Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611 |
Resumo: | A prática fotográfica do artista luso-brasileiro Fernando Lemos é breve (1949-1952), mas muito densa e inovadora no panorama português. As evidências surrealistas presentes nas imagens — encenação, fragmentação, epifania do objeto, encontro fortuito de elementos, visões enigmáticas — subvertem a ordem do real, introduzindo na fotografia portuguesa as problemáticas do inconsciente, do onírico e do recalcado. Atentar para essa poética da estranheza é o propósito deste texto.palavras-chave: Fernando Lemos; fotografia; surrealismo. |
id |
UFU-15_4a244f3f258da817cbbfc0d0d454565e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30611 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando LemosA prática fotográfica do artista luso-brasileiro Fernando Lemos é breve (1949-1952), mas muito densa e inovadora no panorama português. As evidências surrealistas presentes nas imagens — encenação, fragmentação, epifania do objeto, encontro fortuito de elementos, visões enigmáticas — subvertem a ordem do real, introduzindo na fotografia portuguesa as problemáticas do inconsciente, do onírico e do recalcado. Atentar para essa poética da estranheza é o propósito deste texto.palavras-chave: Fernando Lemos; fotografia; surrealismo.Universidade Federal de Uberlândia2015-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611ArtCultura; Vol. 16 No. 28 (2014): ArtCulturaArtCultura; Vol. 16 Núm. 28 (2014): ArtCulturaArtCultura; v. 16 n. 28 (2014): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611/16670https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611/16671Copyright (c) 2015 Artculturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFabris, Annateresa2022-03-29T16:42:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30611Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:42:47ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos |
title |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos |
spellingShingle |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos Fabris, Annateresa |
title_short |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos |
title_full |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos |
title_fullStr |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos |
title_full_unstemmed |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos |
title_sort |
Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos |
author |
Fabris, Annateresa |
author_facet |
Fabris, Annateresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabris, Annateresa |
description |
A prática fotográfica do artista luso-brasileiro Fernando Lemos é breve (1949-1952), mas muito densa e inovadora no panorama português. As evidências surrealistas presentes nas imagens — encenação, fragmentação, epifania do objeto, encontro fortuito de elementos, visões enigmáticas — subvertem a ordem do real, introduzindo na fotografia portuguesa as problemáticas do inconsciente, do onírico e do recalcado. Atentar para essa poética da estranheza é o propósito deste texto.palavras-chave: Fernando Lemos; fotografia; surrealismo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611/16670 https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611/16671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Artcultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Artcultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 16 No. 28 (2014): ArtCultura ArtCultura; Vol. 16 Núm. 28 (2014): ArtCultura ArtCultura; v. 16 n. 28 (2014): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069141894496256 |