Educação para o ser mais no Movimento de Mulheres Camponesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Isaura Isabel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Janh, Elisiane de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20264
Resumo: Discutir os movimentos sociais numa perspectiva de sujeitos educadores requer a compreensão de que, embora vivamos em uma sociedade democrática, é preciso lutar contra as desigualdades e as várias formas de opressão, pois esta forma de organização social não implica que as lutas sociais percam sentido. Neste ensaio nos propomos refletir, com auxílio de Paulo Freire, o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) como sujeito que, ao incidir na sociedade, possibilita educação para o ser mais das mulheres militantes que ao constituírem o Movimento, se fazem e se transformam. As reflexões aqui apresentadas são decorrentes de inserção militante no MMC. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados registros e observações em vários momentos da vida do Movimento.
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