Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo Lobo, Thomaz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Grassi Filho, Helio, Theodoro Bull, Leonardo, Lorena Queiroz Moreira, Lais, Martins, Roberto L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14124
Resumo: O uso agrícola do lodo de esgoto como adubo orgânico é considerado hoje como alternativa promissora de disposição final deste resíduo. Além de evitar possíveis problemas ambientais, a sua utilização pode diminuir a adubação mineral e fornecer matéria orgânica ao solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros de fertilidade do solo em diferentes manejos e doses de lodo de esgoto após a terceira aplicação deste resíduo. O experimento foi conduzido no município de São Manuel - SP, com o cultivo de dois ciclos consecutivos de girassol, seguidos de trigo e triticale sem aplicação do resíduo e no ano seguinte com aplicação do lodo de esgoto e cultivo de aveia preta. Foi adotado o delineamento experimental em blocos casualizados, constituídos por 6 tratamentos e 5 repetições assim definidos: T0 - sem adubação nitrogenada; T1 - adubação química nitrogenada de acordo com a necessidade da cultura; T2 - 50% do N proveniente do lodo de esgoto e 50% na forma mineral; T3 - 100% do N proveniente do lodo de esgoto; T4 - 150% do N proveniente do lodo de esgoto; T5 - 200% do N proveniente do lodo de esgoto. Amostras de solo foram coletadas no término do ensaio da aveia. Houve incremento dos níveis de P, H+Al, MO e CTC, B, Cu, Fe, Mn, Zn em função do aumento da dose de lodo de esgoto. Para o pH e o V% houve um decréscimo nos valores no solo proporcional ao aumento da dose de lodo até a dose de 24 e 22 t ha-1, respectivamente e depois aumento nos valores de pH e V%.
id UFU-14_043f9964b19676ec3dbf6da515124335
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14124
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações Agricultural SciencesO uso agrícola do lodo de esgoto como adubo orgânico é considerado hoje como alternativa promissora de disposição final deste resíduo. Além de evitar possíveis problemas ambientais, a sua utilização pode diminuir a adubação mineral e fornecer matéria orgânica ao solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros de fertilidade do solo em diferentes manejos e doses de lodo de esgoto após a terceira aplicação deste resíduo. O experimento foi conduzido no município de São Manuel - SP, com o cultivo de dois ciclos consecutivos de girassol, seguidos de trigo e triticale sem aplicação do resíduo e no ano seguinte com aplicação do lodo de esgoto e cultivo de aveia preta. Foi adotado o delineamento experimental em blocos casualizados, constituídos por 6 tratamentos e 5 repetições assim definidos: T0 - sem adubação nitrogenada; T1 - adubação química nitrogenada de acordo com a necessidade da cultura; T2 - 50% do N proveniente do lodo de esgoto e 50% na forma mineral; T3 - 100% do N proveniente do lodo de esgoto; T4 - 150% do N proveniente do lodo de esgoto; T5 - 200% do N proveniente do lodo de esgoto. Amostras de solo foram coletadas no término do ensaio da aveia. Houve incremento dos níveis de P, H+Al, MO e CTC, B, Cu, Fe, Mn, Zn em função do aumento da dose de lodo de esgoto. Para o pH e o V% houve um decréscimo nos valores no solo proporcional ao aumento da dose de lodo até a dose de 24 e 22 t ha-1, respectivamente e depois aumento nos valores de pH e V%.EDUFU2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14124Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 2 (2013): Mar./Apr.; 288-296Bioscience Journal ; v. 29 n. 2 (2013): Mar./Apr.; 288-2961981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14124/12266Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2013 Thomaz Figueiredo Lobo, Helio Grassi Filho, Leonardo Theodoro Bull, Lais Lorena Queiroz Moreira, Roberto L. Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo Lobo, ThomazGrassi Filho, HelioTheodoro Bull, LeonardoLorena Queiroz Moreira, LaisMartins, Roberto L.2022-06-12T21:52:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14124Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-12T21:52:45Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações
title Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações
spellingShingle Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações
Figueiredo Lobo, Thomaz
Agricultural Sciences
title_short Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações
title_full Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações
title_fullStr Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações
title_full_unstemmed Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações
title_sort Efeito do manejo e de níveis de lodo de esgoto na fertilidade do solo após tres aplicações
author Figueiredo Lobo, Thomaz
author_facet Figueiredo Lobo, Thomaz
Grassi Filho, Helio
Theodoro Bull, Leonardo
Lorena Queiroz Moreira, Lais
Martins, Roberto L.
author_role author
author2 Grassi Filho, Helio
Theodoro Bull, Leonardo
Lorena Queiroz Moreira, Lais
Martins, Roberto L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo Lobo, Thomaz
Grassi Filho, Helio
Theodoro Bull, Leonardo
Lorena Queiroz Moreira, Lais
Martins, Roberto L.
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description O uso agrícola do lodo de esgoto como adubo orgânico é considerado hoje como alternativa promissora de disposição final deste resíduo. Além de evitar possíveis problemas ambientais, a sua utilização pode diminuir a adubação mineral e fornecer matéria orgânica ao solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros de fertilidade do solo em diferentes manejos e doses de lodo de esgoto após a terceira aplicação deste resíduo. O experimento foi conduzido no município de São Manuel - SP, com o cultivo de dois ciclos consecutivos de girassol, seguidos de trigo e triticale sem aplicação do resíduo e no ano seguinte com aplicação do lodo de esgoto e cultivo de aveia preta. Foi adotado o delineamento experimental em blocos casualizados, constituídos por 6 tratamentos e 5 repetições assim definidos: T0 - sem adubação nitrogenada; T1 - adubação química nitrogenada de acordo com a necessidade da cultura; T2 - 50% do N proveniente do lodo de esgoto e 50% na forma mineral; T3 - 100% do N proveniente do lodo de esgoto; T4 - 150% do N proveniente do lodo de esgoto; T5 - 200% do N proveniente do lodo de esgoto. Amostras de solo foram coletadas no término do ensaio da aveia. Houve incremento dos níveis de P, H+Al, MO e CTC, B, Cu, Fe, Mn, Zn em função do aumento da dose de lodo de esgoto. Para o pH e o V% houve um decréscimo nos valores no solo proporcional ao aumento da dose de lodo até a dose de 24 e 22 t ha-1, respectivamente e depois aumento nos valores de pH e V%.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14124
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14124/12266
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 2 (2013): Mar./Apr.; 288-296
Bioscience Journal ; v. 29 n. 2 (2013): Mar./Apr.; 288-296
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069071953428480