A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Miranda, Eduardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santana Silva, Hellen Mabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575
Resumo: Este trabalho visualiza a música como fator determinante e determinado pela cultura na qual ela é elaborada e, nessa perspectiva, possui como objetivo principal relatar a experiência ocorrida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Para trabalhar a temática urbanização com enfoque nos problemas socioambientais, foi desenvolvida uma metodologia que utilizou a música para compreender o mundo-vivido dos educandos, posto que a valorização da realidade permite investigar de que forma eles percebem e concebem o fazer geográfico. Trabalhou-se a música "Firme e forte" do grupo de pagode baiano Psirico, por ela representar, segundo os educandos, os problemas sociais explícitos em sua localidade, o município de Feira de Santana-BA. Portanto, esse relato de experiência está fundamentado em uma proposta que prioriza a narrativa (auto)biográfica que permite ao autor rememorar a sua experiência profissional. Com base nas discussões apresentadas, conclui-se que a produção musical tem a capacidade de influenciar e agregar sentimento de pertencimento a determinadas condições socioespaciais.
id UFU-13_c62f3b40c4b0699c13bc7d32a75ca8de
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27575
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativaGeografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica.Este trabalho visualiza a música como fator determinante e determinado pela cultura na qual ela é elaborada e, nessa perspectiva, possui como objetivo principal relatar a experiência ocorrida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Para trabalhar a temática urbanização com enfoque nos problemas socioambientais, foi desenvolvida uma metodologia que utilizou a música para compreender o mundo-vivido dos educandos, posto que a valorização da realidade permite investigar de que forma eles percebem e concebem o fazer geográfico. Trabalhou-se a música "Firme e forte" do grupo de pagode baiano Psirico, por ela representar, segundo os educandos, os problemas sociais explícitos em sua localidade, o município de Feira de Santana-BA. Portanto, esse relato de experiência está fundamentado em uma proposta que prioriza a narrativa (auto)biográfica que permite ao autor rememorar a sua experiência profissional. Com base nas discussões apresentadas, conclui-se que a produção musical tem a capacidade de influenciar e agregar sentimento de pertencimento a determinadas condições socioespaciais.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2757510.14393/rep-v14n12015-rel03Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 161-1691982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Miranda, EduardoSantana Silva, Hellen Mabel2023-03-29T17:10:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27575Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:10:35Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
title A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
spellingShingle A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
Oliveira Miranda, Eduardo
Geografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica.
title_short A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
title_full A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
title_fullStr A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
title_full_unstemmed A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
title_sort A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa
author Oliveira Miranda, Eduardo
author_facet Oliveira Miranda, Eduardo
Santana Silva, Hellen Mabel
author_role author
author2 Santana Silva, Hellen Mabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Miranda, Eduardo
Santana Silva, Hellen Mabel
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica.
topic Geografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica.
description Este trabalho visualiza a música como fator determinante e determinado pela cultura na qual ela é elaborada e, nessa perspectiva, possui como objetivo principal relatar a experiência ocorrida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Para trabalhar a temática urbanização com enfoque nos problemas socioambientais, foi desenvolvida uma metodologia que utilizou a música para compreender o mundo-vivido dos educandos, posto que a valorização da realidade permite investigar de que forma eles percebem e concebem o fazer geográfico. Trabalhou-se a música "Firme e forte" do grupo de pagode baiano Psirico, por ela representar, segundo os educandos, os problemas sociais explícitos em sua localidade, o município de Feira de Santana-BA. Portanto, esse relato de experiência está fundamentado em uma proposta que prioriza a narrativa (auto)biográfica que permite ao autor rememorar a sua experiência profissional. Com base nas discussões apresentadas, conclui-se que a produção musical tem a capacidade de influenciar e agregar sentimento de pertencimento a determinadas condições socioespaciais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575
10.14393/rep-v14n12015-rel03
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575
identifier_str_mv 10.14393/rep-v14n12015-rel03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 161-169
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897413758976