Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Jose Luiz Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santana, Marcio José, Pizolato Neto, Antonio, Pereira, Marcos Gervasio, Vieira, Dinamar Marcia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15040
Resumo: O uso da irrigação na cultura do feijão no período de inverno e o cultivo em sistema de semeadura direta são alternativas utilizadas para aumentar a produtividade da cultura, reduzir a evapotranspiração e aumentar a capacidade de retenção de água no solo. Neste estudo objetivou-se avaliar a produtividade do feijão irrigado e a produção de fitomassa das coberturas de solo, em Uberaba-MG. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados num esquema fatorial (4x5), onde constaram quatro tipos de cobertura do solo (crotalária juncea, feijão-de-porco, milheto e pousio), cinco lâminas de irrigação (40%, 70%, 100%, 130% e 160% da evapotranspiração diária da cultura) em 3 repetições. Avaliou-se a fitomassa seca das coberturas no ponto de máximo florescimento, a produtividade, número de vagem e grãos por planta da cultura do feijão cultivado sobre os resíduos culturais deixados por estas coberturas. A precipitação influenciou decisivamente a produção de fitomassa seca das coberturas avaliadas. A produtividade do feijão foi maior quando cultivado sobre o milheto e menor sobre o feijão de porco. A produtividade do feijoeiro, número de vagens por planta e número de grãos por vagem foi maior quando a reposição de água no solo foi realizada com 100% da evapotranspiração; milheto e crotalária são as coberturas de solo que apresentaram a maior produção de fitomassa seca no período de outono/inverno.
id UFU-14_62445c4127526e67d5033950996f95c1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15040
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo Agricultural SciencesO uso da irrigação na cultura do feijão no período de inverno e o cultivo em sistema de semeadura direta são alternativas utilizadas para aumentar a produtividade da cultura, reduzir a evapotranspiração e aumentar a capacidade de retenção de água no solo. Neste estudo objetivou-se avaliar a produtividade do feijão irrigado e a produção de fitomassa das coberturas de solo, em Uberaba-MG. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados num esquema fatorial (4x5), onde constaram quatro tipos de cobertura do solo (crotalária juncea, feijão-de-porco, milheto e pousio), cinco lâminas de irrigação (40%, 70%, 100%, 130% e 160% da evapotranspiração diária da cultura) em 3 repetições. Avaliou-se a fitomassa seca das coberturas no ponto de máximo florescimento, a produtividade, número de vagem e grãos por planta da cultura do feijão cultivado sobre os resíduos culturais deixados por estas coberturas. A precipitação influenciou decisivamente a produção de fitomassa seca das coberturas avaliadas. A produtividade do feijão foi maior quando cultivado sobre o milheto e menor sobre o feijão de porco. A produtividade do feijoeiro, número de vagens por planta e número de grãos por vagem foi maior quando a reposição de água no solo foi realizada com 100% da evapotranspiração; milheto e crotalária são as coberturas de solo que apresentaram a maior produção de fitomassa seca no período de outono/inverno.EDUFU2013-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15040Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 4 (2013): July/Aug.; 833-841Bioscience Journal ; v. 29 n. 4 (2013): July/Aug.; 833-8411981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15040/12888Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2013 Jose Luiz Rodrigues Torres, Marcio José Santana, Antonio Pizolato Neto, Marcos Gervasio Pereira, Dinamar Marcia da Silva Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Jose Luiz RodriguesSantana, Marcio JoséPizolato Neto, AntonioPereira, Marcos GervasioVieira, Dinamar Marcia da Silva2022-06-09T13:21:48Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15040Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-09T13:21:48Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo
title Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo
spellingShingle Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo
Torres, Jose Luiz Rodrigues
Agricultural Sciences
title_short Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo
title_full Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo
title_fullStr Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo
title_full_unstemmed Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo
title_sort Produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo
author Torres, Jose Luiz Rodrigues
author_facet Torres, Jose Luiz Rodrigues
Santana, Marcio José
Pizolato Neto, Antonio
Pereira, Marcos Gervasio
Vieira, Dinamar Marcia da Silva
author_role author
author2 Santana, Marcio José
Pizolato Neto, Antonio
Pereira, Marcos Gervasio
Vieira, Dinamar Marcia da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Jose Luiz Rodrigues
Santana, Marcio José
Pizolato Neto, Antonio
Pereira, Marcos Gervasio
Vieira, Dinamar Marcia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description O uso da irrigação na cultura do feijão no período de inverno e o cultivo em sistema de semeadura direta são alternativas utilizadas para aumentar a produtividade da cultura, reduzir a evapotranspiração e aumentar a capacidade de retenção de água no solo. Neste estudo objetivou-se avaliar a produtividade do feijão irrigado e a produção de fitomassa das coberturas de solo, em Uberaba-MG. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados num esquema fatorial (4x5), onde constaram quatro tipos de cobertura do solo (crotalária juncea, feijão-de-porco, milheto e pousio), cinco lâminas de irrigação (40%, 70%, 100%, 130% e 160% da evapotranspiração diária da cultura) em 3 repetições. Avaliou-se a fitomassa seca das coberturas no ponto de máximo florescimento, a produtividade, número de vagem e grãos por planta da cultura do feijão cultivado sobre os resíduos culturais deixados por estas coberturas. A precipitação influenciou decisivamente a produção de fitomassa seca das coberturas avaliadas. A produtividade do feijão foi maior quando cultivado sobre o milheto e menor sobre o feijão de porco. A produtividade do feijoeiro, número de vagens por planta e número de grãos por vagem foi maior quando a reposição de água no solo foi realizada com 100% da evapotranspiração; milheto e crotalária são as coberturas de solo que apresentaram a maior produção de fitomassa seca no período de outono/inverno.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15040
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15040/12888
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 4 (2013): July/Aug.; 833-841
Bioscience Journal ; v. 29 n. 4 (2013): July/Aug.; 833-841
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069072045703168