Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Bernardete Ramos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140
Resumo: Trata-se de compreender as coincidências técnico-utópicas entre Xul Solar (artista plástico argentino) e Oswald de Andrade (poeta brasileiro). A Vuelvilla de Xul Solar, seus autômatas e seus mestizos de avión y gente, são metáforas do alcance da liberdade humana, depois de uma longa evolução espiritual. A Antropofagia II, que aparece nos textos de Oswald de Andrade, na década de 1950, com seu programa de emancipação do ser humano da monogamia e do trabalho, representa a síntese do homem natural-tecnizado. Finalmente, o progresso realizaria a promessa da humanidade: "os fuso strabalhariam sozinhos". A Revolução Caraíba, na clave da dialética hegeliana que une os dois pensamentos evolucionistas — Xul, através dos ensinamentos de Blavatsky, Andrade, um pós-marxista — anunciava a fase do homem no reino do ócio, condição para a fantasia, a imaginação, o lúdico, perdido com a perda da cultura primitiva pré-colombiana. PALAVRAS-CHAVE: arte; técnica; antropofagia. ABSTRACT: This paper aims at understanding the techno-utopian similarities between Xul Solar (Argentine artist) and Oswald de Andrade (Brazilian poet). The Xul Solar's Vuelvilla, its automata and its mestizos de avión y gente are metaphors reaching the human freedom, aft er a long spiritual evolution. Antropofagia II, which appears in the Oswald de Andrade's works in the 1950s, shows a program for emancipating human from monogamy and work and represents the synthesis of natural tech-man. Finally, the progress would perform the promise of humanity: "the spindles would work alone". The so called Caraíba Revolution, aft er the Hegelian dialectic linkingthe thoughts of the two evolutionists, i.e., Xul, through the teachings of Blavatsky and Andrade, a post-Marxist, announced the phase of the man in the leisure kingdom, which offers suitable conditions for fantasy, imagination and playful, all of them lost in the early pre-Columbian culture. KEYWORDS: art; technique; cannibalism.
id UFU-15_3dbd7014f03d667d6d7f5b29f3a74f0d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12140
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba Trata-se de compreender as coincidências técnico-utópicas entre Xul Solar (artista plástico argentino) e Oswald de Andrade (poeta brasileiro). A Vuelvilla de Xul Solar, seus autômatas e seus mestizos de avión y gente, são metáforas do alcance da liberdade humana, depois de uma longa evolução espiritual. A Antropofagia II, que aparece nos textos de Oswald de Andrade, na década de 1950, com seu programa de emancipação do ser humano da monogamia e do trabalho, representa a síntese do homem natural-tecnizado. Finalmente, o progresso realizaria a promessa da humanidade: "os fuso strabalhariam sozinhos". A Revolução Caraíba, na clave da dialética hegeliana que une os dois pensamentos evolucionistas — Xul, através dos ensinamentos de Blavatsky, Andrade, um pós-marxista — anunciava a fase do homem no reino do ócio, condição para a fantasia, a imaginação, o lúdico, perdido com a perda da cultura primitiva pré-colombiana. PALAVRAS-CHAVE: arte; técnica; antropofagia. ABSTRACT: This paper aims at understanding the techno-utopian similarities between Xul Solar (Argentine artist) and Oswald de Andrade (Brazilian poet). The Xul Solar's Vuelvilla, its automata and its mestizos de avión y gente are metaphors reaching the human freedom, aft er a long spiritual evolution. Antropofagia II, which appears in the Oswald de Andrade's works in the 1950s, shows a program for emancipating human from monogamy and work and represents the synthesis of natural tech-man. Finally, the progress would perform the promise of humanity: "the spindles would work alone". The so called Caraíba Revolution, aft er the Hegelian dialectic linkingthe thoughts of the two evolutionists, i.e., Xul, through the teachings of Blavatsky and Andrade, a post-Marxist, announced the phase of the man in the leisure kingdom, which offers suitable conditions for fantasy, imagination and playful, all of them lost in the early pre-Columbian culture. KEYWORDS: art; technique; cannibalism.Universidade Federal de Uberlândia2011-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140ArtCultura; Vol. 12 No. 21 (2010): ArtCulturaArtCultura; Vol. 12 Núm. 21 (2010): ArtCulturaArtCultura; v. 12 n. 21 (2010): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140/7065Flores, Maria Bernardete Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12140Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:03ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
title Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
spellingShingle Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
Flores, Maria Bernardete Ramos
title_short Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
title_full Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
title_fullStr Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
title_full_unstemmed Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
title_sort Sobre a Vuelvilla de Xul Solar: técnica e liberdade no Reino do Ócio Ou a Revolução Caraíba
author Flores, Maria Bernardete Ramos
author_facet Flores, Maria Bernardete Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Bernardete Ramos
description Trata-se de compreender as coincidências técnico-utópicas entre Xul Solar (artista plástico argentino) e Oswald de Andrade (poeta brasileiro). A Vuelvilla de Xul Solar, seus autômatas e seus mestizos de avión y gente, são metáforas do alcance da liberdade humana, depois de uma longa evolução espiritual. A Antropofagia II, que aparece nos textos de Oswald de Andrade, na década de 1950, com seu programa de emancipação do ser humano da monogamia e do trabalho, representa a síntese do homem natural-tecnizado. Finalmente, o progresso realizaria a promessa da humanidade: "os fuso strabalhariam sozinhos". A Revolução Caraíba, na clave da dialética hegeliana que une os dois pensamentos evolucionistas — Xul, através dos ensinamentos de Blavatsky, Andrade, um pós-marxista — anunciava a fase do homem no reino do ócio, condição para a fantasia, a imaginação, o lúdico, perdido com a perda da cultura primitiva pré-colombiana. PALAVRAS-CHAVE: arte; técnica; antropofagia. ABSTRACT: This paper aims at understanding the techno-utopian similarities between Xul Solar (Argentine artist) and Oswald de Andrade (Brazilian poet). The Xul Solar's Vuelvilla, its automata and its mestizos de avión y gente are metaphors reaching the human freedom, aft er a long spiritual evolution. Antropofagia II, which appears in the Oswald de Andrade's works in the 1950s, shows a program for emancipating human from monogamy and work and represents the synthesis of natural tech-man. Finally, the progress would perform the promise of humanity: "the spindles would work alone". The so called Caraíba Revolution, aft er the Hegelian dialectic linkingthe thoughts of the two evolutionists, i.e., Xul, through the teachings of Blavatsky and Andrade, a post-Marxist, announced the phase of the man in the leisure kingdom, which offers suitable conditions for fantasy, imagination and playful, all of them lost in the early pre-Columbian culture. KEYWORDS: art; technique; cannibalism.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/12140/7065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 12 No. 21 (2010): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 12 Núm. 21 (2010): ArtCultura
ArtCultura; v. 12 n. 21 (2010): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140764131328