A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575 |
Resumo: | Este trabalho visualiza a música como fator determinante e determinado pela cultura na qual ela é elaborada e, nessa perspectiva, possui como objetivo principal relatar a experiência ocorrida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Para trabalhar a temática urbanização com enfoque nos problemas socioambientais, foi desenvolvida uma metodologia que utilizou a música para compreender o mundo-vivido dos educandos, posto que a valorização da realidade permite investigar de que forma eles percebem e concebem o fazer geográfico. Trabalhou-se a música "Firme e forte" do grupo de pagode baiano Psirico, por ela representar, segundo os educandos, os problemas sociais explícitos em sua localidade, o município de Feira de Santana-BA. Portanto, esse relato de experiência está fundamentado em uma proposta que prioriza a narrativa (auto)biográfica que permite ao autor rememorar a sua experiência profissional. Com base nas discussões apresentadas, conclui-se que a produção musical tem a capacidade de influenciar e agregar sentimento de pertencimento a determinadas condições socioespaciais. |
id |
UFU-13_c62f3b40c4b0699c13bc7d32a75ca8de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27575 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativaGeografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica.Este trabalho visualiza a música como fator determinante e determinado pela cultura na qual ela é elaborada e, nessa perspectiva, possui como objetivo principal relatar a experiência ocorrida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Para trabalhar a temática urbanização com enfoque nos problemas socioambientais, foi desenvolvida uma metodologia que utilizou a música para compreender o mundo-vivido dos educandos, posto que a valorização da realidade permite investigar de que forma eles percebem e concebem o fazer geográfico. Trabalhou-se a música "Firme e forte" do grupo de pagode baiano Psirico, por ela representar, segundo os educandos, os problemas sociais explícitos em sua localidade, o município de Feira de Santana-BA. Portanto, esse relato de experiência está fundamentado em uma proposta que prioriza a narrativa (auto)biográfica que permite ao autor rememorar a sua experiência profissional. Com base nas discussões apresentadas, conclui-se que a produção musical tem a capacidade de influenciar e agregar sentimento de pertencimento a determinadas condições socioespaciais.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2757510.14393/rep-v14n12015-rel03Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 161-1691982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Miranda, EduardoSantana Silva, Hellen Mabel2023-03-29T17:10:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27575Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:10:35Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa |
title |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa |
spellingShingle |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa Oliveira Miranda, Eduardo Geografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica. |
title_short |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa |
title_full |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa |
title_fullStr |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa |
title_full_unstemmed |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa |
title_sort |
A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa |
author |
Oliveira Miranda, Eduardo |
author_facet |
Oliveira Miranda, Eduardo Santana Silva, Hellen Mabel |
author_role |
author |
author2 |
Santana Silva, Hellen Mabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Miranda, Eduardo Santana Silva, Hellen Mabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica. |
topic |
Geografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica. |
description |
Este trabalho visualiza a música como fator determinante e determinado pela cultura na qual ela é elaborada e, nessa perspectiva, possui como objetivo principal relatar a experiência ocorrida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Para trabalhar a temática urbanização com enfoque nos problemas socioambientais, foi desenvolvida uma metodologia que utilizou a música para compreender o mundo-vivido dos educandos, posto que a valorização da realidade permite investigar de que forma eles percebem e concebem o fazer geográfico. Trabalhou-se a música "Firme e forte" do grupo de pagode baiano Psirico, por ela representar, segundo os educandos, os problemas sociais explícitos em sua localidade, o município de Feira de Santana-BA. Portanto, esse relato de experiência está fundamentado em uma proposta que prioriza a narrativa (auto)biográfica que permite ao autor rememorar a sua experiência profissional. Com base nas discussões apresentadas, conclui-se que a produção musical tem a capacidade de influenciar e agregar sentimento de pertencimento a determinadas condições socioespaciais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575 10.14393/rep-v14n12015-rel03 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v14n12015-rel03 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 161-169 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897413758976 |