Educação especial e inclusão: concepções de professores que atuam nas salas de atendimento educacional especializado.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8050 |
Resumo: | Na perspectiva da educação inclusiva como ponto de partida para uma educação para todos, buscou-se através deste trabalho de pesquisa verificar e analisar a concepção de professores que atuam com a educação inclusiva, mais precisamente com o AEE - Atendimento Educacional Especializado. Para tanto, buscou-se conhecer quais as concepções desses professores acerca do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, assim como sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão desses alunos em nossas escolas. A pesquisa teve como campo de estudo sete escolas da rede pública do município de Cuité-P. B, as quais dispunham de salas de AEE. Participaram nove educadoras responsáveis pelos trabalhos realizados nessas salas especializadas. Para a coleta dos dados, foi elaborado um roteiro para as entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com o auxílio de um gravador digital para possibilitar o registro e as transcrições das mesmas, cujos conteúdos foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Acerca dos resultados, através das respostas das entrevistadas emergiram seis classes temáticas (conceito de inclusão, formação continuada para professores, desafios no trabalho com inclusão, perspectivas no trabalho com inclusão, atendimento educacional especializado além de legislação e políticas públicas) referentes à educação inclusiva, as quais se subdividiram em categorias e subcategorias. Constatou-se a partir das respostas que, apesar das dificuldades que existem em relação ao trabalho desenvolvido no AEE, tais como: o preconceito, a falta de parcerias, a falta de estrutura adequada e, até mesmo, a falta de uma formação continuada mais eficaz, por exemplo, os professores relataram se sentirem esperançosos em relação ao AEE e acreditarem no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. |
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Educação especial e inclusão: concepções de professores que atuam nas salas de atendimento educacional especializado.Special education and inclusion: conceptions of teachers who work in specialized educational services.Educación especial e inclusión: concepciones de docentes que actúan en salas de servicios educativos especializados.Atendimento Educacional EspecializadoInclusãoFormação ContinuadaEducational Service SpecialistInclusionContinuing EducationServicio Educativo EspecializadoInclusiónEducación continuaEducação EspecialNa perspectiva da educação inclusiva como ponto de partida para uma educação para todos, buscou-se através deste trabalho de pesquisa verificar e analisar a concepção de professores que atuam com a educação inclusiva, mais precisamente com o AEE - Atendimento Educacional Especializado. Para tanto, buscou-se conhecer quais as concepções desses professores acerca do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, assim como sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão desses alunos em nossas escolas. A pesquisa teve como campo de estudo sete escolas da rede pública do município de Cuité-P. B, as quais dispunham de salas de AEE. Participaram nove educadoras responsáveis pelos trabalhos realizados nessas salas especializadas. Para a coleta dos dados, foi elaborado um roteiro para as entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com o auxílio de um gravador digital para possibilitar o registro e as transcrições das mesmas, cujos conteúdos foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Acerca dos resultados, através das respostas das entrevistadas emergiram seis classes temáticas (conceito de inclusão, formação continuada para professores, desafios no trabalho com inclusão, perspectivas no trabalho com inclusão, atendimento educacional especializado além de legislação e políticas públicas) referentes à educação inclusiva, as quais se subdividiram em categorias e subcategorias. Constatou-se a partir das respostas que, apesar das dificuldades que existem em relação ao trabalho desenvolvido no AEE, tais como: o preconceito, a falta de parcerias, a falta de estrutura adequada e, até mesmo, a falta de uma formação continuada mais eficaz, por exemplo, os professores relataram se sentirem esperançosos em relação ao AEE e acreditarem no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.In view of inclusive education as a starting point for education for all, we sought through this research paper check and analyze the design of teachers who work with inclusive education, more precisely with the ESA - Specialized Educational Service. Therefore, we sought to know what the views of these teachers on the development and learning of students with special educational needs, as well as the challenges and difficulties faced in the inclusion process of these students in our schools. The research was to study the field of seven public schools in the municipality of Cuité-P. B, which had AEE rooms. Attended nine teachers responsible for the work carried out in these specialized rooms. To collect the data, it designed a roadmap for semi-structured interviews, which were carried out with the aid of a digital recorder to enable the registration and the same transcripts, whose contents were analyzed from the content analysis technique proposed by Bardin (2011). On the results, through the answers of the interviewees emerged six thematic classes (concept of inclusion, continuing education for teachers, challenges in working with inclusion perspectives in working with inclusion, specialized educational services as well as legislation and public policies) related to inclusive education, which are subdivided into categories and subcategories. It was found from the answers that, despite the difficulties that exist in relation to the work of the ESA, such as prejudice, lack of partner, lack of adequate structure and even the lack of continuing education more effective, for example, teachers reported feeling hopeful about the ESA and believe in the development and learning of students with special needs.Desde la perspectiva de la educación inclusiva como punto de partida para una educación para todos, este trabajo de investigación buscó verificar y analizar la concepción de los docentes que actúan con la educación inclusiva, más precisamente con la AEE - Asistencia Educativa Especializada. Para ello, buscamos conocer cuáles eran las concepciones de estos docentes sobre el desarrollo y aprendizaje de los alumnos con necesidades educativas especiales, así como sobre los retos y dificultades enfrentados en el proceso de inclusión de estos alumnos en nuestras escuelas. La investigación tuvo como campo de estudio siete escuelas públicas de la ciudad de Cuité-P. B, que tenía habitaciones ESA. Participaron nueve educadores responsables del trabajo que se realiza en estas salas especializadas. Para la recolección de datos, se elaboró un guión de entrevistas semiestructuradas, las cuales se realizaron con la ayuda de una grabadora digital para posibilitar su registro y transcripción, cuyo contenido fue analizado mediante la técnica de Análisis de Contenido, propuesta por Bardin (2011). En cuanto a los resultados, a través de las respuestas de los entrevistados surgieron seis clases temáticas (concepto de inclusión, formación continua para docentes, desafíos en el trabajo con inclusión, perspectivas en el trabajo con inclusión, asistencia educativa especializada además de legislación y políticas públicas) referentes a educación inclusiva, las cuales se subdividieron en categorías y subcategorías. De las respuestas se constató que, a pesar de las dificultades que existen en relación al trabajo desarrollado en la AEE, tales como: prejuicios, falta de alianzas, falta de estructura adecuada e, incluso, la falta de un más Por ejemplo, los docentes informaron sentirse esperanzado con ESA y creer en el desarrollo y aprendizaje de los estudiantes con necesidades especiales.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGRAMOS, Deborah Dornellas.RAMOS, Deborah Dornellas.http://lattes.cnpq.br/8976434644813519FEITOSA, Izayana Pereira.LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.SILVA, Mônica de Oliveira Souto.2016-10-052019-10-14T12:10:49Z2019-10-142019-10-14T12:10:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8050SILVA, Mônica de Oliveira Souto. Educação especial e inclusão: concepções de professores que atuam nas salas de atendimento educacional especializado. 2016. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:37:35Zoai:localhost:riufcg/8050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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