As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566 |
Resumo: | Esse artigo relata o resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que se constitui no levantamento de artigos publicados nas reuniões da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Grupo de estudo 5 - GT 5. Nosso objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre as avaliações externas, procurando compreender as implicações dessas avaliações para a educação básica. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um recorte temporal, percorrendo os anos de 2008 a 2012. A análise dos artigos nos permitiu compreender os fatores externos e internos à escola que geram resultados positivos do IDEB em algumas escolas Municipais brasileiras, com vistas a identificar no contexto e na política local, os pontos que podem ter concorrido para isso, tendo como foco a prova Brasil. |
id |
UFGD-8_697ad0a5d11eed015668c9652702686b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2566 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEdAvaliações externas. Educação básica. ANPEd.Esse artigo relata o resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que se constitui no levantamento de artigos publicados nas reuniões da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Grupo de estudo 5 - GT 5. Nosso objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre as avaliações externas, procurando compreender as implicações dessas avaliações para a educação básica. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um recorte temporal, percorrendo os anos de 2008 a 2012. A análise dos artigos nos permitiu compreender os fatores externos e internos à escola que geram resultados positivos do IDEB em algumas escolas Municipais brasileiras, com vistas a identificar no contexto e na política local, os pontos que podem ter concorrido para isso, tendo como foco a prova Brasil.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 23-342318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566/2042Barbosa, Adriane OliveiraFerenc, Alvanize Valente Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2566Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:56:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd |
title |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd |
spellingShingle |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd Barbosa, Adriane Oliveira Avaliações externas. Educação básica. ANPEd. |
title_short |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd |
title_full |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd |
title_fullStr |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd |
title_full_unstemmed |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd |
title_sort |
As avaliações externas e suas implicações para a educação básica: uma análise a partir das produções do GT5 da ANPEd |
author |
Barbosa, Adriane Oliveira |
author_facet |
Barbosa, Adriane Oliveira Ferenc, Alvanize Valente Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Adriane Oliveira Ferenc, Alvanize Valente Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliações externas. Educação básica. ANPEd. |
topic |
Avaliações externas. Educação básica. ANPEd. |
description |
Esse artigo relata o resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que se constitui no levantamento de artigos publicados nas reuniões da Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Grupo de estudo 5 - GT 5. Nosso objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre as avaliações externas, procurando compreender as implicações dessas avaliações para a educação básica. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um recorte temporal, percorrendo os anos de 2008 a 2012. A análise dos artigos nos permitiu compreender os fatores externos e internos à escola que geram resultados positivos do IDEB em algumas escolas Municipais brasileiras, com vistas a identificar no contexto e na política local, os pontos que podem ter concorrido para isso, tendo como foco a prova Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2566/2042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 23-34 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831169996718080 |