidas mediante questionários - eram sobre a noção de ensino de língua inglesa dos estudantes. Os resultados apresentam que alguns elementos léxico-gramaticais marcam um "afastamento" discursivo dos estudantes/enunciadores, em relação ao ensino de língua inglesa, representado por eles; essa relação de "afastamento" é um elemento de reconfiguração do aspecto Neoliberal presente no discurso sobre ensino de língua inglesa que se ajusta ao contexto da atividade material dos estudantes investigados.
id UFU-12_dec8ae4afc2e5f70f5dbc9aa164d48bf
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24647
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcionalDiscursoLéxico-gramática e Ensino de Língua InglesaO presente trabalho objetiva demonstrar alguns elementos linguísticos que exprimem a reconfiguração da característica Neoliberal presente no discurso sobre o ensino de língua inglesa nas realizações léxico-gramaticais em textos de estudantes do ensino fundamental. O estudo contou com o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica e do sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise foi realizada sobre as respostas de 402 estudantes do 9º ano do ensino fundamental público do sudoeste do Paraná. As respostas - obtidas mediante questionários - eram sobre a noção de ensino de língua inglesa dos estudantes. Os resultados apresentam que alguns elementos léxico-gramaticais marcam um "afastamento" discursivo dos estudantes/enunciadores, em relação ao ensino de língua inglesa, representado por eles; essa relação de "afastamento" é um elemento de reconfiguração do aspecto Neoliberal presente no discurso sobre ensino de língua inglesa que se ajusta ao contexto da atividade material dos estudantes investigados.PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2464710.14393/DL15-v8n1a2014-18Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 316-340Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 316-340Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 316-3401980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647/14644Machado, Ederson Henrique de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24647Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
title Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
spellingShingle Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
Machado, Ederson Henrique de Souza
Discurso
Léxico-gramática e Ensino de Língua Inglesa
title_short Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
title_full Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
title_fullStr Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
title_full_unstemmed Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
title_sort Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional
author Machado, Ederson Henrique de Souza
author_facet Machado, Ederson Henrique de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ederson Henrique de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Léxico-gramática e Ensino de Língua Inglesa
topic Discurso
Léxico-gramática e Ensino de Língua Inglesa
description O presente trabalho objetiva demonstrar alguns elementos linguísticos que exprimem a reconfiguração da característica Neoliberal presente no discurso sobre o ensino de língua inglesa nas realizações léxico-gramaticais em textos de estudantes do ensino fundamental. O estudo contou com o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica e do sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise foi realizada sobre as respostas de 402 estudantes do 9º ano do ensino fundamental público do sudoeste do Paraná. As respostas - obtidas mediante questionários - eram sobre a noção de ensino de língua inglesa dos estudantes. Os resultados apresentam que alguns elementos léxico-gramaticais marcam um "afastamento" discursivo dos estudantes/enunciadores, em relação ao ensino de língua inglesa, representado por eles; essa relação de "afastamento" é um elemento de reconfiguração do aspecto Neoliberal presente no discurso sobre ensino de língua inglesa que se ajusta ao contexto da atividade material dos estudantes investigados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647
10.14393/DL15-v8n1a2014-18
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647
identifier_str_mv 10.14393/DL15-v8n1a2014-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647/14644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 316-340
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 316-340
Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 316-340
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714225766400