MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudino-Sales, Vanda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lira, Maria Valdete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16343
Resumo: A área de estudo localiza-se a noroeste do estado do Ceará, situada em um mosaico geológico e geomorfológico com características distintas. Trata-se do front norte da "Serra da Ibiapaba", que corresponde à escarpa da bacia sedimentar paleozóica do Parnaíba, dominada pela Formação Serra Grande. Na área também ocorre o "Sistema Médio Coreaú", que corresponde a estruturas pré-cambrianas parcialmente arrasadas pela erosão, contendo porém elementos geomorfológicos importantes, os quais conferem elevada movimentação aos terrenos. Essas estruturas passaram por longa evolução, em particular (1) nas fases do Ciclo Orogenético Brasiliano, ao final do Pré-cambriano, que colou o Brasil à Àfrica, gerando o megacontinente Panótia e produzindo extensas áreas dobradas e falhadas, acompanhadas de metamorfismos regionais e magmatismos, (2) na divisão do megacontinente Panótia, no início do Paleozóico, que resultou na formação da bacia sedimentar do Parnaíba, (3) na reativação tectônica cretácea, particularmente associada à divisão do Pangea, que soergeu os terrenos na forma de ombros de rift e (3) no Cenozóico, a partir da ação de processos erosivos comandados por climas secos. O resultado de tal processo evolutivo originou a Serra (glint) da Ibiapaba, a Depressão Sertaneja adjacente, do tipo "depressão periférica", e maciços cristalinos residuais. À exceção do topo do Glint da Ibiapaba, as demais localidades são fracamente povoadas, em razão da existência de vertentes muito íngremes e solos pouco desenvolvidos, o que empresta um caráter essencialmente natural à área de estudo.
id UFU-16_06ce9b75e3579146dba48d63cf7330ca
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16343
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁMegageomorfologia do Ceará relevo em estruturas sedimentaresrelevo em estruturas cristalinasIbiapabarelevo do Nordeste do BrasilA área de estudo localiza-se a noroeste do estado do Ceará, situada em um mosaico geológico e geomorfológico com características distintas. Trata-se do front norte da "Serra da Ibiapaba", que corresponde à escarpa da bacia sedimentar paleozóica do Parnaíba, dominada pela Formação Serra Grande. Na área também ocorre o "Sistema Médio Coreaú", que corresponde a estruturas pré-cambrianas parcialmente arrasadas pela erosão, contendo porém elementos geomorfológicos importantes, os quais conferem elevada movimentação aos terrenos. Essas estruturas passaram por longa evolução, em particular (1) nas fases do Ciclo Orogenético Brasiliano, ao final do Pré-cambriano, que colou o Brasil à Àfrica, gerando o megacontinente Panótia e produzindo extensas áreas dobradas e falhadas, acompanhadas de metamorfismos regionais e magmatismos, (2) na divisão do megacontinente Panótia, no início do Paleozóico, que resultou na formação da bacia sedimentar do Parnaíba, (3) na reativação tectônica cretácea, particularmente associada à divisão do Pangea, que soergeu os terrenos na forma de ombros de rift e (3) no Cenozóico, a partir da ação de processos erosivos comandados por climas secos. O resultado de tal processo evolutivo originou a Serra (glint) da Ibiapaba, a Depressão Sertaneja adjacente, do tipo "depressão periférica", e maciços cristalinos residuais. À exceção do topo do Glint da Ibiapaba, as demais localidades são fracamente povoadas, em razão da existência de vertentes muito íngremes e solos pouco desenvolvidos, o que empresta um caráter essencialmente natural à área de estudo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1634310.14393/RCG123816343Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 200-209Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 200-209Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 200-2091678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16343/9157Copyright (c) 2011 Vanda Claudino-Sales, Maria Valdete Lirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessClaudino-Sales, VandaLira, Maria Valdete2022-11-10T18:27:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16343Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T18:27Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
title MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
spellingShingle MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
Claudino-Sales, Vanda
Megageomorfologia do Ceará relevo em estruturas sedimentares
relevo em estruturas cristalinas
Ibiapaba
relevo do Nordeste do Brasil
title_short MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
title_full MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
title_fullStr MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
title_full_unstemmed MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
title_sort MEGAGEOMORFOLOGIA DO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
author Claudino-Sales, Vanda
author_facet Claudino-Sales, Vanda
Lira, Maria Valdete
author_role author
author2 Lira, Maria Valdete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudino-Sales, Vanda
Lira, Maria Valdete
dc.subject.por.fl_str_mv Megageomorfologia do Ceará relevo em estruturas sedimentares
relevo em estruturas cristalinas
Ibiapaba
relevo do Nordeste do Brasil
topic Megageomorfologia do Ceará relevo em estruturas sedimentares
relevo em estruturas cristalinas
Ibiapaba
relevo do Nordeste do Brasil
description A área de estudo localiza-se a noroeste do estado do Ceará, situada em um mosaico geológico e geomorfológico com características distintas. Trata-se do front norte da "Serra da Ibiapaba", que corresponde à escarpa da bacia sedimentar paleozóica do Parnaíba, dominada pela Formação Serra Grande. Na área também ocorre o "Sistema Médio Coreaú", que corresponde a estruturas pré-cambrianas parcialmente arrasadas pela erosão, contendo porém elementos geomorfológicos importantes, os quais conferem elevada movimentação aos terrenos. Essas estruturas passaram por longa evolução, em particular (1) nas fases do Ciclo Orogenético Brasiliano, ao final do Pré-cambriano, que colou o Brasil à Àfrica, gerando o megacontinente Panótia e produzindo extensas áreas dobradas e falhadas, acompanhadas de metamorfismos regionais e magmatismos, (2) na divisão do megacontinente Panótia, no início do Paleozóico, que resultou na formação da bacia sedimentar do Parnaíba, (3) na reativação tectônica cretácea, particularmente associada à divisão do Pangea, que soergeu os terrenos na forma de ombros de rift e (3) no Cenozóico, a partir da ação de processos erosivos comandados por climas secos. O resultado de tal processo evolutivo originou a Serra (glint) da Ibiapaba, a Depressão Sertaneja adjacente, do tipo "depressão periférica", e maciços cristalinos residuais. À exceção do topo do Glint da Ibiapaba, as demais localidades são fracamente povoadas, em razão da existência de vertentes muito íngremes e solos pouco desenvolvidos, o que empresta um caráter essencialmente natural à área de estudo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16343
10.14393/RCG123816343
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16343
identifier_str_mv 10.14393/RCG123816343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16343/9157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Vanda Claudino-Sales, Maria Valdete Lira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Vanda Claudino-Sales, Maria Valdete Lira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 200-209
Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 200-209
Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 200-209
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013283119104