Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Inacio Barbosa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Quintao Lana, Regina Maria, Oliveira, Sebastiao A. de, Melo, Benjamim de, Borges, Elias Nascentes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6532
Resumo: Este trabalho teve por objetivos: avaliar o estado nutricional da cafeicultura no Alto Paranaíba - MG, com o uso do DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação), definir os níveis de suficiência e a avaliar do Potencial de Resposta à Adubação. As amostras foram coletadas na fase fenológica do chumbinho, nas profundidades de 0-5 e 5-20cm para amostras de solo e retirando-se dois pares de folhas de cada planta em 20 plantas ao acaso, em 52 lavouras comerciais na região do Alto Paranaíba - MG. Foram determinados os teores de nutrientes os quais foram interpretados pelo método DRIS. As maiores limitações à produtividade, para amostras de folha foram Mn, K, S, N e P; para amostras de solo na profundidade de 0-5cm foram S, P, Ca, Mg e a matéria orgânica e para a profundidade de 5-20cm foram Matéria Orgânica, S, Zn e K. Os níveis de suficiência determinados apresentaram baixos valores de Ca, Mg, B e Zn nas folhas; e P, Ca, Mg, K, Mn, Cu e Zn no solo. O potencial de resposta apontou como positiva a adubação com Mn e S para amostras foliares. Concluiu-se que o método DRIS foi capaz de indicar as principais limitações à produtividade da cultura, permitindo a determinação dos níveis de suficiência usando-se lavouras comerciais; permitiu também, através do potencial de resposta à adubação determinar quais os nutrientes devem ser aplicados, indicando aqueles que possuem maior probabilidade de resposta, com destaque para o S.
id UFU-14_8491c199e1abe4b91ce749956e662b1b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6532
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MGCafeNutricaoAvaliacaoSistema Integrado de Diagnose e Recomendacao.Este trabalho teve por objetivos: avaliar o estado nutricional da cafeicultura no Alto Paranaíba - MG, com o uso do DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação), definir os níveis de suficiência e a avaliar do Potencial de Resposta à Adubação. As amostras foram coletadas na fase fenológica do chumbinho, nas profundidades de 0-5 e 5-20cm para amostras de solo e retirando-se dois pares de folhas de cada planta em 20 plantas ao acaso, em 52 lavouras comerciais na região do Alto Paranaíba - MG. Foram determinados os teores de nutrientes os quais foram interpretados pelo método DRIS. As maiores limitações à produtividade, para amostras de folha foram Mn, K, S, N e P; para amostras de solo na profundidade de 0-5cm foram S, P, Ca, Mg e a matéria orgânica e para a profundidade de 5-20cm foram Matéria Orgânica, S, Zn e K. Os níveis de suficiência determinados apresentaram baixos valores de Ca, Mg, B e Zn nas folhas; e P, Ca, Mg, K, Mn, Cu e Zn no solo. O potencial de resposta apontou como positiva a adubação com Mn e S para amostras foliares. Concluiu-se que o método DRIS foi capaz de indicar as principais limitações à produtividade da cultura, permitindo a determinação dos níveis de suficiência usando-se lavouras comerciais; permitiu também, através do potencial de resposta à adubação determinar quais os nutrientes devem ser aplicados, indicando aqueles que possuem maior probabilidade de resposta, com destaque para o S.EDUFU2006-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6532Bioscience Journal ; Vol. 20 No. 2 (2004)Bioscience Journal ; v. 20 n. 2 (2004)1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6532/4266Copyright (c) 2006 Inacio Barbosa Borges, Regina Maria Quintao Lana, Sebastiao A. de Oliveira, Benjamim de Melo, Elias Nascentes Borgeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Inacio BarbosaQuintao Lana, Regina MariaOliveira, Sebastiao A. deMelo, Benjamim deBorges, Elias Nascentes2022-01-03T16:19:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6532Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:19:45Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG
title Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG
spellingShingle Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG
Borges, Inacio Barbosa
Cafe
Nutricao
Avaliacao
Sistema Integrado de Diagnose e Recomendacao.
title_short Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG
title_full Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG
title_fullStr Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG
title_full_unstemmed Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG
title_sort Estado nutricional de lavouras de cafe na regiao do Alto Paranaiba - MG
author Borges, Inacio Barbosa
author_facet Borges, Inacio Barbosa
Quintao Lana, Regina Maria
Oliveira, Sebastiao A. de
Melo, Benjamim de
Borges, Elias Nascentes
author_role author
author2 Quintao Lana, Regina Maria
Oliveira, Sebastiao A. de
Melo, Benjamim de
Borges, Elias Nascentes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Inacio Barbosa
Quintao Lana, Regina Maria
Oliveira, Sebastiao A. de
Melo, Benjamim de
Borges, Elias Nascentes
dc.subject.por.fl_str_mv Cafe
Nutricao
Avaliacao
Sistema Integrado de Diagnose e Recomendacao.
topic Cafe
Nutricao
Avaliacao
Sistema Integrado de Diagnose e Recomendacao.
description Este trabalho teve por objetivos: avaliar o estado nutricional da cafeicultura no Alto Paranaíba - MG, com o uso do DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação), definir os níveis de suficiência e a avaliar do Potencial de Resposta à Adubação. As amostras foram coletadas na fase fenológica do chumbinho, nas profundidades de 0-5 e 5-20cm para amostras de solo e retirando-se dois pares de folhas de cada planta em 20 plantas ao acaso, em 52 lavouras comerciais na região do Alto Paranaíba - MG. Foram determinados os teores de nutrientes os quais foram interpretados pelo método DRIS. As maiores limitações à produtividade, para amostras de folha foram Mn, K, S, N e P; para amostras de solo na profundidade de 0-5cm foram S, P, Ca, Mg e a matéria orgânica e para a profundidade de 5-20cm foram Matéria Orgânica, S, Zn e K. Os níveis de suficiência determinados apresentaram baixos valores de Ca, Mg, B e Zn nas folhas; e P, Ca, Mg, K, Mn, Cu e Zn no solo. O potencial de resposta apontou como positiva a adubação com Mn e S para amostras foliares. Concluiu-se que o método DRIS foi capaz de indicar as principais limitações à produtividade da cultura, permitindo a determinação dos níveis de suficiência usando-se lavouras comerciais; permitiu também, através do potencial de resposta à adubação determinar quais os nutrientes devem ser aplicados, indicando aqueles que possuem maior probabilidade de resposta, com destaque para o S.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6532
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6532/4266
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 20 No. 2 (2004)
Bioscience Journal ; v. 20 n. 2 (2004)
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069067017781248