Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Eleonora Zicari Costa de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16044
Resumo: O presente trabalho procura compreender o lugar que o cantor e compositor Roberto Carlos ocupava na circulação de bens simbólicos por meio da instalação Adoração do artista visual Nelson Leirner. A intersecção entre este ícone do universo musical, de forte apelo midiático e desdobramento popular, e uma peça da arte contemporânea, empenhada em produzir efeitos políticos, deu-nos a oportunidade de compreender como e porque o músico fora escolhido para significar, no incipiente mercado de bens simbólicos dos anos 60, as contradições da pop art, transplantada para a realidade política do Grupo Rex, no qual Leirner estava inserido. Para tanto, o artista visual escolhe, para ressignificar o jovem talento musical, um código pertencente à iconografia popular cristã, inserindo-o num jogo de referência que ultrapassava o corrente binômio cultura popular e cultura erudita. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_dc206a18a122717fa0d07e16742f2919
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16044
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Roberto Carlos : no altar de Nelson LeirnerCarlos, Roberto, 1943-Leirner, NelsonMúsica popular - BrasilMúsicos brasileirosO presente trabalho procura compreender o lugar que o cantor e compositor Roberto Carlos ocupava na circulação de bens simbólicos por meio da instalação Adoração do artista visual Nelson Leirner. A intersecção entre este ícone do universo musical, de forte apelo midiático e desdobramento popular, e uma peça da arte contemporânea, empenhada em produzir efeitos políticos, deu-nos a oportunidade de compreender como e porque o músico fora escolhido para significar, no incipiente mercado de bens simbólicos dos anos 60, as contradições da pop art, transplantada para a realidade política do Grupo Rex, no qual Leirner estava inserido. Para tanto, o artista visual escolhe, para ressignificar o jovem talento musical, um código pertencente à iconografia popular cristã, inserindo-o num jogo de referência que ultrapassava o corrente binômio cultura popular e cultura erudita. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper seeks to understand the place that the singer and composer Roberto Carlos occupied in the circulation of symbolic assets through the installation of Adoração (Worship) by the visual artist Nelson Leirner. The intersection between this universal musical icon, with strong mediatic and popular appeal and a piece of contemporary art, assigned to produce political effects, has given us the opportunity of understanding how and why the musician was chosen to signify, in the incipient symbolic assets market of the sixties, the contradictions of pop art, transplanted to the political reality of the Grupo Rex, in which Leirner was inserted. For this, the visual artist chooses, to resignify the young talented musician, a code belonging to popular Christian iconography, inserting him in a game of reference that surpassed the popular binomial current culture and erudite culture.Programa de Pós-graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia2014-08-07T17:38:21Z2014-08-07T17:38:21Z2009-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRITO, Eleonora Zicari Costa de; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Roberto Carlos: no altar de Nelson Leirner. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 197-209, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285/7115>. Acesso em 25 jun. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16044Artcultura - Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 25 jun. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Eleonora Zicari Costa deOliveira, Emerson Dionisio Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/16044Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
title Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
spellingShingle Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
Brito, Eleonora Zicari Costa de
Carlos, Roberto, 1943-
Leirner, Nelson
Música popular - Brasil
Músicos brasileiros
title_short Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
title_full Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
title_fullStr Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
title_full_unstemmed Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
title_sort Roberto Carlos : no altar de Nelson Leirner
author Brito, Eleonora Zicari Costa de
author_facet Brito, Eleonora Zicari Costa de
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_role author
author2 Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Eleonora Zicari Costa de
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Carlos, Roberto, 1943-
Leirner, Nelson
Música popular - Brasil
Músicos brasileiros
topic Carlos, Roberto, 1943-
Leirner, Nelson
Música popular - Brasil
Músicos brasileiros
description O presente trabalho procura compreender o lugar que o cantor e compositor Roberto Carlos ocupava na circulação de bens simbólicos por meio da instalação Adoração do artista visual Nelson Leirner. A intersecção entre este ícone do universo musical, de forte apelo midiático e desdobramento popular, e uma peça da arte contemporânea, empenhada em produzir efeitos políticos, deu-nos a oportunidade de compreender como e porque o músico fora escolhido para significar, no incipiente mercado de bens simbólicos dos anos 60, as contradições da pop art, transplantada para a realidade política do Grupo Rex, no qual Leirner estava inserido. Para tanto, o artista visual escolhe, para ressignificar o jovem talento musical, um código pertencente à iconografia popular cristã, inserindo-o num jogo de referência que ultrapassava o corrente binômio cultura popular e cultura erudita. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01
2014-08-07T17:38:21Z
2014-08-07T17:38:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Eleonora Zicari Costa de; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Roberto Carlos: no altar de Nelson Leirner. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 197-209, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285/7115>. Acesso em 25 jun. 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16044
identifier_str_mv BRITO, Eleonora Zicari Costa de; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Roberto Carlos: no altar de Nelson Leirner. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 197-209, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11285/7115>. Acesso em 25 jun. 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508391520796672