As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20145 |
Resumo: | Este texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação entre as Políticas Públicas de Educação Infantil e as políticas neoliberais. Far-se-á uma retrospectiva histórica acerca do surgimento do neoliberalismo no mundo, na América Latina e no Brasil, procurando identificar quais são as principais teses defendidas por esse novo modelo econômico e como elas se materializaram especificamente na sociedade brasileira a partir da década de 1980, período marcado pelo processo de abertura política e de re-democratização do país. Na lógica neoliberal a educação passa a ser compreendida como mais uma mercadoria disponível no mercado; e aquilo que é um direito subjetivo do cidadão passa a ser encarado como uma concessão. No que se refere à educação infantil, os efeitos das políticas neoliberais se resumem em: pífios investimentos destinados a essa etapa essencial da educação básica e falta de uma política séria de formação dos profissionais que trabalham na educação infantil. Os governos defendem a educação como a única forma de garantir a governabilidade; no entanto, não é uma tarefa impossível, mas que exige a construção de um processo educativo, revestido de formação política, capaz de garantir que a sociedade consiga compreender criticamente o contexto em que está inserida. |
id |
UFU-13_349117f4803f2bcd1a9bcd05bf967f66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20145 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismoPolíticas PúblicasNeoliberalismoEducação Infantil.Este texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação entre as Políticas Públicas de Educação Infantil e as políticas neoliberais. Far-se-á uma retrospectiva histórica acerca do surgimento do neoliberalismo no mundo, na América Latina e no Brasil, procurando identificar quais são as principais teses defendidas por esse novo modelo econômico e como elas se materializaram especificamente na sociedade brasileira a partir da década de 1980, período marcado pelo processo de abertura política e de re-democratização do país. Na lógica neoliberal a educação passa a ser compreendida como mais uma mercadoria disponível no mercado; e aquilo que é um direito subjetivo do cidadão passa a ser encarado como uma concessão. No que se refere à educação infantil, os efeitos das políticas neoliberais se resumem em: pífios investimentos destinados a essa etapa essencial da educação básica e falta de uma política séria de formação dos profissionais que trabalham na educação infantil. Os governos defendem a educação como a única forma de garantir a governabilidade; no entanto, não é uma tarefa impossível, mas que exige a construção de um processo educativo, revestido de formação política, capaz de garantir que a sociedade consiga compreender criticamente o contexto em que está inserida.Universidade Federal de Uberlândia2011-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2014510.14393/REP-2011-20145Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20145/10750Copyright (c) 2011 Michelle Cândida de Oliveira, Antônio Cláudio Moreira Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Michelle Cândida deCosta, Antônio Cláudio Moreira2022-12-08T13:38:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20145Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-08T13:38:04Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo |
title |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo |
spellingShingle |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo Oliveira, Michelle Cândida de Políticas Públicas Neoliberalismo Educação Infantil. |
title_short |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo |
title_full |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo |
title_fullStr |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo |
title_full_unstemmed |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo |
title_sort |
As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo |
author |
Oliveira, Michelle Cândida de |
author_facet |
Oliveira, Michelle Cândida de Costa, Antônio Cláudio Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Antônio Cláudio Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Michelle Cândida de Costa, Antônio Cláudio Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Neoliberalismo Educação Infantil. |
topic |
Políticas Públicas Neoliberalismo Educação Infantil. |
description |
Este texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação entre as Políticas Públicas de Educação Infantil e as políticas neoliberais. Far-se-á uma retrospectiva histórica acerca do surgimento do neoliberalismo no mundo, na América Latina e no Brasil, procurando identificar quais são as principais teses defendidas por esse novo modelo econômico e como elas se materializaram especificamente na sociedade brasileira a partir da década de 1980, período marcado pelo processo de abertura política e de re-democratização do país. Na lógica neoliberal a educação passa a ser compreendida como mais uma mercadoria disponível no mercado; e aquilo que é um direito subjetivo do cidadão passa a ser encarado como uma concessão. No que se refere à educação infantil, os efeitos das políticas neoliberais se resumem em: pífios investimentos destinados a essa etapa essencial da educação básica e falta de uma política séria de formação dos profissionais que trabalham na educação infantil. Os governos defendem a educação como a única forma de garantir a governabilidade; no entanto, não é uma tarefa impossível, mas que exige a construção de um processo educativo, revestido de formação política, capaz de garantir que a sociedade consiga compreender criticamente o contexto em que está inserida. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20145 10.14393/REP-2011-20145 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20145 |
identifier_str_mv |
10.14393/REP-2011-20145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20145/10750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Michelle Cândida de Oliveira, Antônio Cláudio Moreira Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Michelle Cândida de Oliveira, Antônio Cláudio Moreira Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011) 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068899394519040 |