EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779 |
Resumo: | O presente texto advém de uma observação feita durante dez encontros em uma oficina de Criação Literária. Estabelece conexões entre as práticas empreendidas nessas aulas, que correspondem a uma dinâmica de educação popular, e a formação que se quer levar a cabo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Salienta a importância da valorização dos trabalhos dos alunos a fim de instigá-los à participação numa dinâmica pedagógica dialógica e horizontal. Propõe a implementação de uma dinâmica semelhante à da oficina na modalidade de EJA e argumenta sobre a importância da construção de um ambiente propício para o diálogo, para a criação e para a ressignificação das experiências dos educandos. Por fim, considera as experiências interpessoais e intergeracionais como enriquecedoras das práticas pedagógicas em EJA. |
id |
UFU-13_5cb166f2155159890faebc01a4ec2c40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23779 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULARDiálogo Intergeracional em EducaçãoEducação de Jovens e AdultosEducação para a AutonomiaEducação PopularOficina de Criação LiteráriaO presente texto advém de uma observação feita durante dez encontros em uma oficina de Criação Literária. Estabelece conexões entre as práticas empreendidas nessas aulas, que correspondem a uma dinâmica de educação popular, e a formação que se quer levar a cabo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Salienta a importância da valorização dos trabalhos dos alunos a fim de instigá-los à participação numa dinâmica pedagógica dialógica e horizontal. Propõe a implementação de uma dinâmica semelhante à da oficina na modalidade de EJA e argumenta sobre a importância da construção de um ambiente propício para o diálogo, para a criação e para a ressignificação das experiências dos educandos. Por fim, considera as experiências interpessoais e intergeracionais como enriquecedoras das práticas pedagógicas em EJA.Universidade Federal de Uberlândia2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2377910.14393/rep-v13n12014-rel02Revista de Educação Popular; v. 13 n. 1 (2014): Revista de Educação Popular; 125-1341982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779/14620https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColla, Rodrigo Avila2023-03-29T18:11:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23779Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T18:11:36Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR Colla, Rodrigo Avila Diálogo Intergeracional em Educação Educação de Jovens e Adultos Educação para a Autonomia Educação Popular Oficina de Criação Literária |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR |
author |
Colla, Rodrigo Avila |
author_facet |
Colla, Rodrigo Avila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colla, Rodrigo Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diálogo Intergeracional em Educação Educação de Jovens e Adultos Educação para a Autonomia Educação Popular Oficina de Criação Literária |
topic |
Diálogo Intergeracional em Educação Educação de Jovens e Adultos Educação para a Autonomia Educação Popular Oficina de Criação Literária |
description |
O presente texto advém de uma observação feita durante dez encontros em uma oficina de Criação Literária. Estabelece conexões entre as práticas empreendidas nessas aulas, que correspondem a uma dinâmica de educação popular, e a formação que se quer levar a cabo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Salienta a importância da valorização dos trabalhos dos alunos a fim de instigá-los à participação numa dinâmica pedagógica dialógica e horizontal. Propõe a implementação de uma dinâmica semelhante à da oficina na modalidade de EJA e argumenta sobre a importância da construção de um ambiente propício para o diálogo, para a criação e para a ressignificação das experiências dos educandos. Por fim, considera as experiências interpessoais e intergeracionais como enriquecedoras das práticas pedagógicas em EJA. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779 10.14393/rep-v13n12014-rel02 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v13n12014-rel02 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779/14620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 13 n. 1 (2014): Revista de Educação Popular; 125-134 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897373913088 |