Análise de um programa de formação continuada de educadores
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540 |
Resumo: | A inclusão de crianças com deficiência no contexto das escolas regulares ainda tem muito a avançar, principalmente no que diz respeito à formação dos educadores. O objetivo deste trabalho é analisar um programa de formação continuada para educadores da educação inclusiva. O método se define como qualitativo e exploratório, inspirado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa aconteceu em uma cidade da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e os participantes foram educadores da rede municipal de ensino. As técnicas de coleta de dados foram questionários, oficinas e diário de campo. Os resultados emergiram a partir da coleta de oitenta questionários e de cinco oficinas. Os temas que emergiram dos questionários para serem desvelados nas oficinas foram: legislação da educação inclusiva, ergonomia para as atividades educativas e autismo. Após o tratamento dos dados das gravações das oficinas e dos diários de campos, foram identificadas na fala das educadoras as seguintes categorias: a linha tênue entre educação e saúde em tempos de inclusão; barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos e autismo: tempo de escuta e aprendizagem. Conclui-se que os temas das formações continuadas dos educadores sejam a partir de sua realidade vivida. |
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