A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir como é organizada a participação oral nas aulas de uma 3.ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública no sudeste do Paraná e enfatizar como a participação pode ou não contribuir para a construção conjunta do conhecimento. Para isso, foram utilizados os procedimentos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica para a análise microetnográfica de 18 horas de dados audiovisuais de aulas. Os resultados mostram que a participação oral dessa turma nas aulas se dá tipicamente pelo modelo interacional Iniciação, Resposta e Avaliação (IRA), o qual consiste em fazer testagens do que os alunos já sabem, o que não possibilita espaço para construção conjunta de conhecimento. No entanto, embora que com menor frequência, o modelo IRA também é utilizado de uma maneira não tradicional (GARCEZ, 2006) para levar os alunos a participarem oralmente na produção das atividades. Desse modo, a partir dos dados de fala-em-interação das aulas analisadas, evidencia-se a importância do modo de organização da interação nas aulas para a construção conjunta e participativa do conhecimento em sala de aula. |
id |
UFU-12_ff0b1e52414c3df919897394a376f49a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14756 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimentoParticipação oralConstrução conjunta do conhecimentoSala de aulaO objetivo deste artigo é discutir como é organizada a participação oral nas aulas de uma 3.ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública no sudeste do Paraná e enfatizar como a participação pode ou não contribuir para a construção conjunta do conhecimento. Para isso, foram utilizados os procedimentos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica para a análise microetnográfica de 18 horas de dados audiovisuais de aulas. Os resultados mostram que a participação oral dessa turma nas aulas se dá tipicamente pelo modelo interacional Iniciação, Resposta e Avaliação (IRA), o qual consiste em fazer testagens do que os alunos já sabem, o que não possibilita espaço para construção conjunta de conhecimento. No entanto, embora que com menor frequência, o modelo IRA também é utilizado de uma maneira não tradicional (GARCEZ, 2006) para levar os alunos a participarem oralmente na produção das atividades. Desse modo, a partir dos dados de fala-em-interação das aulas analisadas, evidencia-se a importância do modo de organização da interação nas aulas para a construção conjunta e participativa do conhecimento em sala de aula.PP/UFU2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1475610.14393/DL12-v6n1a2012-28Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 1 (2012): Número Atemático; 528-548Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 1 (2012): Número Atemático; 528-548Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 1 (2012): Número Atemático; 528-5481980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756/9733Copyright (c) 2012 Jakeline Aparecida Semechecheminfo:eu-repo/semantics/openAccessSemechechem, Jakeline Aparecida2017-02-27T22:08:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14756Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-27T22:08:35Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento |
title |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento |
spellingShingle |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento Semechechem, Jakeline Aparecida Participação oral Construção conjunta do conhecimento Sala de aula |
title_short |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento |
title_full |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento |
title_fullStr |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento |
title_full_unstemmed |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento |
title_sort |
A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento |
author |
Semechechem, Jakeline Aparecida |
author_facet |
Semechechem, Jakeline Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Semechechem, Jakeline Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação oral Construção conjunta do conhecimento Sala de aula |
topic |
Participação oral Construção conjunta do conhecimento Sala de aula |
description |
O objetivo deste artigo é discutir como é organizada a participação oral nas aulas de uma 3.ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública no sudeste do Paraná e enfatizar como a participação pode ou não contribuir para a construção conjunta do conhecimento. Para isso, foram utilizados os procedimentos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica para a análise microetnográfica de 18 horas de dados audiovisuais de aulas. Os resultados mostram que a participação oral dessa turma nas aulas se dá tipicamente pelo modelo interacional Iniciação, Resposta e Avaliação (IRA), o qual consiste em fazer testagens do que os alunos já sabem, o que não possibilita espaço para construção conjunta de conhecimento. No entanto, embora que com menor frequência, o modelo IRA também é utilizado de uma maneira não tradicional (GARCEZ, 2006) para levar os alunos a participarem oralmente na produção das atividades. Desse modo, a partir dos dados de fala-em-interação das aulas analisadas, evidencia-se a importância do modo de organização da interação nas aulas para a construção conjunta e participativa do conhecimento em sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756 10.14393/DL12-v6n1a2012-28 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL12-v6n1a2012-28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756/9733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Jakeline Aparecida Semechechem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Jakeline Aparecida Semechechem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 1 (2012): Número Atemático; 528-548 Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 1 (2012): Número Atemático; 528-548 Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 1 (2012): Número Atemático; 528-548 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713620738048 |