CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Persia Nelly Alves Nunes, Dalma
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues de Castro, Leticia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20305
Resumo: A educação apresenta um papel importante nos processos de humanização das relações entre os indivíduos e de transformação da realidade social. Podemos considerar que a alfabetização é um processo que envolve a identidade de cada indivíduo para a construção da identidade social, um ato político, de conhecimento, um ato criador. Este trabalho trata de uma investigação na qual apresentamos as contribuições da perspectiva freiriana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos. Objetivamos apresentar as considerações acerca das contribuições de Paulo Freire, no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos, durante atividades desenvolvidas no projeto proposto para a EJA em espaços não escolares. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, na medida em que aponta para a necessidade do pesquisador em investigar o objeto de estudo, com enfoque no processo, e, ainda, na observação participante como possibilidade de fundamentação em dados fixados nas interações interpessoais. Essa discussão nos permite refletir, construir e reconstruir saberes e competências sobre as práticas não escolares da EJA e o acesso a vários conhecimentos, que serão importantes na atuação docente.
id UFU-13_629ca1b0e2d67747679fce4aefdcaaac
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20305
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADEEducação de jovens e adultosContribuições freirianasAlfabetização.A educação apresenta um papel importante nos processos de humanização das relações entre os indivíduos e de transformação da realidade social. Podemos considerar que a alfabetização é um processo que envolve a identidade de cada indivíduo para a construção da identidade social, um ato político, de conhecimento, um ato criador. Este trabalho trata de uma investigação na qual apresentamos as contribuições da perspectiva freiriana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos. Objetivamos apresentar as considerações acerca das contribuições de Paulo Freire, no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos, durante atividades desenvolvidas no projeto proposto para a EJA em espaços não escolares. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, na medida em que aponta para a necessidade do pesquisador em investigar o objeto de estudo, com enfoque no processo, e, ainda, na observação participante como possibilidade de fundamentação em dados fixados nas interações interpessoais. Essa discussão nos permite refletir, construir e reconstruir saberes e competências sobre as práticas não escolares da EJA e o acesso a vários conhecimentos, que serão importantes na atuação docente.Universidade Federal de Uberlândia2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2030510.14393/rep-v12n12013-art04Revista de Educação Popular; v. 12 n. 1 (2013): Revista de Educação Popular1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20305/12510https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPersia Nelly Alves Nunes, DalmaRodrigues de Castro, Leticia2023-03-31T14:46:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20305Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-31T14:46:26Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
title CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
Persia Nelly Alves Nunes, Dalma
Educação de jovens e adultos
Contribuições freirianas
Alfabetização.
title_short CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
title_full CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
author Persia Nelly Alves Nunes, Dalma
author_facet Persia Nelly Alves Nunes, Dalma
Rodrigues de Castro, Leticia
author_role author
author2 Rodrigues de Castro, Leticia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Persia Nelly Alves Nunes, Dalma
Rodrigues de Castro, Leticia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Contribuições freirianas
Alfabetização.
topic Educação de jovens e adultos
Contribuições freirianas
Alfabetização.
description A educação apresenta um papel importante nos processos de humanização das relações entre os indivíduos e de transformação da realidade social. Podemos considerar que a alfabetização é um processo que envolve a identidade de cada indivíduo para a construção da identidade social, um ato político, de conhecimento, um ato criador. Este trabalho trata de uma investigação na qual apresentamos as contribuições da perspectiva freiriana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos. Objetivamos apresentar as considerações acerca das contribuições de Paulo Freire, no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos, durante atividades desenvolvidas no projeto proposto para a EJA em espaços não escolares. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, na medida em que aponta para a necessidade do pesquisador em investigar o objeto de estudo, com enfoque no processo, e, ainda, na observação participante como possibilidade de fundamentação em dados fixados nas interações interpessoais. Essa discussão nos permite refletir, construir e reconstruir saberes e competências sobre as práticas não escolares da EJA e o acesso a vários conhecimentos, que serão importantes na atuação docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20305
10.14393/rep-v12n12013-art04
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20305
identifier_str_mv 10.14393/rep-v12n12013-art04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20305/12510
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 12 n. 1 (2013): Revista de Educação Popular
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897349795840