A história da Ãfrica e cultura afro-brasileira em situação escolar
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33819 |
Resumo: | O presente texto teve como objetivo apresentar e analisar a Lei nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura da Ãfrica e afro-brasileira, além de resgatar a contribuição das matrizes africanas no Brasil para a formação da identidade nacional, bem como refletir sobre as possibilidades de o ensino da temática auxiliar na construção de identidades afirmativas. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, entrevista com professores da educação básica e a produção, desenvolvimento e análise de uma sequência didática trabalhada com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Concluiu-se com a experiência que, ao estudar o passado e o presente da Ãfrica a partir de uma perspectiva histórica, geográfica e cultural, outros olhares sobre a Ãfrica podem ser descortinados, contribuindo para o propósito da construção de uma identidade afirmativa. |
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A história da Ãfrica e cultura afro-brasileira em situação escolarHistória da ÁfricaCultura afro-brasileiraLei 10.639/03Ensino de HistóriaO presente texto teve como objetivo apresentar e analisar a Lei nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura da Ãfrica e afro-brasileira, além de resgatar a contribuição das matrizes africanas no Brasil para a formação da identidade nacional, bem como refletir sobre as possibilidades de o ensino da temática auxiliar na construção de identidades afirmativas. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, entrevista com professores da educação básica e a produção, desenvolvimento e análise de uma sequência didática trabalhada com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Concluiu-se com a experiência que, ao estudar o passado e o presente da Ãfrica a partir de uma perspectiva histórica, geográfica e cultural, outros olhares sobre a Ãfrica podem ser descortinados, contribuindo para o propósito da construção de uma identidade afirmativa.Universidade Federal de Uberlândia2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3381910.14393/rep-v15n22016-art05Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 64-761982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33819/pdfCopyright (c) 2017 Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Davi Aragão Martins da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes da Silva Júnior, AstrogildoAragão Martins da Silva, Davi2023-03-27T14:38:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33819Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T14:38:12Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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