O CORPO E A CAPOEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim Scarabucci de Oliveira, Carolina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20294
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa interdisciplinar, apresentada como requisito obrigatório para a titulação de especialista em Docência na Diversidade pela Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 2010, sob as temáticas da capoeira e da corporeidade, visando à aplicação da Lei 10.639/03 no contexto escolar, por meio de uma abordagem inserida na prática de sala de aula, em uma das inúmeras (e possíveis) soluções de incorporarmos, efetivamente, no currículo, a cultura afro-brasileira. São trazidos, no desenvolver da leitura, os conceitos de corpo até a contemporaneidade, definindo o desenrolar dessa perspectiva com base em Merleau Ponty, onde ele (o corpo) é, ao mesmo tempo, atuante e meio de contato e comunicação com o mundo. Nesta perspectiva, traçaram-se as variantes de conceito e prática na capoeira e como essa proposta poderia ser conexa com outras disciplinas, assim como os resultados advindos com a incorporação sugerida.
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