O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Mauad, Ana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495
Resumo: O texto propõe um estudo sobre a experiência fotográfica contemporânea, a partir de uma abordagem comparativa de dois fotógrafos: Genevieve Naylor e Sebastião Salgado, que fotografaram as mesmas regiões do Brasil, com um intervalo de 40 anos. Buscam-se nas fotografias de ambos os fotógrafos sua economia visual, levando-se em conta os referentes históricos, suas escolhas técnicas e estéticas. Valoriza-se a noção de engajamento do olhar como forma de conceituar a prática fotográfica e o conceito de temporalidade para compreender as dimensões históricas da narrativa visual. PALAVRAS-CHAVE: Experiência fotográfica; prática social; visualidade. ABSTRACT The contemporary photograph experience is understood thought a comparative analysis of two photographers that had worked in the same regions of Brazil, with a gap of forty years: Genevieve Naylor and Sebastião Salgado. This analysis is based upon the concept of visual economy, from which is concerned the historical references, their technical and aesthetical options. It is also valorized the ideas of committed look as a way to conceptualize the photographic practice and the notion of temporality to understand the historical dimensions of visual narrative. KEYWORDS: Photograph experience, social practice; visuality.
id UFU-15_db4985d9aff85a2ef2591d843c1e268e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1495
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visualO texto propõe um estudo sobre a experiência fotográfica contemporânea, a partir de uma abordagem comparativa de dois fotógrafos: Genevieve Naylor e Sebastião Salgado, que fotografaram as mesmas regiões do Brasil, com um intervalo de 40 anos. Buscam-se nas fotografias de ambos os fotógrafos sua economia visual, levando-se em conta os referentes históricos, suas escolhas técnicas e estéticas. Valoriza-se a noção de engajamento do olhar como forma de conceituar a prática fotográfica e o conceito de temporalidade para compreender as dimensões históricas da narrativa visual. PALAVRAS-CHAVE: Experiência fotográfica; prática social; visualidade. ABSTRACT The contemporary photograph experience is understood thought a comparative analysis of two photographers that had worked in the same regions of Brazil, with a gap of forty years: Genevieve Naylor and Sebastião Salgado. This analysis is based upon the concept of visual economy, from which is concerned the historical references, their technical and aesthetical options. It is also valorized the ideas of committed look as a way to conceptualize the photographic practice and the notion of temporality to understand the historical dimensions of visual narrative. KEYWORDS: Photograph experience, social practice; visuality.Universidade Federal de Uberlândia2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495ArtCultura; Vol. 10 No. 16 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 16 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 16 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495/2750Maria Mauad, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1495Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:49ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
title O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
spellingShingle O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
Maria Mauad, Ana
title_short O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
title_full O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
title_fullStr O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
title_full_unstemmed O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
title_sort O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
author Maria Mauad, Ana
author_facet Maria Mauad, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Mauad, Ana
description O texto propõe um estudo sobre a experiência fotográfica contemporânea, a partir de uma abordagem comparativa de dois fotógrafos: Genevieve Naylor e Sebastião Salgado, que fotografaram as mesmas regiões do Brasil, com um intervalo de 40 anos. Buscam-se nas fotografias de ambos os fotógrafos sua economia visual, levando-se em conta os referentes históricos, suas escolhas técnicas e estéticas. Valoriza-se a noção de engajamento do olhar como forma de conceituar a prática fotográfica e o conceito de temporalidade para compreender as dimensões históricas da narrativa visual. PALAVRAS-CHAVE: Experiência fotográfica; prática social; visualidade. ABSTRACT The contemporary photograph experience is understood thought a comparative analysis of two photographers that had worked in the same regions of Brazil, with a gap of forty years: Genevieve Naylor and Sebastião Salgado. This analysis is based upon the concept of visual economy, from which is concerned the historical references, their technical and aesthetical options. It is also valorized the ideas of committed look as a way to conceptualize the photographic practice and the notion of temporality to understand the historical dimensions of visual narrative. KEYWORDS: Photograph experience, social practice; visuality.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495/2750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 10 No. 16 (2008): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 10 Núm. 16 (2008): ArtCultura
ArtCultura; v. 10 n. 16 (2008): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140103528448