Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/86775 |
Resumo: | O artigo analisa a produção fotográfica de Genevieve Naylor, fotógrafa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para produzir a imagem do Brasil como um bom vizinho, durante a Segunda Guerra Mundial. Na abordagem busca-se traçar paralelos entre a presença cultural da população negra nos Estados Unidos e no Brasil, por meio da análise do conteúdo e da expressão das imagens fotográficas produzidas por Naylor no Rio de Janeiro; dos contatos que ela estabeleceu com a intelectualidade brasileira e, finalmente, das letras de duas musicas cantadas por Carmen Miranda, um dos ícones da cultura popular de massa que configurava no Brasil dos anos 1940, a relação entre o nacional e o popular. |
id |
USP-37_22592331fc64832864c82b160c87abee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/86775 |
network_acronym_str |
USP-37 |
network_name_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança Photography and political culture in the days of the Good Neighbor policy O artigo analisa a produção fotográfica de Genevieve Naylor, fotógrafa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para produzir a imagem do Brasil como um bom vizinho, durante a Segunda Guerra Mundial. Na abordagem busca-se traçar paralelos entre a presença cultural da população negra nos Estados Unidos e no Brasil, por meio da análise do conteúdo e da expressão das imagens fotográficas produzidas por Naylor no Rio de Janeiro; dos contatos que ela estabeleceu com a intelectualidade brasileira e, finalmente, das letras de duas musicas cantadas por Carmen Miranda, um dos ícones da cultura popular de massa que configurava no Brasil dos anos 1940, a relação entre o nacional e o popular. The article analyses Genevieve Naylor's photographic production, photographer commissioned by the US State Department to shape the Brazil's image as a good neighbor during World War II. The approach aims to build parallels between the cultural presence of the black population in US and Brazil, throughout the analysis of the content and expression of Naylor's photos in Rio; the contacts she made with Brazilian intellectuality during her stay at the city and, finally, the two lyrics of songs sang by Carmen Miranda, one of the icons of the mass popular culture, that prefigured in Brazil during the forties, the relationship of the popular and the national. Universidade de São Paulo. Museu Paulista2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/8677510.1590/0101-4714v22n1a05Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 22 n. 1 (2014); 133-1591982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/86775/89777Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessMauad, Ana Maria 2015-09-15T16:16:41Zoai:revistas.usp.br:article/86775Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2015-09-15T16:16:41Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança Photography and political culture in the days of the Good Neighbor policy |
title |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança |
spellingShingle |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança Mauad, Ana Maria |
title_short |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança |
title_full |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança |
title_fullStr |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança |
title_full_unstemmed |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança |
title_sort |
Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança |
author |
Mauad, Ana Maria |
author_facet |
Mauad, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauad, Ana Maria |
description |
O artigo analisa a produção fotográfica de Genevieve Naylor, fotógrafa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para produzir a imagem do Brasil como um bom vizinho, durante a Segunda Guerra Mundial. Na abordagem busca-se traçar paralelos entre a presença cultural da população negra nos Estados Unidos e no Brasil, por meio da análise do conteúdo e da expressão das imagens fotográficas produzidas por Naylor no Rio de Janeiro; dos contatos que ela estabeleceu com a intelectualidade brasileira e, finalmente, das letras de duas musicas cantadas por Carmen Miranda, um dos ícones da cultura popular de massa que configurava no Brasil dos anos 1940, a relação entre o nacional e o popular. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/86775 10.1590/0101-4714v22n1a05 |
url |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/86775 |
identifier_str_mv |
10.1590/0101-4714v22n1a05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/86775/89777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 22 n. 1 (2014); 133-159 1982-0267 0101-4714 reponame:Anais do Museu Paulista (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
collection |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaismp@usp.br |
_version_ |
1800222816192167936 |