Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edley Matos dos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591817
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_07cf8f98a31194f55f8402d6f5be31cc
oai_identifier_str oai::229895
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensinaLingua inglesa - Gramática - Estudo e ensinoLingua inglesa (Segundo grau)AprendizagemOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A gramática tem sido motivo de preocupação constante por parte de estudiosos da linguagem, produtores de material didático, professores e pesquisadores da Lingüística Aplicada comprometidos com questões de ensino/aprendizagem de línguas.Em relação à língua estrangeira (LE) nas escolas de ensino médio, tal preocupação é mais evidente uma vez que os aprendizes convivem com um saber teórico e metalingüístico, na crença de que dominar a gramática significa dominar a língua. Porém, como se tem verificado, os resultados têm sido frágeis e impalpáveis, expondo a fraqueza da relação entre aprender gramática e saber língua. Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem de base gramatical preponderante, ou gramaticalista, termo ao qual me referirei de forma crítica neste estudo, bem como algumas das implicações de tal ensino para a construção de um novo sistema lingüístico comunicativo no aprendiz quando este se põe a aprender uma outra língua. Os registros aqui trazidos atestam que a gramática está presente nas aulas de Inglês como LE, constituindo muitas vezes a base do processo e refletindo a abordagem tradicional de ensinar/aprender línguas, abordagem essa dominada pela estrutura, ou seja, fundamentada essencialmente na concepção de que ensinar/aprender língua significa ensinar/aprender sua estrutura. A reflexão aqui trazida objetiva compreender melhor a presença da gramática no processo de ensino/aprendizagem de Inglês como LE na escola média, ampliando, através destes e de outros questionamentos, possíveis horizontes norteadores das práticas pedagógicas de professores de LEAbstract: Grammar has been the cause of constant concern on the part of language scholars, producers of teaching materials, and teachers and researchers in Applied Linguistics committed to Lhe teaching/learning of foreign languages (FL). This concern is especially evident in the teaching of FL in the public schools as both the learner and the teacher believe that controlling lhe grammar means knowing the language. The support for this belief has been limited and intangible, exposing the weakness of the relationship between learning grammar atld knowing language. This study provides a refIection on the treatment of grammar in the teachingt/learning process. The term "grammaticalistic", with a relatively negative meaning, has been used to describe this process, and the implications of the presence of such a process during lhe construction of a new linguistic communicative system by the beginning language learner are explored. The data presented here show that grammar is overwhelmingly present in the classes of English as a FL considered here and that it constitutes the basis for the learning process, thus reflecting an emphasis on the traditional approach to teaching/learning languages, an approach that is dominated by structure, that is based essentially on lhe conception that teaching/learning language means teaching/learning its structure. The present reflection was designed to improve over understanding of the presence of grammar in the process of teaching/learning of English as a FL in the high schooI, in order to expand the number of pedagogic options available to the FL teachersMestradoLinguística AplicadaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Cunha, Maria JandyraEl-Dash, Linda GentryUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Edley Matos dos20012002-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf182 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591817SANTOS, Edley Matos dos. Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio: o que se ensina. 2001. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591817. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229895porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:33:10Zoai::229895Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
title Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
spellingShingle Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
Santos, Edley Matos dos
Lingua inglesa - Gramática - Estudo e ensino
Lingua inglesa (Segundo grau)
Aprendizagem
title_short Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
title_full Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
title_fullStr Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
title_full_unstemmed Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
title_sort Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
author Santos, Edley Matos dos
author_facet Santos, Edley Matos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Cunha, Maria Jandyra
El-Dash, Linda Gentry
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edley Matos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa - Gramática - Estudo e ensino
Lingua inglesa (Segundo grau)
Aprendizagem
topic Lingua inglesa - Gramática - Estudo e ensino
Lingua inglesa (Segundo grau)
Aprendizagem
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-05-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591817
SANTOS, Edley Matos dos. Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio: o que se ensina. 2001. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591817. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Edley Matos dos. Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio: o que se ensina. 2001. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591817. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
182 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138365140893696