O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros de Jesus, Patrick
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gorett Ribeiro Grossi, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33914
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar as potencialidades do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência. Assim, foi realizada uma pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e exploratória e, como procedimento técnico, escolheu-se o estudo de caso em uma instituição privada especializada em educação especial. Os resultados indicam que o uso das TDIC como ferramenta pode ser importante no desenvolvimento e no aprendizado das pessoas com deficiência, favorecendo a socialização, a comunicação e o desempenho ocupacional. Porém, para que se tenha sucesso nesse processo de ensino e aprendizagem é necessário que no centro dele esteja o aluno, de forma que a tecnologia se adapte à realidade de cada discente, levando em consideração suas particularidades, habilidades e necessidades.
id UFU-13_e303da9f42d95ff90f003782a55c9be7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33914
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiênciaTecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação. Pessoas com Deficiência. Processo de ensino e aprendizagem.O objetivo deste estudo foi verificar as potencialidades do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência. Assim, foi realizada uma pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e exploratória e, como procedimento técnico, escolheu-se o estudo de caso em uma instituição privada especializada em educação especial. Os resultados indicam que o uso das TDIC como ferramenta pode ser importante no desenvolvimento e no aprendizado das pessoas com deficiência, favorecendo a socialização, a comunicação e o desempenho ocupacional. Porém, para que se tenha sucesso nesse processo de ensino e aprendizagem é necessário que no centro dele esteja o aluno, de forma que a tecnologia se adapte à realidade de cada discente, levando em consideração suas particularidades, habilidades e necessidades.Universidade Federal de Uberlândia2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3391410.14393/rep-v15n22016-art07Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 91-1091982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33914/pdfCopyright (c) 2017 Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Patrick Medeiros Jesushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros de Jesus, PatrickGorett Ribeiro Grossi, Márcia2023-03-27T14:40:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33914Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T14:40:02Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
title O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
spellingShingle O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
Medeiros de Jesus, Patrick
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação. Pessoas com Deficiência. Processo de ensino e aprendizagem.
title_short O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
title_full O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
title_fullStr O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
title_sort O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
author Medeiros de Jesus, Patrick
author_facet Medeiros de Jesus, Patrick
Gorett Ribeiro Grossi, Márcia
author_role author
author2 Gorett Ribeiro Grossi, Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros de Jesus, Patrick
Gorett Ribeiro Grossi, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação. Pessoas com Deficiência. Processo de ensino e aprendizagem.
topic Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação. Pessoas com Deficiência. Processo de ensino e aprendizagem.
description O objetivo deste estudo foi verificar as potencialidades do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência. Assim, foi realizada uma pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e exploratória e, como procedimento técnico, escolheu-se o estudo de caso em uma instituição privada especializada em educação especial. Os resultados indicam que o uso das TDIC como ferramenta pode ser importante no desenvolvimento e no aprendizado das pessoas com deficiência, favorecendo a socialização, a comunicação e o desempenho ocupacional. Porém, para que se tenha sucesso nesse processo de ensino e aprendizagem é necessário que no centro dele esteja o aluno, de forma que a tecnologia se adapte à realidade de cada discente, levando em consideração suas particularidades, habilidades e necessidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33914
10.14393/rep-v15n22016-art07
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33914
identifier_str_mv 10.14393/rep-v15n22016-art07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33914/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Patrick Medeiros Jesus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Patrick Medeiros Jesus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 91-109
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897476673536