Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/15120 |
Resumo: | Em uma perspectiva histórica, este estudo tece cruzamentos entre a prática teatral e a evolução da tecnologia de imagem no decorrer do século XX ao início do XXI. Desvenda as aproximações e desconfianças iniciais do teatro face às transformações tecnológicas ocorridas no seio da sociedade e destaca a situação atual de uma cena teatral em que, sem preconceito, se mesclam imagens compostas por corpos vivos e imagens produzidas por recursos técnicos. Nessa trajetória, examina-se a função pedagógica do emprego da imagem cinematográfica no teatro político de Piscator e Meyerhold; a recusa da tecnologia pelo teatro essencialista dos anos sessenta, em nome da pureza ontológica da arte teatral; as isoladas experiências formais e tecnológicas de Svoboda e Polière e, finalmente, as significativas mudanças do pensamento teatral que conduziram à presença freqüente, hoje, de imagens virtuais sobre uma cena motivada, acima de tudo, em interrogar a percepção sensorial do espectador. |
id |
UFU-15_70c6688adea62e47491fae86c749d721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15120 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagemEm uma perspectiva histórica, este estudo tece cruzamentos entre a prática teatral e a evolução da tecnologia de imagem no decorrer do século XX ao início do XXI. Desvenda as aproximações e desconfianças iniciais do teatro face às transformações tecnológicas ocorridas no seio da sociedade e destaca a situação atual de uma cena teatral em que, sem preconceito, se mesclam imagens compostas por corpos vivos e imagens produzidas por recursos técnicos. Nessa trajetória, examina-se a função pedagógica do emprego da imagem cinematográfica no teatro político de Piscator e Meyerhold; a recusa da tecnologia pelo teatro essencialista dos anos sessenta, em nome da pureza ontológica da arte teatral; as isoladas experiências formais e tecnológicas de Svoboda e Polière e, finalmente, as significativas mudanças do pensamento teatral que conduziram à presença freqüente, hoje, de imagens virtuais sobre uma cena motivada, acima de tudo, em interrogar a percepção sensorial do espectador.Universidade Federal de Uberlândia2012-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/15120ArtCultura; Vol. 13 No. 23 (2011): ArtCulturaArtCultura; Vol. 13 Núm. 23 (2011): ArtCulturaArtCultura; v. 13 n. 23 (2011): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/15120/8511Isaacsson, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:43:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15120Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:43:36ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem |
title |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem |
spellingShingle |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem Isaacsson, Marta |
title_short |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem |
title_full |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem |
title_fullStr |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem |
title_full_unstemmed |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem |
title_sort |
Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem |
author |
Isaacsson, Marta |
author_facet |
Isaacsson, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isaacsson, Marta |
description |
Em uma perspectiva histórica, este estudo tece cruzamentos entre a prática teatral e a evolução da tecnologia de imagem no decorrer do século XX ao início do XXI. Desvenda as aproximações e desconfianças iniciais do teatro face às transformações tecnológicas ocorridas no seio da sociedade e destaca a situação atual de uma cena teatral em que, sem preconceito, se mesclam imagens compostas por corpos vivos e imagens produzidas por recursos técnicos. Nessa trajetória, examina-se a função pedagógica do emprego da imagem cinematográfica no teatro político de Piscator e Meyerhold; a recusa da tecnologia pelo teatro essencialista dos anos sessenta, em nome da pureza ontológica da arte teatral; as isoladas experiências formais e tecnológicas de Svoboda e Polière e, finalmente, as significativas mudanças do pensamento teatral que conduziram à presença freqüente, hoje, de imagens virtuais sobre uma cena motivada, acima de tudo, em interrogar a percepção sensorial do espectador. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/15120 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/15120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/15120/8511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 13 No. 23 (2011): ArtCultura ArtCultura; Vol. 13 Núm. 23 (2011): ArtCultura ArtCultura; v. 13 n. 23 (2011): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069140807122944 |