Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267 |
Resumo: | Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário. |
id |
UFU-13_76ebed704c291b23cfeed5c0161815d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20267 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário.Universidade Federal de Uberlândia2011-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2026710.14393/REP-2011-20267Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267/10805Copyright (c) 2011 Mário da Silva Garrote Filho, Cecília Lomônacohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarrote Filho, Mário da SilvaLomônaco, Cecília2022-12-08T13:44:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20267Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-08T13:44:18Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. |
title |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. |
spellingShingle |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. Garrote Filho, Mário da Silva |
title_short |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. |
title_full |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. |
title_fullStr |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. |
title_full_unstemmed |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. |
title_sort |
Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. |
author |
Garrote Filho, Mário da Silva |
author_facet |
Garrote Filho, Mário da Silva Lomônaco, Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Lomônaco, Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garrote Filho, Mário da Silva Lomônaco, Cecília |
description |
Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267 10.14393/REP-2011-20267 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267 |
identifier_str_mv |
10.14393/REP-2011-20267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267/10805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Mário da Silva Garrote Filho, Cecília Lomônaco https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Mário da Silva Garrote Filho, Cecília Lomônaco https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011) 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068899453239296 |