Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacchi, Vanderlei J.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29142
Resumo: Arte e cultura desempenham um papel fundamental na atuação política do MST e podem se converter num elemento-chave de resistência ao que o movimento considera uma homogeneização cultural em torno de atributos oriundos de um país em particular: os Estados Unidos. Isso estaria se intensificando com o processo atual de globalização, principalmente em sua vertente neoliberal. Em resposta a essa tendência, o MST tem procurado promover expressões culturais baseadas nas tradições populares brasileiras, de forma a se contrapor tanto à influência cultural norte-americana quanto a uma homogeneização estética pela qual a indústria cultural seria a maior responsável. Porém, o movimento corre o risco de cair num essencialismo que pode impedir a multiplicidade que seria ela própria um obstáculo à homogeneização, e ao reduzir a estética a uma prática política confere à arte o estatuto de mero instrumento pedagógico.palavras-chave: sem-terra; indústria cultural; globalização.
id UFU-15_7c6ac4edb40be52eea6f89f4df623386
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29142
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberalArte e cultura desempenham um papel fundamental na atuação política do MST e podem se converter num elemento-chave de resistência ao que o movimento considera uma homogeneização cultural em torno de atributos oriundos de um país em particular: os Estados Unidos. Isso estaria se intensificando com o processo atual de globalização, principalmente em sua vertente neoliberal. Em resposta a essa tendência, o MST tem procurado promover expressões culturais baseadas nas tradições populares brasileiras, de forma a se contrapor tanto à influência cultural norte-americana quanto a uma homogeneização estética pela qual a indústria cultural seria a maior responsável. Porém, o movimento corre o risco de cair num essencialismo que pode impedir a multiplicidade que seria ela própria um obstáculo à homogeneização, e ao reduzir a estética a uma prática política confere à arte o estatuto de mero instrumento pedagógico.palavras-chave: sem-terra; indústria cultural; globalização.Universidade Federal de Uberlândia2015-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29142ArtCultura; Vol. 15 No. 26 (2013): ArtCulturaArtCultura; Vol. 15 Núm. 26 (2013): ArtCulturaArtCultura; v. 15 n. 26 (2013): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29142/16212Zacchi, Vanderlei J.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:43:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29142Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:43:05ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal
title Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal
spellingShingle Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal
Zacchi, Vanderlei J.
title_short Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal
title_full Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal
title_fullStr Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal
title_full_unstemmed Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal
title_sort Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal
author Zacchi, Vanderlei J.
author_facet Zacchi, Vanderlei J.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacchi, Vanderlei J.
description Arte e cultura desempenham um papel fundamental na atuação política do MST e podem se converter num elemento-chave de resistência ao que o movimento considera uma homogeneização cultural em torno de atributos oriundos de um país em particular: os Estados Unidos. Isso estaria se intensificando com o processo atual de globalização, principalmente em sua vertente neoliberal. Em resposta a essa tendência, o MST tem procurado promover expressões culturais baseadas nas tradições populares brasileiras, de forma a se contrapor tanto à influência cultural norte-americana quanto a uma homogeneização estética pela qual a indústria cultural seria a maior responsável. Porém, o movimento corre o risco de cair num essencialismo que pode impedir a multiplicidade que seria ela própria um obstáculo à homogeneização, e ao reduzir a estética a uma prática política confere à arte o estatuto de mero instrumento pedagógico.palavras-chave: sem-terra; indústria cultural; globalização.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29142
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29142/16212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 15 No. 26 (2013): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 15 Núm. 26 (2013): ArtCultura
ArtCultura; v. 15 n. 26 (2013): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069141374402560