Francisco Ferrer y Guardia: um nome para a educação popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31961 |
Resumo: | A experiência da Escola Moderna de Barcelona e as concepções pedagógicas de Francisco Ferrer y Guardia talvez sejam o grande marco da educação racionalista no início do século XX. Sua defesa do ensino para as classes operárias da Espanha, com a intenção de incentivar uma educação reflexiva contra a dominação das instituições hegemônicas, com um forte cunho de crítica social, é o fato que coloca Ferrer na história da educação como incentivador da instrução popular. Este texto tem como objetivo resgatar a trajetória de vida de Francisco Ferrer y Guardia e suas experiências com a educação popular. Os métodos analíticos utilizados por Thompson, a "história vista de baixo", possibilita-nos uma aproximação do objeto, sobretudo com um olhar mais criterioso, proporcionando a verificação de fatos corriqueiros e do cotidiano de pessoas comuns. Ferrer y Guardia foi um grande incentivador da formação da classe trabalhadora na Espanha, tendo como desejo fundamental a vulgarização da ciência para os que não tinham acesso a uma educação científica. |
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Francisco Ferrer y Guardia: um nome para a educação popularEducação Popular. Escola Moderna de Barcelona. Pedagogia Libertária. Francisco Ferrer y Guardia. História da Educação.A experiência da Escola Moderna de Barcelona e as concepções pedagógicas de Francisco Ferrer y Guardia talvez sejam o grande marco da educação racionalista no início do século XX. Sua defesa do ensino para as classes operárias da Espanha, com a intenção de incentivar uma educação reflexiva contra a dominação das instituições hegemônicas, com um forte cunho de crítica social, é o fato que coloca Ferrer na história da educação como incentivador da instrução popular. Este texto tem como objetivo resgatar a trajetória de vida de Francisco Ferrer y Guardia e suas experiências com a educação popular. Os métodos analíticos utilizados por Thompson, a "história vista de baixo", possibilita-nos uma aproximação do objeto, sobretudo com um olhar mais criterioso, proporcionando a verificação de fatos corriqueiros e do cotidiano de pessoas comuns. Ferrer y Guardia foi um grande incentivador da formação da classe trabalhadora na Espanha, tendo como desejo fundamental a vulgarização da ciência para os que não tinham acesso a uma educação científica.Universidade Federal de Uberlândia2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3196110.14393/rep-v15n12016-art01Revista de Educação Popular; v. 15 n. 1 (2016): Revista de Educação Popular; 10-251982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31961/pdfCopyright (c) 2016 Os autoreshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado da Silva, Pedro Henrique2023-03-29T15:01:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31961Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T15:01:50Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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