Educação do e no campo: problematizações acerca do currículo escolar e das políticas educacionais
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33575 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir o currículo para as escolas do e no campo, ou seja, para as escolas que hoje, no Brasil, são pensadas para crianças, jovens e adultos/as que estão ligados/as à educação da terra. A noção de currículo é problematizada e defende-se que ele seja diferenciado em seus aspectos sociais e culturais para escolas do e no campo. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e investigativo, são apresentados/as pesquisadores/as que defendem uma pedagogia da diversidade pautada em um currículo que leva em consideração as comunidades que hoje moram, produzem e criam os espaços políticos no campo. Este artigo proporciona uma reflexão sobre a necessidade de levar em consideração a diversidade e a realidade do campo no momento de elaborar os currículos e efetivar a prática docente nestas escolas específicas. |
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Educação do e no campo: problematizações acerca do currículo escolar e das políticas educacionaisEducação do e no Campo. Currículo. Diversidade Cultural. Formação de Professores/as.O objetivo deste artigo é discutir o currículo para as escolas do e no campo, ou seja, para as escolas que hoje, no Brasil, são pensadas para crianças, jovens e adultos/as que estão ligados/as à educação da terra. A noção de currículo é problematizada e defende-se que ele seja diferenciado em seus aspectos sociais e culturais para escolas do e no campo. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e investigativo, são apresentados/as pesquisadores/as que defendem uma pedagogia da diversidade pautada em um currículo que leva em consideração as comunidades que hoje moram, produzem e criam os espaços políticos no campo. Este artigo proporciona uma reflexão sobre a necessidade de levar em consideração a diversidade e a realidade do campo no momento de elaborar os currículos e efetivar a prática docente nestas escolas específicas.Universidade Federal de Uberlândia2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3357510.14393/rep-v15n22016-art06Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 77-901982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33575/pdfCopyright (c) 2017 Os autoreshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Reginaldode Oliveira, MárcioMaio, Eliane Rose2023-03-27T14:39:19Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33575Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T14:39:19Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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