Sistematizar experiências para pensar a prática na educação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Karine
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Motta Castro, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26221
Resumo: Este texto foi escrito a partir da realização de uma oficina com educadores sociais do município de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Apresentamos problematização a respeito da constituição do sujeito educador social. O texto analisa uma prática de formação continuada de educadores sociais, a partir da metodologia de sistematização de experiências, sobre quatro temas: concepção de Educação Social; percepção da realidade; processo de desenvolvimento da autonomia do educando; e relação com a defesa de direitos e participação social. O referencial teórico da Educação Popular aportou para esta reflexão. Constatamos a importância da sistematização no processo de formação, pois sistematizando nossas práticas aprendemos e ensinamos com elas e a partir delas.
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