Roberto Carlos no altar de Nelson Leirner
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285 |
Resumo: | O presente trabalho procura compreender o lugar que o cantor e compositor Roberto Carlos ocupava na circulação de bens simbólicos por meio da instalação Adoração do artista visual Nelson Leirner. A intersecção entre este ícone do universo musical, de forte apelo midiático e desdobramento popular, e uma peça da arte contemporânea, empenhada em produzir efeitos políticos, deu-nos a oportunidade de compreender como e porque o músico fora escolhido para significar, no incipiente mercado de bens simbólicos dos anos 60, as contradições da pop art, transplantada para a realidade política do Grupo Rex, no qual Leirner estava inserido. Para tanto, o artista visual escolhe, para ressignificar o jovem talento musical, um código pertencente à iconografia popular cristã, inserindo-o num jogo de referência que ultrapassava o corrente binômio cultura popular e cultura erudita. PALAVRAS-CHAVE: Roberto Carlos, Nelson Leirner, Pop Art. ABSTRACT: This paper seeks to understand the place that the singer and composer Roberto Carlos occupied in the circulation of symbolic assets through the installation of Adoração (Worship) by the visual artist Nelson Leirner. The intersection between this universal musical icon, with strong mediatic and popular appeal and a piece of contemporary art, assigned to produce political effects, has given us the opportunity of understanding how and why the musician was chosen to signify, in the incipient symbolic assets market of the sixties, the contradictions of pop art, transplanted to the political reality of the Grupo Rex, in which Leirner was inserted. For this, the visual artist chooses, to resignify the young talented musician, a code belonging to popular Christian iconography, inserting him in a game of reference that surpassed the popular binomial current culture and erudite culture. KEYWORDS: Roberto Carlos, Nelson Leirner, Pop Art. |
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Roberto Carlos no altar de Nelson Leirner O presente trabalho procura compreender o lugar que o cantor e compositor Roberto Carlos ocupava na circulação de bens simbólicos por meio da instalação Adoração do artista visual Nelson Leirner. A intersecção entre este ícone do universo musical, de forte apelo midiático e desdobramento popular, e uma peça da arte contemporânea, empenhada em produzir efeitos políticos, deu-nos a oportunidade de compreender como e porque o músico fora escolhido para significar, no incipiente mercado de bens simbólicos dos anos 60, as contradições da pop art, transplantada para a realidade política do Grupo Rex, no qual Leirner estava inserido. Para tanto, o artista visual escolhe, para ressignificar o jovem talento musical, um código pertencente à iconografia popular cristã, inserindo-o num jogo de referência que ultrapassava o corrente binômio cultura popular e cultura erudita. PALAVRAS-CHAVE: Roberto Carlos, Nelson Leirner, Pop Art. ABSTRACT: This paper seeks to understand the place that the singer and composer Roberto Carlos occupied in the circulation of symbolic assets through the installation of Adoração (Worship) by the visual artist Nelson Leirner. The intersection between this universal musical icon, with strong mediatic and popular appeal and a piece of contemporary art, assigned to produce political effects, has given us the opportunity of understanding how and why the musician was chosen to signify, in the incipient symbolic assets market of the sixties, the contradictions of pop art, transplanted to the political reality of the Grupo Rex, in which Leirner was inserted. For this, the visual artist chooses, to resignify the young talented musician, a code belonging to popular Christian iconography, inserting him in a game of reference that surpassed the popular binomial current culture and erudite culture. KEYWORDS: Roberto Carlos, Nelson Leirner, Pop Art. Universidade Federal de Uberlândia2010-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285ArtCultura; Vol. 11 No. 19 (2009): ArtCulturaArtCultura; Vol. 11 Núm. 19 (2009): ArtCulturaArtCultura; v. 11 n. 19 (2009): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285/7115de Brito, Eleonora Zicari Costade Oliveira, Emerson Dionisio Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:23Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11285Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:23ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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