Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota Neto, João Colares da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694
Resumo: This article aims to discuss the meaning of social pedagogy, based on the political-pedagogical and epistemological contribution of popular education, as well as to reflect on the challenges of building an emancipatory social pedagogy in the Amazon region, focusing on the educational practice of the Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, from the State University of Pará, with youth, adults and elderly people. It is a bibliographical research, with readings on theoretical frameworks of social pedagogy and popular education, as well as studies on the educational practices of NEP/UEPA.
id UFU-13_f8bbf371c56ac420fd9ce705d424f025
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38694
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na AmazôniaPedagogia SocialEducação PopularNEP/UEPASocial PedagogyPopular EducationNEP/UEPAThis article aims to discuss the meaning of social pedagogy, based on the political-pedagogical and epistemological contribution of popular education, as well as to reflect on the challenges of building an emancipatory social pedagogy in the Amazon region, focusing on the educational practice of the Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, from the State University of Pará, with youth, adults and elderly people. It is a bibliographical research, with readings on theoretical frameworks of social pedagogy and popular education, as well as studies on the educational practices of NEP/UEPA.Neste artigo objetiva-se debater o significado de pedagogia social, a partir do aporte político-pedagógico e epistemológico da educação popular, bem como refletir sobre os desafios da construção de uma pedagogia social emancipatória na Amazônia, tendo como foco de análise a prática educacional do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com jovens, adultos e idosos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com leituras sobre marcos teóricos da pedagogia social e da educação popular, além de estudos realizados sobre as práticas educacionais do NEP/UEPA.Universidade Federal de Uberlândia2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3869410.14393/rep-v16n32017-art02Revista de Educação Popular; v. 16 n. 3 (2017): Revista de Educação Popular; 21-351982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694/pdfCopyright (c) 2017 João Colares da Mota Netohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota Neto, João Colares da Oliveira, Ivanilde Apoluceno de2023-03-27T12:13:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38694Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T12:13:01Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia
title Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia
spellingShingle Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia
Mota Neto, João Colares da
Pedagogia Social
Educação Popular
NEP/UEPA
Social Pedagogy
Popular Education
NEP/UEPA
title_short Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia
title_full Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia
title_fullStr Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia
title_full_unstemmed Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia
title_sort Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia
author Mota Neto, João Colares da
author_facet Mota Neto, João Colares da
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
author_role author
author2 Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota Neto, João Colares da
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Social
Educação Popular
NEP/UEPA
Social Pedagogy
Popular Education
NEP/UEPA
topic Pedagogia Social
Educação Popular
NEP/UEPA
Social Pedagogy
Popular Education
NEP/UEPA
description This article aims to discuss the meaning of social pedagogy, based on the political-pedagogical and epistemological contribution of popular education, as well as to reflect on the challenges of building an emancipatory social pedagogy in the Amazon region, focusing on the educational practice of the Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, from the State University of Pará, with youth, adults and elderly people. It is a bibliographical research, with readings on theoretical frameworks of social pedagogy and popular education, as well as studies on the educational practices of NEP/UEPA.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694
10.14393/rep-v16n32017-art02
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694
identifier_str_mv 10.14393/rep-v16n32017-art02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 João Colares da Mota Neto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 João Colares da Mota Neto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 16 n. 3 (2017): Revista de Educação Popular; 21-35
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897862549504