Análise de um programa de formação continuada de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Vanini, Jacyara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira Slesaczek, Tatiani, Hermes Chesani, Fabiola, Silva Fontanele, Rafael, Pilot Franciozi, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540
Resumo: A inclusão de crianças com deficiência no contexto das escolas regulares ainda tem muito a avançar, principalmente no que diz respeito à formação dos educadores. O objetivo deste trabalho é analisar um programa de formação continuada para educadores da educação inclusiva. O método se define como qualitativo e exploratório, inspirado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa aconteceu em uma cidade da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e os participantes foram educadores da rede municipal de ensino. As técnicas de coleta de dados foram questionários, oficinas e diário de campo. Os resultados emergiram a partir da coleta de oitenta questionários e de cinco oficinas. Os temas que emergiram dos questionários para serem desvelados nas oficinas foram: legislação da educação inclusiva, ergonomia para as atividades educativas e autismo. Após o tratamento dos dados das gravações das oficinas e dos diários de campos, foram identificadas na fala das educadoras as seguintes categorias: a linha tênue entre educação e saúde em tempos de inclusão; barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos e autismo: tempo de escuta e aprendizagem. Conclui-se que os temas das formações continuadas dos educadores sejam a partir de sua realidade vivida.
id UFU-13_203cfeff33630a17d928545d5bbcfb71
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42540
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Análise de um programa de formação continuada de educadoresEducadorInclusão EducacionalEducação Continuada.EducatorEducational InclusionContinuing EducationA inclusão de crianças com deficiência no contexto das escolas regulares ainda tem muito a avançar, principalmente no que diz respeito à formação dos educadores. O objetivo deste trabalho é analisar um programa de formação continuada para educadores da educação inclusiva. O método se define como qualitativo e exploratório, inspirado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa aconteceu em uma cidade da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e os participantes foram educadores da rede municipal de ensino. As técnicas de coleta de dados foram questionários, oficinas e diário de campo. Os resultados emergiram a partir da coleta de oitenta questionários e de cinco oficinas. Os temas que emergiram dos questionários para serem desvelados nas oficinas foram: legislação da educação inclusiva, ergonomia para as atividades educativas e autismo. Após o tratamento dos dados das gravações das oficinas e dos diários de campos, foram identificadas na fala das educadoras as seguintes categorias: a linha tênue entre educação e saúde em tempos de inclusão; barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos e autismo: tempo de escuta e aprendizagem. Conclui-se que os temas das formações continuadas dos educadores sejam a partir de sua realidade vivida.Universidade Federal de Uberlândia2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/4254010.14393/rep-v17n32018-art08Revista de Educação Popular; v. 17 n. 3 (2018): Revista de Educação Popular; 117-1281982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540/pdfCopyright (c) 2019 Fabiola Hermes Chesani, JACYARA DE OLIVEIRA VANINI, TATIANI DE OLIVEIRA SLESACZEK, Rafael Silva Fontanele, Daniela Pilot Franciozihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Vanini, Jacyarade Oliveira Slesaczek, TatianiHermes Chesani, FabiolaSilva Fontanele, RafaelPilot Franciozi, Daniela2023-03-22T16:50:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42540Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-22T16:50:35Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um programa de formação continuada de educadores
title Análise de um programa de formação continuada de educadores
spellingShingle Análise de um programa de formação continuada de educadores
de Oliveira Vanini, Jacyara
Educador
Inclusão Educacional
Educação Continuada.
Educator
Educational Inclusion
Continuing Education
title_short Análise de um programa de formação continuada de educadores
title_full Análise de um programa de formação continuada de educadores
title_fullStr Análise de um programa de formação continuada de educadores
title_full_unstemmed Análise de um programa de formação continuada de educadores
title_sort Análise de um programa de formação continuada de educadores
author de Oliveira Vanini, Jacyara
author_facet de Oliveira Vanini, Jacyara
de Oliveira Slesaczek, Tatiani
Hermes Chesani, Fabiola
Silva Fontanele, Rafael
Pilot Franciozi, Daniela
author_role author
author2 de Oliveira Slesaczek, Tatiani
Hermes Chesani, Fabiola
Silva Fontanele, Rafael
Pilot Franciozi, Daniela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Vanini, Jacyara
de Oliveira Slesaczek, Tatiani
Hermes Chesani, Fabiola
Silva Fontanele, Rafael
Pilot Franciozi, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Educador
Inclusão Educacional
Educação Continuada.
Educator
Educational Inclusion
Continuing Education
topic Educador
Inclusão Educacional
Educação Continuada.
Educator
Educational Inclusion
Continuing Education
description A inclusão de crianças com deficiência no contexto das escolas regulares ainda tem muito a avançar, principalmente no que diz respeito à formação dos educadores. O objetivo deste trabalho é analisar um programa de formação continuada para educadores da educação inclusiva. O método se define como qualitativo e exploratório, inspirado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa aconteceu em uma cidade da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e os participantes foram educadores da rede municipal de ensino. As técnicas de coleta de dados foram questionários, oficinas e diário de campo. Os resultados emergiram a partir da coleta de oitenta questionários e de cinco oficinas. Os temas que emergiram dos questionários para serem desvelados nas oficinas foram: legislação da educação inclusiva, ergonomia para as atividades educativas e autismo. Após o tratamento dos dados das gravações das oficinas e dos diários de campos, foram identificadas na fala das educadoras as seguintes categorias: a linha tênue entre educação e saúde em tempos de inclusão; barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos e autismo: tempo de escuta e aprendizagem. Conclui-se que os temas das formações continuadas dos educadores sejam a partir de sua realidade vivida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540
10.14393/rep-v17n32018-art08
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540
identifier_str_mv 10.14393/rep-v17n32018-art08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 17 n. 3 (2018): Revista de Educação Popular; 117-128
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897928609792