Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Cassiano Ribeiro da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Fabricio Alvim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14215
Resumo: Este estudo visou avaliar a composição florística e fitossociológica da comunidade arbórea de um pequeno fragmento (2 ha) de floresta estacional semidecidual urbana, pertencente ao Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora, município de Juiz de Fora, MG, Brasil. As árvores (DAP ≥ 5 cm) foram amostradas em 25 parcelas aleatórias de 20 x 20 m (1 ha). Foram amostrados 2054 indivíduos pertencentes a 78 espécies. Houve uma forte predominância de espécies de ocorrência freqüente na flora de MG, e de espécies de estágios sucessionais iniciais (pioneiras e secundárias iniciais). Como reflexo da forte dominância ecológica, o valor do índice de diversidade de espécies de Shannon (H' = 2,82) foi o mais baixo em comparação com outras florestas secundárias da região. A comunidade também apresentou elevada densidade da espécie exótica Syzygium jambos (a 4ª em Valor de Importância), potencial invasora em florestas neotropicais. Embora o fragmento florestal possua longa regeneração natural (> 70 anos de abandono), os resultados mostram uma comunidade arbórea imatura e de baixa diversidade, seguindo o padrão normalmente atribuído a florestas urbanas no contexto mundial.
id UFU-14_3dc3eb89942aad4e4facb64e8dd70304
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14215
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil) Biological SciencesEste estudo visou avaliar a composição florística e fitossociológica da comunidade arbórea de um pequeno fragmento (2 ha) de floresta estacional semidecidual urbana, pertencente ao Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora, município de Juiz de Fora, MG, Brasil. As árvores (DAP ≥ 5 cm) foram amostradas em 25 parcelas aleatórias de 20 x 20 m (1 ha). Foram amostrados 2054 indivíduos pertencentes a 78 espécies. Houve uma forte predominância de espécies de ocorrência freqüente na flora de MG, e de espécies de estágios sucessionais iniciais (pioneiras e secundárias iniciais). Como reflexo da forte dominância ecológica, o valor do índice de diversidade de espécies de Shannon (H' = 2,82) foi o mais baixo em comparação com outras florestas secundárias da região. A comunidade também apresentou elevada densidade da espécie exótica Syzygium jambos (a 4ª em Valor de Importância), potencial invasora em florestas neotropicais. Embora o fragmento florestal possua longa regeneração natural (> 70 anos de abandono), os resultados mostram uma comunidade arbórea imatura e de baixa diversidade, seguindo o padrão normalmente atribuído a florestas urbanas no contexto mundial.EDUFU2012-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14215Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 5 (2012): Sept./Oct; 820-832Bioscience Journal ; v. 28 n. 5 (2012): Sept./Oct; 820-8321981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14215/10564Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2012 Cassiano Ribeiro da Fonseca, Fabricio Alvim Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Cassiano Ribeiro daCarvalho, Fabricio Alvim2022-06-02T12:44:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14215Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-02T12:44:34Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)
title Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)
spellingShingle Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)
Fonseca, Cassiano Ribeiro da
Biological Sciences
title_short Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)
title_full Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)
title_fullStr Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)
title_full_unstemmed Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)
title_sort Aspectos florísticos e fitossociológicos da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta atlântica (Juiz de Fora, MG, Brasil)
author Fonseca, Cassiano Ribeiro da
author_facet Fonseca, Cassiano Ribeiro da
Carvalho, Fabricio Alvim
author_role author
author2 Carvalho, Fabricio Alvim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Cassiano Ribeiro da
Carvalho, Fabricio Alvim
dc.subject.por.fl_str_mv Biological Sciences
topic Biological Sciences
description Este estudo visou avaliar a composição florística e fitossociológica da comunidade arbórea de um pequeno fragmento (2 ha) de floresta estacional semidecidual urbana, pertencente ao Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora, município de Juiz de Fora, MG, Brasil. As árvores (DAP ≥ 5 cm) foram amostradas em 25 parcelas aleatórias de 20 x 20 m (1 ha). Foram amostrados 2054 indivíduos pertencentes a 78 espécies. Houve uma forte predominância de espécies de ocorrência freqüente na flora de MG, e de espécies de estágios sucessionais iniciais (pioneiras e secundárias iniciais). Como reflexo da forte dominância ecológica, o valor do índice de diversidade de espécies de Shannon (H' = 2,82) foi o mais baixo em comparação com outras florestas secundárias da região. A comunidade também apresentou elevada densidade da espécie exótica Syzygium jambos (a 4ª em Valor de Importância), potencial invasora em florestas neotropicais. Embora o fragmento florestal possua longa regeneração natural (> 70 anos de abandono), os resultados mostram uma comunidade arbórea imatura e de baixa diversidade, seguindo o padrão normalmente atribuído a florestas urbanas no contexto mundial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14215
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14215/10564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Cassiano Ribeiro da Fonseca, Fabricio Alvim Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Cassiano Ribeiro da Fonseca, Fabricio Alvim Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 5 (2012): Sept./Oct; 820-832
Bioscience Journal ; v. 28 n. 5 (2012): Sept./Oct; 820-832
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069071977545728