A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semechechem, Jakeline Aparecida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir como é organizada a participação oral nas aulas de uma 3.ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública no sudeste do Paraná e enfatizar como a participação pode ou não contribuir para a construção conjunta do conhecimento. Para isso, foram utilizados os procedimentos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica para a análise microetnográfica de 18 horas de dados audiovisuais de aulas. Os resultados mostram que a participação oral dessa turma nas aulas se dá tipicamente pelo modelo interacional Iniciação, Resposta e Avaliação (IRA), o qual consiste em fazer testagens do que os alunos já sabem, o que não possibilita espaço para construção conjunta de conhecimento. No entanto, embora que com menor frequência, o modelo IRA também é utilizado de uma maneira não tradicional (GARCEZ, 2006) para levar os alunos a participarem oralmente na produção das atividades. Desse modo, a partir dos dados de fala-em-interação das aulas analisadas, evidencia-se a importância do modo de organização da interação nas aulas para a construção conjunta e participativa do conhecimento em sala de aula.
id UFU-12_ff0b1e52414c3df919897394a376f49a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14756
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimentoParticipação oralConstrução conjunta do conhecimentoSala de aulaO objetivo deste artigo é discutir como é organizada a participação oral nas aulas de uma 3.ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública no sudeste do Paraná e enfatizar como a participação pode ou não contribuir para a construção conjunta do conhecimento. Para isso, foram utilizados os procedimentos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica para a análise microetnográfica de 18 horas de dados audiovisuais de aulas. Os resultados mostram que a participação oral dessa turma nas aulas se dá tipicamente pelo modelo interacional Iniciação, Resposta e Avaliação (IRA), o qual consiste em fazer testagens do que os alunos já sabem, o que não possibilita espaço para construção conjunta de conhecimento. No entanto, embora que com menor frequência, o modelo IRA também é utilizado de uma maneira não tradicional (GARCEZ, 2006) para levar os alunos a participarem oralmente na produção das atividades. Desse modo, a partir dos dados de fala-em-interação das aulas analisadas, evidencia-se a importância do modo de organização da interação nas aulas para a construção conjunta e participativa do conhecimento em sala de aula.PP/UFU2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1475610.14393/DL12-v6n1a2012-28Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 1 (2012): Número Atemático; 528-548Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 1 (2012): Número Atemático; 528-548Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 1 (2012): Número Atemático; 528-5481980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756/9733Copyright (c) 2012 Jakeline Aparecida Semechecheminfo:eu-repo/semantics/openAccessSemechechem, Jakeline Aparecida2017-02-27T22:08:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14756Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-27T22:08:35Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
title A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
spellingShingle A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
Semechechem, Jakeline Aparecida
Participação oral
Construção conjunta do conhecimento
Sala de aula
title_short A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
title_full A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
title_fullStr A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
title_full_unstemmed A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
title_sort A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
author Semechechem, Jakeline Aparecida
author_facet Semechechem, Jakeline Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Semechechem, Jakeline Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Participação oral
Construção conjunta do conhecimento
Sala de aula
topic Participação oral
Construção conjunta do conhecimento
Sala de aula
description O objetivo deste artigo é discutir como é organizada a participação oral nas aulas de uma 3.ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública no sudeste do Paraná e enfatizar como a participação pode ou não contribuir para a construção conjunta do conhecimento. Para isso, foram utilizados os procedimentos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica para a análise microetnográfica de 18 horas de dados audiovisuais de aulas. Os resultados mostram que a participação oral dessa turma nas aulas se dá tipicamente pelo modelo interacional Iniciação, Resposta e Avaliação (IRA), o qual consiste em fazer testagens do que os alunos já sabem, o que não possibilita espaço para construção conjunta de conhecimento. No entanto, embora que com menor frequência, o modelo IRA também é utilizado de uma maneira não tradicional (GARCEZ, 2006) para levar os alunos a participarem oralmente na produção das atividades. Desse modo, a partir dos dados de fala-em-interação das aulas analisadas, evidencia-se a importância do modo de organização da interação nas aulas para a construção conjunta e participativa do conhecimento em sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756
10.14393/DL12-v6n1a2012-28
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756
identifier_str_mv 10.14393/DL12-v6n1a2012-28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14756/9733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Jakeline Aparecida Semechechem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Jakeline Aparecida Semechechem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 1 (2012): Número Atemático; 528-548
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 1 (2012): Número Atemático; 528-548
Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 1 (2012): Número Atemático; 528-548
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713620738048