Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerboncini-Fernandes, Dmitri
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7314
Resumo: Partindo do estudo da trajetória de Adoniran Barbosa, procuro reconstituir as modificações e os percalços do desenvolvimento das artes populares em São Paulo a partir da década de 1930. Conseqüentemente, busco redimensionar a maneira pela qual a obra do referido sambista adquiriu diversos sentidos a depender da figuração encontrada nos domínios correlacionados à atividade artística. PALAVRAS-CHAVE: música popular brasileira; Sociologia da Música; samba. ABSTRACT: Based on a study of Adoniran Barbosa's personal trajectory, I attempt to reconstruct the changes and problems in the development of the popular arts in São Paulo from the 1930's. Consequently, I intend to reconfigure the way by which the musician's work acquired diverse meanings depending on the configuration of the specific domains of artistic activity. KEYWORDS: popular Brazilian music; Sociology of Music; Samba.
id UFU-15_2b6bed8e92028171e99b46ade6171005
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7314
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São PauloPartindo do estudo da trajetória de Adoniran Barbosa, procuro reconstituir as modificações e os percalços do desenvolvimento das artes populares em São Paulo a partir da década de 1930. Conseqüentemente, busco redimensionar a maneira pela qual a obra do referido sambista adquiriu diversos sentidos a depender da figuração encontrada nos domínios correlacionados à atividade artística. PALAVRAS-CHAVE: música popular brasileira; Sociologia da Música; samba. ABSTRACT: Based on a study of Adoniran Barbosa's personal trajectory, I attempt to reconstruct the changes and problems in the development of the popular arts in São Paulo from the 1930's. Consequently, I intend to reconfigure the way by which the musician's work acquired diverse meanings depending on the configuration of the specific domains of artistic activity. KEYWORDS: popular Brazilian music; Sociology of Music; Samba.Universidade Federal de Uberlândia2010-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7314ArtCultura; Vol. 11 No. 18 (2009): ArtCulturaArtCultura; Vol. 11 Núm. 18 (2009): ArtCulturaArtCultura; v. 11 n. 18 (2009): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7314/4721Cerboncini-Fernandes, Dmitriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7314Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:33ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
title Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
spellingShingle Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
Cerboncini-Fernandes, Dmitri
title_short Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
title_full Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
title_fullStr Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
title_full_unstemmed Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
title_sort Adoniran Barbosa e as metamorfoses do samba de São Paulo
author Cerboncini-Fernandes, Dmitri
author_facet Cerboncini-Fernandes, Dmitri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerboncini-Fernandes, Dmitri
description Partindo do estudo da trajetória de Adoniran Barbosa, procuro reconstituir as modificações e os percalços do desenvolvimento das artes populares em São Paulo a partir da década de 1930. Conseqüentemente, busco redimensionar a maneira pela qual a obra do referido sambista adquiriu diversos sentidos a depender da figuração encontrada nos domínios correlacionados à atividade artística. PALAVRAS-CHAVE: música popular brasileira; Sociologia da Música; samba. ABSTRACT: Based on a study of Adoniran Barbosa's personal trajectory, I attempt to reconstruct the changes and problems in the development of the popular arts in São Paulo from the 1930's. Consequently, I intend to reconfigure the way by which the musician's work acquired diverse meanings depending on the configuration of the specific domains of artistic activity. KEYWORDS: popular Brazilian music; Sociology of Music; Samba.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7314
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7314/4721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 11 No. 18 (2009): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 11 Núm. 18 (2009): ArtCultura
ArtCultura; v. 11 n. 18 (2009): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140176928768