EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colla, Rodrigo Avila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779
Resumo: O presente texto advém de uma observação feita durante dez encontros em uma oficina de Criação Literária. Estabelece conexões entre as práticas empreendidas nessas aulas, que correspondem a uma dinâmica de educação popular, e a formação que se quer levar a cabo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Salienta a importância da valorização dos trabalhos dos alunos a fim de instigá-los à participação numa dinâmica pedagógica dialógica e horizontal. Propõe a implementação de uma dinâmica semelhante à da oficina na modalidade de EJA e argumenta sobre a importância da construção de um ambiente propício para o diálogo, para a criação e para a ressignificação das experiências dos educandos. Por fim, considera as experiências interpessoais e intergeracionais como enriquecedoras das práticas pedagógicas em EJA.
id UFU-13_5cb166f2155159890faebc01a4ec2c40
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23779
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULARDiálogo Intergeracional em EducaçãoEducação de Jovens e AdultosEducação para a AutonomiaEducação PopularOficina de Criação LiteráriaO presente texto advém de uma observação feita durante dez encontros em uma oficina de Criação Literária. Estabelece conexões entre as práticas empreendidas nessas aulas, que correspondem a uma dinâmica de educação popular, e a formação que se quer levar a cabo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Salienta a importância da valorização dos trabalhos dos alunos a fim de instigá-los à participação numa dinâmica pedagógica dialógica e horizontal. Propõe a implementação de uma dinâmica semelhante à da oficina na modalidade de EJA e argumenta sobre a importância da construção de um ambiente propício para o diálogo, para a criação e para a ressignificação das experiências dos educandos. Por fim, considera as experiências interpessoais e intergeracionais como enriquecedoras das práticas pedagógicas em EJA.Universidade Federal de Uberlândia2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2377910.14393/rep-v13n12014-rel02Revista de Educação Popular; v. 13 n. 1 (2014): Revista de Educação Popular; 125-1341982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779/14620https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColla, Rodrigo Avila2023-03-29T18:11:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23779Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T18:11:36Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
Colla, Rodrigo Avila
Diálogo Intergeracional em Educação
Educação de Jovens e Adultos
Educação para a Autonomia
Educação Popular
Oficina de Criação Literária
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
author Colla, Rodrigo Avila
author_facet Colla, Rodrigo Avila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colla, Rodrigo Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo Intergeracional em Educação
Educação de Jovens e Adultos
Educação para a Autonomia
Educação Popular
Oficina de Criação Literária
topic Diálogo Intergeracional em Educação
Educação de Jovens e Adultos
Educação para a Autonomia
Educação Popular
Oficina de Criação Literária
description O presente texto advém de uma observação feita durante dez encontros em uma oficina de Criação Literária. Estabelece conexões entre as práticas empreendidas nessas aulas, que correspondem a uma dinâmica de educação popular, e a formação que se quer levar a cabo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Salienta a importância da valorização dos trabalhos dos alunos a fim de instigá-los à participação numa dinâmica pedagógica dialógica e horizontal. Propõe a implementação de uma dinâmica semelhante à da oficina na modalidade de EJA e argumenta sobre a importância da construção de um ambiente propício para o diálogo, para a criação e para a ressignificação das experiências dos educandos. Por fim, considera as experiências interpessoais e intergeracionais como enriquecedoras das práticas pedagógicas em EJA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779
10.14393/rep-v13n12014-rel02
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779
identifier_str_mv 10.14393/rep-v13n12014-rel02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779/14620
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 13 n. 1 (2014): Revista de Educação Popular; 125-134
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897373913088