Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140 |
Resumo: | Trata-se de compreender as coincidências técnico-utópicas entre Xul Solar (artista plástico argentino) e Oswald de Andrade (poeta brasileiro). A Vuelvilla de Xul Solar, seus autômatas e seus mestizos de avión y gente, são metáforas do alcance da liberdade humana, depois de uma longa evolução espiritual. A Antropofagia II, que aparece nos textos de Oswald de Andrade, na década de 1950, com seu programa de emancipação do ser humano da monogamia e do trabalho, representa a síntese do homem natural-tecnizado. Finalmente, o progresso realizaria a promessa da humanidade: "os fuso strabalhariam sozinhos". A Revolução Caraíba, na clave da dialética hegeliana que une os dois pensamentos evolucionistas — Xul, através dos ensinamentos de Blavatsky, Andrade, um pós-marxista — anunciava a fase do homem no reino do ócio, condição para a fantasia, a imaginação, o lúdico, perdido com a perda da cultura primitiva pré-colombiana. PALAVRAS-CHAVE: arte; técnica; antropofagia. ABSTRACT: This paper aims at understanding the techno-utopian similarities between Xul Solar (Argentine artist) and Oswald de Andrade (Brazilian poet). The Xul Solar's Vuelvilla, its automata and its mestizos de avión y gente are metaphors reaching the human freedom, aft er a long spiritual evolution. Antropofagia II, which appears in the Oswald de Andrade's works in the 1950s, shows a program for emancipating human from monogamy and work and represents the synthesis of natural tech-man. Finally, the progress would perform the promise of humanity: "the spindles would work alone". The so called Caraíba Revolution, aft er the Hegelian dialectic linkingthe thoughts of the two evolutionists, i.e., Xul, through the teachings of Blavatsky and Andrade, a post-Marxist, announced the phase of the man in the leisure kingdom, which offers suitable conditions for fantasy, imagination and playful, all of them lost in the early pre-Columbian culture. KEYWORDS: art; technique; cannibalism. |
id |
UFU-15_3dbd7014f03d667d6d7f5b29f3a74f0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12140 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba Trata-se de compreender as coincidências técnico-utópicas entre Xul Solar (artista plástico argentino) e Oswald de Andrade (poeta brasileiro). A Vuelvilla de Xul Solar, seus autômatas e seus mestizos de avión y gente, são metáforas do alcance da liberdade humana, depois de uma longa evolução espiritual. A Antropofagia II, que aparece nos textos de Oswald de Andrade, na década de 1950, com seu programa de emancipação do ser humano da monogamia e do trabalho, representa a síntese do homem natural-tecnizado. Finalmente, o progresso realizaria a promessa da humanidade: "os fuso strabalhariam sozinhos". A Revolução Caraíba, na clave da dialética hegeliana que une os dois pensamentos evolucionistas — Xul, através dos ensinamentos de Blavatsky, Andrade, um pós-marxista — anunciava a fase do homem no reino do ócio, condição para a fantasia, a imaginação, o lúdico, perdido com a perda da cultura primitiva pré-colombiana. PALAVRAS-CHAVE: arte; técnica; antropofagia. ABSTRACT: This paper aims at understanding the techno-utopian similarities between Xul Solar (Argentine artist) and Oswald de Andrade (Brazilian poet). The Xul Solar's Vuelvilla, its automata and its mestizos de avión y gente are metaphors reaching the human freedom, aft er a long spiritual evolution. Antropofagia II, which appears in the Oswald de Andrade's works in the 1950s, shows a program for emancipating human from monogamy and work and represents the synthesis of natural tech-man. Finally, the progress would perform the promise of humanity: "the spindles would work alone". The so called Caraíba Revolution, aft er the Hegelian dialectic linkingthe thoughts of the two evolutionists, i.e., Xul, through the teachings of Blavatsky and Andrade, a post-Marxist, announced the phase of the man in the leisure kingdom, which offers suitable conditions for fantasy, imagination and playful, all of them lost in the early pre-Columbian culture. KEYWORDS: art; technique; cannibalism.Universidade Federal de Uberlândia2011-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140ArtCultura; Vol. 12 No. 21 (2010): ArtCulturaArtCultura; Vol. 12 Núm. 21 (2010): ArtCulturaArtCultura; v. 12 n. 21 (2010): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140/7065Flores, Maria Bernardete Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12140Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:03ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba |
title |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba |
spellingShingle |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba Flores, Maria Bernardete Ramos |
title_short |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba |
title_full |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba |
title_fullStr |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba |
title_full_unstemmed |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba |
title_sort |
Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba |
author |
Flores, Maria Bernardete Ramos |
author_facet |
Flores, Maria Bernardete Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Maria Bernardete Ramos |
description |
Trata-se de compreender as coincidências técnico-utópicas entre Xul Solar (artista plástico argentino) e Oswald de Andrade (poeta brasileiro). A Vuelvilla de Xul Solar, seus autômatas e seus mestizos de avión y gente, são metáforas do alcance da liberdade humana, depois de uma longa evolução espiritual. A Antropofagia II, que aparece nos textos de Oswald de Andrade, na década de 1950, com seu programa de emancipação do ser humano da monogamia e do trabalho, representa a síntese do homem natural-tecnizado. Finalmente, o progresso realizaria a promessa da humanidade: "os fuso strabalhariam sozinhos". A Revolução Caraíba, na clave da dialética hegeliana que une os dois pensamentos evolucionistas — Xul, através dos ensinamentos de Blavatsky, Andrade, um pós-marxista — anunciava a fase do homem no reino do ócio, condição para a fantasia, a imaginação, o lúdico, perdido com a perda da cultura primitiva pré-colombiana. PALAVRAS-CHAVE: arte; técnica; antropofagia. ABSTRACT: This paper aims at understanding the techno-utopian similarities between Xul Solar (Argentine artist) and Oswald de Andrade (Brazilian poet). The Xul Solar's Vuelvilla, its automata and its mestizos de avión y gente are metaphors reaching the human freedom, aft er a long spiritual evolution. Antropofagia II, which appears in the Oswald de Andrade's works in the 1950s, shows a program for emancipating human from monogamy and work and represents the synthesis of natural tech-man. Finally, the progress would perform the promise of humanity: "the spindles would work alone". The so called Caraíba Revolution, aft er the Hegelian dialectic linkingthe thoughts of the two evolutionists, i.e., Xul, through the teachings of Blavatsky and Andrade, a post-Marxist, announced the phase of the man in the leisure kingdom, which offers suitable conditions for fantasy, imagination and playful, all of them lost in the early pre-Columbian culture. KEYWORDS: art; technique; cannibalism. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140/7065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 12 No. 21 (2010): ArtCultura ArtCultura; Vol. 12 Núm. 21 (2010): ArtCultura ArtCultura; v. 12 n. 21 (2010): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069140764131328 |