Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141784 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de uma experiência de práticas de ensino voltadas à aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Objetiva-se analisar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem e a inclusão dos participantes da pesquisa, por meio de um trabalho de acompanhamento pedagógico. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa amparada na perspectiva Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em que são considerados o contexto e interesses dos participantes. Cada etapa do trabalho foi monitorada com a finalidade de observar eventuais avanços e detectar as dificuldades encontradas, com a intenção de avaliar a pertinência das ações desenvolvidas. Os dados analisados pautaram-se no uso de narrativas escritas de estagiárias que desenvolvem o acompanhamento, bem como nas atividades desenvolvidas pelos participantes. Os resultados indicam impactos positivos tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem cognitiva, mas fortemente apontam impactos na vida social e afetiva dos estudantes, fazendo-os reconhecer suas capacidades e a partir delas ampliar suas expectativas pessoais, emocionais e profissionais que potencializam seu processo de inclusão. Ainda, possibilita a obtenção de progressos no manuseio do computador e internet e no convívio social favorecendo a igualdade de oportunidades, de acesso a novos conhecimentos, introduzindo-os numa nova visão de mundo, promovendo autonomia e confiança, o que culmina em um processo inicial de inclusão social, digital e educacional. |
id |
UNSP_879f2917b602928a228ba747cd064333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141784 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectualTecnologia digitais de informação e comunicaçãoEducação inclusãoDeficiência intelectualO presente artigo apresenta resultados de uma experiência de práticas de ensino voltadas à aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Objetiva-se analisar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem e a inclusão dos participantes da pesquisa, por meio de um trabalho de acompanhamento pedagógico. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa amparada na perspectiva Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em que são considerados o contexto e interesses dos participantes. Cada etapa do trabalho foi monitorada com a finalidade de observar eventuais avanços e detectar as dificuldades encontradas, com a intenção de avaliar a pertinência das ações desenvolvidas. Os dados analisados pautaram-se no uso de narrativas escritas de estagiárias que desenvolvem o acompanhamento, bem como nas atividades desenvolvidas pelos participantes. Os resultados indicam impactos positivos tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem cognitiva, mas fortemente apontam impactos na vida social e afetiva dos estudantes, fazendo-os reconhecer suas capacidades e a partir delas ampliar suas expectativas pessoais, emocionais e profissionais que potencializam seu processo de inclusão. Ainda, possibilita a obtenção de progressos no manuseio do computador e internet e no convívio social favorecendo a igualdade de oportunidades, de acesso a novos conhecimentos, introduzindo-os numa nova visão de mundo, promovendo autonomia e confiança, o que culmina em um processo inicial de inclusão social, digital e educacional.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Estatística, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Estatística, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]2016-07-19T13:00:27Z2016-07-19T13:00:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4508-4520application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4508-45202357-7819http://hdl.handle.net/11449/141784ISSN2357-7819-2014-4508-4520.pdf994703135975573573467544058192380000-0001-7772-6705porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141784Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:32.542586Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual |
title |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] Tecnologia digitais de informação e comunicação Educação inclusão Deficiência intelectual |
title_short |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual |
title_full |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual |
title_sort |
Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual |
author |
Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] |
author_facet |
Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] Rinaldi, Renata Portela [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rinaldi, Renata Portela [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] Rinaldi, Renata Portela [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digitais de informação e comunicação Educação inclusão Deficiência intelectual |
topic |
Tecnologia digitais de informação e comunicação Educação inclusão Deficiência intelectual |
description |
O presente artigo apresenta resultados de uma experiência de práticas de ensino voltadas à aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Objetiva-se analisar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem e a inclusão dos participantes da pesquisa, por meio de um trabalho de acompanhamento pedagógico. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa amparada na perspectiva Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em que são considerados o contexto e interesses dos participantes. Cada etapa do trabalho foi monitorada com a finalidade de observar eventuais avanços e detectar as dificuldades encontradas, com a intenção de avaliar a pertinência das ações desenvolvidas. Os dados analisados pautaram-se no uso de narrativas escritas de estagiárias que desenvolvem o acompanhamento, bem como nas atividades desenvolvidas pelos participantes. Os resultados indicam impactos positivos tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem cognitiva, mas fortemente apontam impactos na vida social e afetiva dos estudantes, fazendo-os reconhecer suas capacidades e a partir delas ampliar suas expectativas pessoais, emocionais e profissionais que potencializam seu processo de inclusão. Ainda, possibilita a obtenção de progressos no manuseio do computador e internet e no convívio social favorecendo a igualdade de oportunidades, de acesso a novos conhecimentos, introduzindo-os numa nova visão de mundo, promovendo autonomia e confiança, o que culmina em um processo inicial de inclusão social, digital e educacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:27Z 2016-07-19T13:00:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4508-4520 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141784 ISSN2357-7819-2014-4508-4520.pdf 9947031359755735 7346754405819238 0000-0001-7772-6705 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141784 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4508-4520 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4508-4520.pdf 9947031359755735 7346754405819238 0000-0001-7772-6705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4508-4520 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128546559754240 |