Educação do e no campo: problematizações acerca do currículo escolar e das políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Reginaldo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Márcio, Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33575
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o currículo para as escolas do e no campo, ou seja, para as escolas que hoje, no Brasil, são pensadas para crianças, jovens e adultos/as que estão ligados/as à educação da terra. A noção de currículo é problematizada e defende-se que ele seja diferenciado em seus aspectos sociais e culturais para escolas do e no campo. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e investigativo, são apresentados/as pesquisadores/as que defendem uma pedagogia da diversidade pautada em um currículo que leva em consideração as comunidades que hoje moram, produzem e criam os espaços políticos no campo. Este artigo proporciona uma reflexão sobre a necessidade de levar em consideração a diversidade e a realidade do campo no momento de elaborar os currículos e efetivar a prática docente nestas escolas específicas.
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