Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcus Vinícius da, 1981-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617364
Resumo: Orientador: Mário Luiz Frungillo
id UNICAMP-30_e28af5c60962d76e05e062b270431ef5
oai_identifier_str oai::850519
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragemAdoniran Barbosa : neither work nor truancyBarbosa, Adoniran, 1910-1982 - Crítica e interpretaçãoCanção (Música)Música popularIndústria culturalLiteratura brasileiraBarbosa, Adoniran - Criticism and interpretationChanson (Music)Popular musicCulture industryBrazilian literatureOrientador: Mário Luiz FrungilloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre os elementos temáticos e estéticos presentes nas canções de Adoniran Barbosa, essencialmente em suas letras, que despertaram interesse de seus mediadores no resgate do samba "autêntico", durante o processo de redefinição da MPB, que se deu entre os anos 60 e 70. Para isso, pretende-se observar as letras de suas canções presentes nos três primeiros elepês: Adoniran Barbosa 1974, Adoniran Barbosa 1975, e Adoniran e Convidados, de 1980. Esse recorte visa levantar quais foram os possíveis critérios de escolha das canções por seus produtores culturais, e analisar, a partir dos contextos político, econômico e sócio-cultural, que fatores possivelmente influenciaram na concepção de algumas dessas obras, bem como de que forma diversas dessas canções foram lidas e entendidas mais de vinte anos após serem compostas. A dissertação está dividida em duas partes. A primeira parte é composta por dois capítulos. O primeiro abrange a trajetória de análise da obra de Adoniran. Nesse capítulo, procura-se contextualizar o artista como parte do processo de racionalização da indústria cultural no Brasil - a partir dos conceitos frankfurtianos - e como esse processo, que acontece em concomitância com um momento de grandes tensões políticas e ideológicas, durante o regime militar, permite a consolidação de um cenário único e propício para a formação da MPB renovada. O resgate da figura de Adoniran nesse momento, na minha perspectiva, tem um significado político, ideológico e cultural bastante importante e singular no processo de construção e consolidação da música e da cultura brasileira. No segundo capítulo, pretende-se fazer um levantamento das principais críticas feitas sobre os álbuns que fazem parte do corpus da análise, essencialmente presentes em periódicos e nos encartes de seus elepês, com o objetivo de revelar de que maneira jornalistas, intelectuais e críticos de música influenciaram na constituição da presença de Adoniran na tradição do samba. Já a segunda parte da dissertação dedica-se à análise das canções presentes no corpus, procurando desenvolver, em dois capítulos diferentes, o caráter ambíguo das canções de Adoniran Barbosa inseridas em três debates recorrentes no contexto da MPB renovada: trabalho x malandragem; tradição x progresso; som local x som universal. No primeiro capítulo, o objetivo é realizar uma leitura das canções de Adoniran que refletem, do ponto de vista da recepção, um caráter de resistência à ordem vigente e à ética do trabalho, mas ao mesmo tempo caminham em rumo contrário ao discurso da malandragem tradicional dos sambas cariocas. É outra forma de resistência, que assume caráter de denúncia ao universo suburbano do trabalho. O segundo capítulo diz respeito essencialmente ao entendimento de uma postura crítica e contrária ao ideal de progresso assumido pela elite paulistana, que entendia São Paulo como a locomotiva do país desde o início do século. Ainda nesse capítulo, pretende-se desenvolver um debate estético e ideológico existente no cenário da música brasileira desse período, anos 60 e 70, tendo por um lado o som local, "autêntico" e "de raiz", representado pela MPB renovada, e o som universal, "inovador" e "moderno", representado pela Jovem Guarda e pela TropicáliaAbstract: This dissertation proposes an extended treatment on the aesthetic and thematic features of songs by Adoniran Barbosa, mainly in his lyrics, which led to interest of cultural agents in the rescue of the "authentic" samba, throughout the process of redefinition of MPB (Brazilian Popular Music), from the 60?s to the late 70?s. In order to do so, the song lyrics presented in his first three LPs were studied: Adoniran Barbosa 1974, Adoniran Barbosa 1975, and Adoniran and Guests 1980. In the period chosen we have questioned what the criteria for choosing the songs were, from the perspective of cultural producers, and analyzed possible influences in the composition of some of these works, according to political, economic and socio-cultural contexts, as well as how several of these songs have been read and understood over twenty years later. The thesis is divided into two parts. The first part consists of two chapters. The first covers the line of development of Adoniran?s work. In this chapter, the artist is contextualized as part of the rationalization process of the cultural industry in Brazil - according to Frankfurt School concepts - and this process, which happens to coincide with a time of great political and ideological tension, during the military regime, is comprehended as the consolidation of a unique and conducive scenario that allows the formation of the renewed MPB. The rescue of the figure of Adoniran at that point, in my view, has a political, ideological and cultural meaning which is very important and unique in the construction and consolidation of Brazilian music and culture. In the second chapter, the main criticisms on the analyzed albums were studied, mostly from newspapers and LP inserts, with the objective to expose how journalists, intellectuals and music critics have influenced the constitution of Adoniran?s presence in the tradition of samba. The second part of the dissertation, also in two different chapters, is the analysis of the lyrics presented in the corpus, aiming to develop the ambiguous character of Adoniran Barbosa?s songs in relation to three recurring debates in the context of renewed MPB: work x truancy; tradition x progress; local sound x universal sound. In the first chapter, the goal is to read Adoniran songs, from a perspective of reception, as resistance to the existing order and work ethics, as they take an opposite direction from the traditional discourse of truancy presented in sambas from Rio. It's a way of resistance, which denounces the universe of suburban work. The second chapter is dedicated to the understanding of the São Paulo elite?s posture of criticism and opposition to an ideal of progress, as they believe the state to be "the locomotive of the country" since the beginning of the century. Also in this chapter, we have presented the aesthetical and ideological debate in the Brazilian music from that period, the 60's and the 70's: on one hand the local, "authentic" and "native/root" sound, represented by the renewed MPB; on the other, the universal, "innovative" and "modern" sound, represented by Jovem Guarda and TropicáliaMestradoLiteratura e Outras Produções CulturaisMestre em Teoria e História Literária[s.n.]Frungillo, Mario Luiz, 1960-Siscar, Marcos, 1964-Prado, Antonio ArnoniZan, José RobertoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Marcus Vinícius da, 1981-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf216 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617364SILVA, Marcus Vinícius da. Adoniran Barbosa: nem trabalho, nem malandragem. 2012. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617364. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850519porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:52Zoai::850519Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem
Adoniran Barbosa : neither work nor truancy
title Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem
spellingShingle Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem
Silva, Marcus Vinícius da, 1981-
Barbosa, Adoniran, 1910-1982 - Crítica e interpretação
Canção (Música)
Música popular
Indústria cultural
Literatura brasileira
Barbosa, Adoniran - Criticism and interpretation
Chanson (Music)
Popular music
Culture industry
Brazilian literature
title_short Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem
title_full Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem
title_fullStr Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem
title_full_unstemmed Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem
title_sort Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem
author Silva, Marcus Vinícius da, 1981-
author_facet Silva, Marcus Vinícius da, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frungillo, Mario Luiz, 1960-
Siscar, Marcos, 1964-
Prado, Antonio Arnoni
Zan, José Roberto
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcus Vinícius da, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Barbosa, Adoniran, 1910-1982 - Crítica e interpretação
Canção (Música)
Música popular
Indústria cultural
Literatura brasileira
Barbosa, Adoniran - Criticism and interpretation
Chanson (Music)
Popular music
Culture industry
Brazilian literature
topic Barbosa, Adoniran, 1910-1982 - Crítica e interpretação
Canção (Música)
Música popular
Indústria cultural
Literatura brasileira
Barbosa, Adoniran - Criticism and interpretation
Chanson (Music)
Popular music
Culture industry
Brazilian literature
description Orientador: Mário Luiz Frungillo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617364
SILVA, Marcus Vinícius da. Adoniran Barbosa: nem trabalho, nem malandragem. 2012. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617364. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617364
identifier_str_mv SILVA, Marcus Vinícius da. Adoniran Barbosa: nem trabalho, nem malandragem. 2012. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617364. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
216 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138494673584128