Educação para o ser mais no Movimento de Mulheres Camponesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20264 |
Resumo: | Discutir os movimentos sociais numa perspectiva de sujeitos educadores requer a compreensão de que, embora vivamos em uma sociedade democrática, é preciso lutar contra as desigualdades e as várias formas de opressão, pois esta forma de organização social não implica que as lutas sociais percam sentido. Neste ensaio nos propomos refletir, com auxílio de Paulo Freire, o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) como sujeito que, ao incidir na sociedade, possibilita educação para o ser mais das mulheres militantes que ao constituírem o Movimento, se fazem e se transformam. As reflexões aqui apresentadas são decorrentes de inserção militante no MMC. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados registros e observações em vários momentos da vida do Movimento. |
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