Rádio Nacional station, memory and modernity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Herom
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40093
Resumo: No livro Chega de saudade: a história e a histórias da Bossa Nova, de 1990, o jornalista Ruy Castro dá pistas sobre uma interpretação comum a respeito da música popular brasileira da metade do século XX: a de que a bossa nova representa a novidade que inaugura a modernidade, contra estilos musicais e culturais anteriores, tratados como retrógrados e antigos. O autor elenca dezenas de histórias e depoimentos para reforçar esse argumento. Em um trecho, diz: "Mesmo os que achavam Jobim moderno por 'Foi a noite' e 'Se todos fossem iguais a você' tiveram um choque. Em menos de dois minutos, estas canções ficaram tão antigas quanto 'Ninguém me ama' - relíquias do romantismo noir dos homens mais velhos".
id UFU-15_70cd9d52aac18ab87041553e22178d17
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40093
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Rádio Nacional station, memory and modernityRádio Nacional, memória e modernidadeNo livro Chega de saudade: a história e a histórias da Bossa Nova, de 1990, o jornalista Ruy Castro dá pistas sobre uma interpretação comum a respeito da música popular brasileira da metade do século XX: a de que a bossa nova representa a novidade que inaugura a modernidade, contra estilos musicais e culturais anteriores, tratados como retrógrados e antigos. O autor elenca dezenas de histórias e depoimentos para reforçar esse argumento. Em um trecho, diz: "Mesmo os que achavam Jobim moderno por 'Foi a noite' e 'Se todos fossem iguais a você' tiveram um choque. Em menos de dois minutos, estas canções ficaram tão antigas quanto 'Ninguém me ama' - relíquias do romantismo noir dos homens mais velhos".Universidade Federal de Uberlândia2017-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/4009310.14393/ArtC-V19n34-2017-1-17ArtCultura; Vol. 19 No. 34 (2017): ArtCulturaArtCultura; Vol. 19 Núm. 34 (2017): ArtCulturaArtCultura; v. 19 n. 34 (2017): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40093/20957Copyright (c) 2017 Artculturainfo:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Herom2022-05-27T16:17:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40093Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-05-27T16:17:57ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Rádio Nacional station, memory and modernity
Rádio Nacional, memória e modernidade
title Rádio Nacional station, memory and modernity
spellingShingle Rádio Nacional station, memory and modernity
Vargas, Herom
title_short Rádio Nacional station, memory and modernity
title_full Rádio Nacional station, memory and modernity
title_fullStr Rádio Nacional station, memory and modernity
title_full_unstemmed Rádio Nacional station, memory and modernity
title_sort Rádio Nacional station, memory and modernity
author Vargas, Herom
author_facet Vargas, Herom
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Herom
description No livro Chega de saudade: a história e a histórias da Bossa Nova, de 1990, o jornalista Ruy Castro dá pistas sobre uma interpretação comum a respeito da música popular brasileira da metade do século XX: a de que a bossa nova representa a novidade que inaugura a modernidade, contra estilos musicais e culturais anteriores, tratados como retrógrados e antigos. O autor elenca dezenas de histórias e depoimentos para reforçar esse argumento. Em um trecho, diz: "Mesmo os que achavam Jobim moderno por 'Foi a noite' e 'Se todos fossem iguais a você' tiveram um choque. Em menos de dois minutos, estas canções ficaram tão antigas quanto 'Ninguém me ama' - relíquias do romantismo noir dos homens mais velhos".
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40093
10.14393/ArtC-V19n34-2017-1-17
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40093
identifier_str_mv 10.14393/ArtC-V19n34-2017-1-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40093/20957
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Artcultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Artcultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 19 No. 34 (2017): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 19 Núm. 34 (2017): ArtCultura
ArtCultura; v. 19 n. 34 (2017): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069142317072384