Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16044 |
Resumo: | O presente trabalho procura compreender o lugar que o cantor e compositor Roberto Carlos ocupava na circulação de bens simbólicos por meio da instalação Adoração do artista visual Nelson Leirner. A intersecção entre este ícone do universo musical, de forte apelo midiático e desdobramento popular, e uma peça da arte contemporânea, empenhada em produzir efeitos políticos, deu-nos a oportunidade de compreender como e porque o músico fora escolhido para significar, no incipiente mercado de bens simbólicos dos anos 60, as contradições da pop art, transplantada para a realidade política do Grupo Rex, no qual Leirner estava inserido. Para tanto, o artista visual escolhe, para ressignificar o jovem talento musical, um código pertencente à iconografia popular cristã, inserindo-o num jogo de referência que ultrapassava o corrente binômio cultura popular e cultura erudita. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_dc206a18a122717fa0d07e16742f2919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/16044 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Roberto Carlos : no altar de Nelson LeirnerCarlos, Roberto, 1943-Leirner, NelsonMúsica popular - BrasilMúsicos brasileirosO presente trabalho procura compreender o lugar que o cantor e compositor Roberto Carlos ocupava na circulação de bens simbólicos por meio da instalação Adoração do artista visual Nelson Leirner. A intersecção entre este ícone do universo musical, de forte apelo midiático e desdobramento popular, e uma peça da arte contemporânea, empenhada em produzir efeitos políticos, deu-nos a oportunidade de compreender como e porque o músico fora escolhido para significar, no incipiente mercado de bens simbólicos dos anos 60, as contradições da pop art, transplantada para a realidade política do Grupo Rex, no qual Leirner estava inserido. Para tanto, o artista visual escolhe, para ressignificar o jovem talento musical, um código pertencente à iconografia popular cristã, inserindo-o num jogo de referência que ultrapassava o corrente binômio cultura popular e cultura erudita. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper seeks to understand the place that the singer and composer Roberto Carlos occupied in the circulation of symbolic assets through the installation of Adoração (Worship) by the visual artist Nelson Leirner. The intersection between this universal musical icon, with strong mediatic and popular appeal and a piece of contemporary art, assigned to produce political effects, has given us the opportunity of understanding how and why the musician was chosen to signify, in the incipient symbolic assets market of the sixties, the contradictions of pop art, transplanted to the political reality of the Grupo Rex, in which Leirner was inserted. For this, the visual artist chooses, to resignify the young talented musician, a code belonging to popular Christian iconography, inserting him in a game of reference that surpassed the popular binomial current culture and erudite culture.Programa de Pós-graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia2014-08-07T17:38:21Z2014-08-07T17:38:21Z2009-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRITO, Eleonora Zicari Costa de; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Roberto Carlos: no altar de Nelson Leirner. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 197-209, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285/7115>. Acesso em 25 jun. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16044Artcultura - Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 25 jun. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Eleonora Zicari Costa deOliveira, Emerson Dionisio Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/16044Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner |
title |
Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner |
spellingShingle |
Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner Brito, Eleonora Zicari Costa de Carlos, Roberto, 1943- Leirner, Nelson Música popular - Brasil Músicos brasileiros |
title_short |
Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner |
title_full |
Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner |
title_fullStr |
Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner |
title_full_unstemmed |
Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner |
title_sort |
Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner |
author |
Brito, Eleonora Zicari Costa de |
author_facet |
Brito, Eleonora Zicari Costa de Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Eleonora Zicari Costa de Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carlos, Roberto, 1943- Leirner, Nelson Música popular - Brasil Músicos brasileiros |
topic |
Carlos, Roberto, 1943- Leirner, Nelson Música popular - Brasil Músicos brasileiros |
description |
O presente trabalho procura compreender o lugar que o cantor e compositor Roberto Carlos ocupava na circulação de bens simbólicos por meio da instalação Adoração do artista visual Nelson Leirner. A intersecção entre este ícone do universo musical, de forte apelo midiático e desdobramento popular, e uma peça da arte contemporânea, empenhada em produzir efeitos políticos, deu-nos a oportunidade de compreender como e porque o músico fora escolhido para significar, no incipiente mercado de bens simbólicos dos anos 60, as contradições da pop art, transplantada para a realidade política do Grupo Rex, no qual Leirner estava inserido. Para tanto, o artista visual escolhe, para ressignificar o jovem talento musical, um código pertencente à iconografia popular cristã, inserindo-o num jogo de referência que ultrapassava o corrente binômio cultura popular e cultura erudita. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01 2014-08-07T17:38:21Z 2014-08-07T17:38:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Eleonora Zicari Costa de; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Roberto Carlos: no altar de Nelson Leirner. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 197-209, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285/7115>. Acesso em 25 jun. 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16044 |
identifier_str_mv |
BRITO, Eleonora Zicari Costa de; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Roberto Carlos: no altar de Nelson Leirner. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 197-209, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285/7115>. Acesso em 25 jun. 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508391520796672 |