Sobre a fotografia de Fernando Lemos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Célia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/207
Resumo: Sublinha-se muitas vezes a dimensão representativa na fotografia, sobretudo pelo seu valor instrumental, mas a fotografia nunca se libertou da tensão existente entre representação, por um lado, e expressão na imagem, por outro, de um tempo fixado (em sentido histórico e material) e de um tempo a ser criado. Essa tensão é inerente à técnica fotográfica e aos objectos por ela produzidos e é sobre ela que se traça a divisão entre diferentes práticas fotográficas, por exemplo, a distinção entre usos artísticos e outros. As fotos de Fernando Lemos (produzidas no conjunto a que nos referimos entre 1949-1952) serão aqui analisadas como objectos para pensar esta tensão.
id RCAP_da7c7c247d088e6c49342f65d86be121
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobre a fotografia de Fernando LemosFotografiaFernando LemosSublinha-se muitas vezes a dimensão representativa na fotografia, sobretudo pelo seu valor instrumental, mas a fotografia nunca se libertou da tensão existente entre representação, por um lado, e expressão na imagem, por outro, de um tempo fixado (em sentido histórico e material) e de um tempo a ser criado. Essa tensão é inerente à técnica fotográfica e aos objectos por ela produzidos e é sobre ela que se traça a divisão entre diferentes práticas fotográficas, por exemplo, a distinção entre usos artísticos e outros. As fotos de Fernando Lemos (produzidas no conjunto a que nos referimos entre 1949-1952) serão aqui analisadas como objectos para pensar esta tensão.ESAD.CRGonçalves, Maria MadalenaIC-OnlineFerreira, Célia2010-06-11T10:59:06Z2009-022009-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/207porFERREIRA, Célia - Sobre a fotografia de Fernando Lemos. Cadernos PAR. N.º 02 (Fev. 2009), p. 97-105.1647-2063info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:40:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:17.742635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a fotografia de Fernando Lemos
title Sobre a fotografia de Fernando Lemos
spellingShingle Sobre a fotografia de Fernando Lemos
Ferreira, Célia
Fotografia
Fernando Lemos
title_short Sobre a fotografia de Fernando Lemos
title_full Sobre a fotografia de Fernando Lemos
title_fullStr Sobre a fotografia de Fernando Lemos
title_full_unstemmed Sobre a fotografia de Fernando Lemos
title_sort Sobre a fotografia de Fernando Lemos
author Ferreira, Célia
author_facet Ferreira, Célia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Maria Madalena
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Fernando Lemos
topic Fotografia
Fernando Lemos
description Sublinha-se muitas vezes a dimensão representativa na fotografia, sobretudo pelo seu valor instrumental, mas a fotografia nunca se libertou da tensão existente entre representação, por um lado, e expressão na imagem, por outro, de um tempo fixado (em sentido histórico e material) e de um tempo a ser criado. Essa tensão é inerente à técnica fotográfica e aos objectos por ela produzidos e é sobre ela que se traça a divisão entre diferentes práticas fotográficas, por exemplo, a distinção entre usos artísticos e outros. As fotos de Fernando Lemos (produzidas no conjunto a que nos referimos entre 1949-1952) serão aqui analisadas como objectos para pensar esta tensão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02
2009-02-01T00:00:00Z
2010-06-11T10:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/207
url http://hdl.handle.net/10400.8/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERREIRA, Célia - Sobre a fotografia de Fernando Lemos. Cadernos PAR. N.º 02 (Fev. 2009), p. 97-105.
1647-2063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ESAD.CR
publisher.none.fl_str_mv ESAD.CR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136948907933696