O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495 |
Resumo: | O texto propõe um estudo sobre a experiência fotográfica contemporânea, a partir de uma abordagem comparativa de dois fotógrafos: Genevieve Naylor e Sebastião Salgado, que fotografaram as mesmas regiões do Brasil, com um intervalo de 40 anos. Buscam-se nas fotografias de ambos os fotógrafos sua economia visual, levando-se em conta os referentes históricos, suas escolhas técnicas e estéticas. Valoriza-se a noção de engajamento do olhar como forma de conceituar a prática fotográfica e o conceito de temporalidade para compreender as dimensões históricas da narrativa visual. PALAVRAS-CHAVE: Experiência fotográfica; prática social; visualidade. ABSTRACT The contemporary photograph experience is understood thought a comparative analysis of two photographers that had worked in the same regions of Brazil, with a gap of forty years: Genevieve Naylor and Sebastião Salgado. This analysis is based upon the concept of visual economy, from which is concerned the historical references, their technical and aesthetical options. It is also valorized the ideas of committed look as a way to conceptualize the photographic practice and the notion of temporality to understand the historical dimensions of visual narrative. KEYWORDS: Photograph experience, social practice; visuality. |
id |
UFU-15_db4985d9aff85a2ef2591d843c1e268e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1495 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visualO texto propõe um estudo sobre a experiência fotográfica contemporânea, a partir de uma abordagem comparativa de dois fotógrafos: Genevieve Naylor e Sebastião Salgado, que fotografaram as mesmas regiões do Brasil, com um intervalo de 40 anos. Buscam-se nas fotografias de ambos os fotógrafos sua economia visual, levando-se em conta os referentes históricos, suas escolhas técnicas e estéticas. Valoriza-se a noção de engajamento do olhar como forma de conceituar a prática fotográfica e o conceito de temporalidade para compreender as dimensões históricas da narrativa visual. PALAVRAS-CHAVE: Experiência fotográfica; prática social; visualidade. ABSTRACT The contemporary photograph experience is understood thought a comparative analysis of two photographers that had worked in the same regions of Brazil, with a gap of forty years: Genevieve Naylor and Sebastião Salgado. This analysis is based upon the concept of visual economy, from which is concerned the historical references, their technical and aesthetical options. It is also valorized the ideas of committed look as a way to conceptualize the photographic practice and the notion of temporality to understand the historical dimensions of visual narrative. KEYWORDS: Photograph experience, social practice; visuality.Universidade Federal de Uberlândia2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495ArtCultura; Vol. 10 No. 16 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 16 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 16 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495/2750Maria Mauad, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1495Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:49ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual |
title |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual |
spellingShingle |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual Maria Mauad, Ana |
title_short |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual |
title_full |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual |
title_fullStr |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual |
title_full_unstemmed |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual |
title_sort |
O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual |
author |
Maria Mauad, Ana |
author_facet |
Maria Mauad, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Mauad, Ana |
description |
O texto propõe um estudo sobre a experiência fotográfica contemporânea, a partir de uma abordagem comparativa de dois fotógrafos: Genevieve Naylor e Sebastião Salgado, que fotografaram as mesmas regiões do Brasil, com um intervalo de 40 anos. Buscam-se nas fotografias de ambos os fotógrafos sua economia visual, levando-se em conta os referentes históricos, suas escolhas técnicas e estéticas. Valoriza-se a noção de engajamento do olhar como forma de conceituar a prática fotográfica e o conceito de temporalidade para compreender as dimensões históricas da narrativa visual. PALAVRAS-CHAVE: Experiência fotográfica; prática social; visualidade. ABSTRACT The contemporary photograph experience is understood thought a comparative analysis of two photographers that had worked in the same regions of Brazil, with a gap of forty years: Genevieve Naylor and Sebastião Salgado. This analysis is based upon the concept of visual economy, from which is concerned the historical references, their technical and aesthetical options. It is also valorized the ideas of committed look as a way to conceptualize the photographic practice and the notion of temporality to understand the historical dimensions of visual narrative. KEYWORDS: Photograph experience, social practice; visuality. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1495/2750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 10 No. 16 (2008): ArtCultura ArtCultura; Vol. 10 Núm. 16 (2008): ArtCultura ArtCultura; v. 10 n. 16 (2008): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069140103528448 |