As políticas públicas de educação infantil no contexto do neoliberalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Michelle Cândida de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Antônio Cláudio Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20145
Resumo: Este texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação entre as Políticas Públicas de Educação Infantil e as políticas neoliberais. Far-se-á uma retrospectiva histórica acerca do surgimento do neoliberalismo no mundo, na América Latina e no Brasil, procurando identificar quais são as principais teses defendidas por esse novo modelo econômico e como elas se materializaram especificamente na sociedade brasileira a partir da década de 1980, período marcado pelo processo de abertura política e de re-democratização do país. Na lógica neoliberal a educação passa a ser compreendida como mais uma mercadoria disponível no mercado; e aquilo que é um direito subjetivo do cidadão passa a ser encarado como uma concessão. No que se refere à educação infantil, os efeitos das políticas neoliberais se resumem em: pífios investimentos destinados a essa etapa essencial da educação básica e falta de uma política séria de formação dos profissionais que trabalham na educação infantil. Os governos defendem a educação como a única forma de garantir a governabilidade; no entanto, não é uma tarefa impossível, mas que exige a construção de um processo educativo, revestido de formação política, capaz de garantir que a sociedade consiga compreender criticamente o contexto em que está inserida.
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